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1 ano da Magnetis: conheça o perfil dos nossos clientes

Estamos comemorando o nosso primeiro ano de vida!

Em 10 de março de 2015, a Magnetis estreou seu serviço de consultoria de investimentos.

Naquele dia fizemos a operação do nosso primeiro cliente.

Somos pioneiros na consultoria de investimentos automatizada na América Latina!

Em outros países, como nos Estados Unidos, esse modelo já está consolidado por empresas com a Wealthfront e a Betterment.

Nossa comunidade de investidores inteligentes cresceu bastante neste ano.

Já ajudamos mais de 10 mil pessoas a simular um plano de investimentos com a ferramenta da Magnetis gratuitamente.

A partir da base de dados construída no último ano, nossa equipe reuniu informações que mostram qual é o perfil do cliente Magnetis.

Juventude

As pessoas que já simularam um plano de investimento com a ferramenta da Magnetis são, majoritariamente, jovens com idade entre 20 e 29 anos.

Como nosso modelo de negócio é novidade no mercado brasileiro, essa informação mostra a tendência de que as primeiras pessoas que têm curiosidade e adotam novas tecnologias (early adopters) são sempre as mais jovens. Mas isso tende a mudar com o passar do tempo, à medida que a consultoria de investimentos automatizada se popularizar.

Quando observamos a faixa etária somente de clientes que contrataram o serviço, percebemos que há um destaque maior para pessoas na faixa entre 30 e 39 anos, ou seja, enquanto muitos jovens testam a ferramenta da Magnetis, quem de fato se torna cliente tem um perfil de idade um pouco diferente.

Já os clientes menores de idade são aqueles cujos pais abriram contas para investir no futuro dos filhos. Nosso fundador e CEO, Luciano Tavares, por exemplo, fez isso para seu filho (leia neste post).

Objetivo do investimento

Ao responder o questionário de perfil, a maior parte dos nossos clientes declara que o objetivo do investimento é acumular patrimônio (já fez uma simulação? É bem rapidinho).

Por experiência, sabemos que esse objetivo mais amplo abarca também o planejamento para a aposentadoria e a aquisição de bens. Por esse motivo, dentro dos planos de investimento nós conseguimos separar as parcelas do dinheiro que ficarão alocadas em aplicações de curto ou longo prazo, para atender a cada sonho do cliente.

Há uma relação interessante entre os objetivos financeiros e a fase da vida:

  • 26 anos é a média de idade das pessoas que querem “comprar casa ou carro”
  • 35 anos é a idade média de quem declara que objetiva “garantir aposentadoria”
  • Na faixa de 26 anos e, depois, aos 40 anos, muitas pessoas tem casamento como objetivo.

Conhecimento sobre finanças

O serviço da Magnetis atende a pessoas de variados perfis, entretanto, a maioria declara que tem pouco ou médio conhecimento sobre finanças.

Pode ser leigo ou especialista, mas o que une nossa comunidade é a consciência de que investimentos inteligentes são a melhor maneira de proteger seu (tão suado) dinheiro.

Nosso serviço resolve alguns problemas que os clientes nem sabiam que tinham!

  • Somos imparciais (não estamos ligados a nenhum banco)
  • Nosso algoritmo analisa 15 mil investimentos antes de escolher os melhores para cada cliente
  • Depois da autorização do cliente, as ordens de compra das aplicações são realizadas automaticamente 

A partir da análise da nossa base de dados, notamos que, quanto mais velhos, maior a proporção de usuários que declaram ter mais conhecimento sobre o mercado financeiro.

Os mais jovens tendem a fazer mais simulações de planos de investimento não reais (por exemplo: informar um objetivo financeiro incompatível com a capacidade de aportes mensais). Enquanto isso, clientes mais velhos são mais realistas e tendem a fazer simulações de planos de investimento mais plausíveis.

Nossa ferramenta ajuda a adequar os objetivos dos clientes nessas situações, pois mostra a probabilidade do cenário ocorrer: se a probabilidade é baixa, é necessário adequar o investimento inicial, aportes ou objetivo final, até que ela fique coerente.

Em média, o investimento inicial dos clientes da Magnetis é de R$ 134 mil.

Muitas pessoas aplicam o mínimo, R$ 25 mil, mas também há clientes que fizeram planos de investimentos para alguns milhões.

Alta fidelidade

Uma vez cliente Magnetis, cliente fiel e com foco no longo prazo.

Três dados do nosso banco de dados mostram isso:

  • 63% do clientes fizeram aportes adicionais ao longo do ano, ou seja, continuaram a fazer aplicações após o investimento inicial.
  • em média, nossos usuários planejam investir durante um horizonte de 13 anos.
  • apenas 2% dos clientes mudaram o nível de risco do seu plano de investimento depois da aplicação inicial.

De onde são

Hoje temos clientes de 10 dos 26 Estados (27 com o Distrito Federal). Há mais residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

Profissões

Veja as top 5 profissões dos clientes da Magnetis:

1 – Analista de sistemas

2 – Empresário

3 – Administrador

4 – Engenheiro

5 – Diretor de Empresas

Outras profissões relevantes dentre nossos clientes são: estudante, advogado, médico, publicitário e autônomo.

Estado Civil

Não há uma diferença significativa na proporção de solteiros e comprometidos dentre os clientes Magnetis.

Mariana Congo

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

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