Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Vale a pena investir nas ações da B2W Digital?

Acompanhamos nos últimos anos, a ascensão do comércio online no Brasil. Com isso, empresas de ecommerce surgiram e ganharam espaço no mercado e nos carrinhos dos consumidores. Olhando para a Bolsa de Valores, os ativos dessas companhias também ganham destaque, principalmente quando olhamos para as ações da B2W Digital. 

Entretanto, só o fato do comércio eletrônico estar em alta não é suficiente para determinar que vale a pena investir nesses ativos. É preciso analisar outros critérios e entender todo o contexto da empresa, bem como o momento para comprar essas ações. 

Por isso, ao longo desse post, você vai encontrar algumas informações importantes para considerar antes de investir nas ações da B2W Digital. Confira: 

O que é a B2W Digital?

Até este momento, falamos sobre como a B2W Digital é referência em comércio eletrônico. Mas você deve estar se perguntando que marca é essa que você nunca viu seu site ou app de vendas, não é mesmo? 

Então, para ficar mais claro, vamos começar falando que a empresa é proprietária de marcas como Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Algumas das mais importantes plataformas de vendas online do Brasil e da América Latina.

A companhia foi fundada em 2006, no momento em ocorreu a fusão entre Americanas.com e Submarino. Logo depois, em 2007, o Shoptime também foi incorporado ao grupo, dando ainda mais força para a empresa. 

No entanto, a história da companhia começou em 1999, ano em que a Americanas.com e o  Submarino foram criados. Desde então essas marcas são referências na comercialização de produtos via internet. Criando em 2006, um dos grupos mais fortes de ecommerce do Brasil. 

Atualmente, a B2W Digital, por meio de suas marcas, atua no segmento de vendas digitais e também na estruturação das suas plataformas de Marketplace. Além disso, também oferece serviços de crédito ao consumidor, como pagamentos, crédito e serviços financeiros e também conta com soluções tecnológicas para logística, distribuição e atendimento ao cliente. 

Toda essa estrutura faz com que a empresa seja considerada a líder em comércio eletrônico na América Latina.

Quai são as ações da B2W?

Olhando para o passado, desde 2005 as ações da empresa já estão na Bolsa, todavia, neste ano ainda era apenas Submarino. Depois que houve a incorporação e a mudança de nome, finalmente, a Bolsa de Valores do Brasil passou a negociar as ações da B2W. 

Atualmente, as ações da B2W Digital são comercializadas na B3 com o código BTOW3. Portanto, assim como a numeração indica, são ações ordinárias, ou seja, proporciona aos acionistas o direito a voto em assembleias corporativas da empresa.

Mesmo com esse direito, as decisões da companhia são articulados por quem possui o controle acionário. A Lojas Americanas é a rede que possui maior quantidade de ações da B2W Digital, cerca de 60%.

Investir nas ações B2W é uma boa escolha?

Na prática, a única pessoa que pode responder essa pergunta é você. Antes de qualquer análise, você deve levar em conta se esse tipo de investimento é condizente ao seu perfil de investidor e se esses ativos são compatíveis com o seu planejamento. 

Mas não se preocupe, você não está só. Além de poder contar com uma consultoria de investimentos para te ajudar nesse primeiro passo, a seguir você encontra alguns critérios para avaliar antes de tomar qualquer decisão sobre as ações da B2W. 

análise de investimentos

O mercado do ecommerce

A B2W já chegou a atingir 50% de todo o mercado de vendas online no país. No entanto, nos últimos anos, grandes redes do varejo entraram com muita força nesse segmento, dividindo um pouco essa fatia do mercado. 

Assim, marcas como Magazine Luiza, Amazon, Casas Bahia (Via Varejo) e Mercado Livre, atualmente são concorrentes grandes das marcas da empresa. Essa concorrência é forte, principalmente, pela utilização maciça de plataformas de marketplace, que proporciona acesso ao ambiente online para diversos negócios, inclusive os menores. 

Impactos da crise do novo coronavírus

Mesmo com os efeitos negativos que impactam fortemente todo o setor de consumo, a situação para o comércio digital é menos complicada. Esse fato é baseado, principalmente, na expectativa que a quarentena e o isolamento necessário sirva para moldar o comportamento do consumidor, mesmo depois da pandemia do novo coronavírus

Portanto, empresas de ecommerce, principalmente as que possuem uma boa estrutura de tecnologia e marketplace, como é o caso da B2W, tendem a se beneficiar dessa situação. 

Inovações e ampliação dos serviços

Um ponto positivo para levar em consideração ao pensar em investir nas ações da B2W é o fato da empresa focar em inovações. Acompanhando uma tendência do mercado, a companhia já lançou programas de cashback em suas plataformas online e também integrou com o funcionamento das lojas físicas.  

Assim, ela se mantém competitiva e garante uma quantidade maior de benefícios para os seus usuários. 

Presença no Ibovespa

As ações da B2W são muito procuradas por investidores brasileiros. Além de toda a força do mercado digital e do consumo, outro motivo que contribui para essa busca é a presença desses ativos no Ibovespa. 

O Ibovespa é o principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil e funciona como uma carteira teórica que em sua composição leva as empresas que mais geram volume para a casa. Atualmente, o Ibov é composto por cerca de 70 empresas. As ações B2W possuem uma participação de 0,6% desse índice. 

Saúde financeira da empresa

Um dos pontos mais preocupantes para os investidores é a saúde financeira da B2W. Ao longo dos anos, diversos aportes foram realizados para resolver o problema de endividamento da companhia. No entanto, como a operação de comércio digital é cara, sobretudo a parte de desenvolvimento tecnológico, esse problema ainda foi completamente resolvido. 

Ainda sobre as finanças, é possível dizer que o modelo de negócio adotado pela B2W demanda um alto capital de giro e ainda oferece pouco poder de negociação com os seus principais fornecedores, principalmente, devido a grande concorrência. 

Esses são os principais pontos que você deve considerar antes de investir nas ações da B2W. Como vimos, saber se vale a pena ou não é algo que vai depender do seu momento. Uma coisa que não muda é a sua preparação. Por isso, leia o Guia completo para começar a investir na Bolsa de Valores e entenda mais sobre esse mercado. 

Aplicativo Magnetis
Malena Oliveira

Especialista em Finanças Pessoais e membro do Grupo Consultivo de Educação Financeira da Anbima.

leia mais desse autor