Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

6 dicas valiosas para uma gestão financeira eficiente

Uma gestão financeira eficiente não deve fazer parte apenas do cotidiano das empresas.Ter controle dos gastos, evitar o atraso no pagamento das contas e saber como investir o próprio capital faz toda a diferença para a qualidade de vida, além de proporcionar um futuro tranquilo.

Neste post, vamos trazer algumas dicas importantes para que você consiga gerenciar a sua vida financeira. Acompanhe!

1. Saiba quanto ganha e quanto gasta

Talvez você até tenha um salário alto comparado à realidade da maioria dos brasileiros, mas se não tiver um controle de como gasta os seus recursos, os problemas financeiros virão.

Para evitar que isso aconteça, saiba exatamente como o seu dinheiro é utilizado controlando todas as despesas – tanto as fixas quanto as variáveis. Qualquer despesa deve ser registrada: um jantar, uma caneta, um presente mais caro, gasolina, mensalidade da pós-graduação, etc. A recomendação é que isso seja feito mês a mês.

Também é importante registrar tudo o que ganha: salário, participação nos lucros ou a renda advinda de um aluguel, por exemplo.

A partir desse controle, é possível ter uma visão mais clara de como os seus recursos são usados, tornando possível ajustar hábitos e redefinir prioridades.

2. Faça um planejamento

Com o check up financeiro obtido pelo registro das receitas e despesas, você pode começar a fazer um planejamento colocando no papel todos os seus objetivos e em quanto tempo pretende alcançá-los.

A melhor dica para fazer com que essas metas realmente aconteçam é dividi-las em pequenas partes. Assim, fica mais fácil entender quanto é preciso guardar por mês e como investir esse valor de acordo com cada objetivo.

3. Mantenha os pés no chão

Uma das causas que faz com que pessoas não consigam ter uma gestão financeira eficiente é a expectativa de obter o objetivo sem compreender o processo até a realização das metas preestabelecidas. Por mais que aquela viagem por toda a Europa seja muito encantadora e você tenha pressa em realizar esse sonho, é preciso pensar racionalmente na viabilidade desse projeto. Ou seja, os steps são tão importantes quando o objetivo final.

Talvez as próximas férias não sejam o momento adequado, mas com organização e disciplina, seu objetivo pode ser alcançado daqui a um ano, sem que você precise fazer cortes bruscos no orçamento.

4. Mantenha-se bem informado

Você não precisa ser um expert em finanças, mas acompanhar um pouco sobre as novidades no setor pode ajudar a tomar decisões melhores e, até mesmo, identificar a oportunidade de um novo negócio.

Procure saber ao menos o mínimo sobre economia e política. Pois, ambos afetam o mercado financeiro e, consequentemente, seu patrimônio.

5. Faça investimentos inteligentes

Está claro que guardar o dinheiro embaixo do colchão não é uma opção. Mas, você realmente sabe como alocar seus recursos de acordo com os objetivos que quer alcançar? Ou está apenas seguindo conselhos e o comportamento de outros investidores?

Usar a inteligência na escolha dos investimentos faz toda a diferença para a rentabilidade. Inclusive, isso impacta o estilo de vida que você terá daqui alguns anos e a possibilidade de alcançar objetivos.

6. Reavalie

Vivemos em um mundo de mudanças em ritmo acelerado, e isso tem reflexo no mercado financeiro. Portanto, não fique preso a nenhuma ideia.

De tempos em tempos, reavalie o seu orçamento, e fique de olho  no balanceamento da sua carteira de investimentos. Pense no que você pode fazer para melhorar sua rentabilidade no  médio e longo prazo.

Repensar a estratégia é fundamental para uma gestão financeira eficiente.

Apresentamos aqui 6 dicas para uma gestão financeira eficiente. Se você quer contar com a ajuda de profissionais especializados, venha conhecer a Magnetis.

Trabalhamos com uma estratégia irreplicável. Isso permite o alcance da melhor rentabilidade com proteção contra as oscilações e crises de mercado. Assim, você não precisa se preocupar com o rendimento do seu dinheiro.

E o melhor: tudo isso ao alcance da sua mão. Você pode acompanhar os resultados da sua carteira diretamente pelo celular, de maneira rápida e prática.

O que você está esperando para fazer o patrimônio render? Vem pra Magnetis!

Andressa Siqueira, CFP®
Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor