Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Vale a pena comprar ações da Gerdau (GGBR3, GGBR4)?

As ações da Gerdau estão entre os ativos mais negociados da Bolsa de Valores do Brasil. Diariamente, esses papéis atraem atenção de investidores, tanto por sua capacidade de apresentar bons resultados, quanto pelo tamanho da empresa. 

No entanto, antes de usar esses argumentos como motivo para investir nas ações Gerdau, é necessário conhecer alguns elementos. Afinal, toda essa atenção faz aumentar o risco e coloca alguns questionamentos quanto o assunto é a colocação ou não desses ativos em sua carteira. 

Continue lendo esse post e veja o que você precisa entender antes de investir nas ações da Gerdau. 

O que é a Gerdau?

A Gerdau foi fundada em 1901, na cidade de Porto Alegre (RS), então chamada de Pontas de Paris, uma fábrica de pregos. Com a alta demanda e a produção elevada, em 1933 houve a primeira expansão, após a inauguração de uma nova unidade da fábrica, localizada na cidade de Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul. 

Em 1946, já com o nome de fábrica de pregos Hugo Gerdau, a empresa adquire a Siderúrgica Riograndense e começa sua jornada no setor. Outro passo importante para a companhia ocorreu em 1969, quando começou a produção e distribuição de aço. 

Atualmente, a empresa é considerada referência em fornecimento de aço longo e especiais em todo mundo. Inclusive é a maior produtora de aço do Brasil, produzindo também minério de ferro. Além disso, também ocupa o papel de maior recicladora da América Latina, possibilitando que milhões de toneladas de sucata sejam transformadas em aço. 

Por fim, é importante saber que, quando olhamos para o mercado financeiro, é necessário entendermos que existe uma separação da empresa. Na prática, são duas empresas que pertencem ao mesmo grupo: Gerdau S.A e Metalúrgica Gerdau.

  • A Gerdau S.a é uma companhia do tipo holding, que entre várias operações, é responsável por todos os processos relacionados à siderurgia. 
  • A Metalúrgica Gerdau é também uma holding, mas que possui a principal papel de controlar a Gerdau S.A.
como investir na bolsa de valores

As ações da Gerdau na Bolsa 

A abertura do capital da Gerdau ocorreu em 1947. Atualmente, é possível encontrar os ativos da empresa em 3 países diferentes: Estados Unidos, Espanha e Brasil. 

Nos Estados Unidos, os ativos da empresa são negociados em formato de ADRs lastreados em ações preferenciais. Eles estão disponíveis na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) com o código GGB. 

Na Espanha, os ativos estão presentes na LATIBEX, o Segmento da Bolsa de Madrid que contempla as empresas latino-americanas cotadas em Euro. Nesse ambiente o ticker dos papéis é XGGB e são do tipo DRs de ações preferenciais de emissão da empresa na Espanha. 

No Brasil, é possível encontrar ações tanto da Gerdau S.A, quanto da Metalúrgica Gerdau. Veja como funciona: 

Ações da Gerdau S.A.

  • GGBR3 – esse é o código utilizado para negociação das ações ordinárias da Gerdau S.A., ou seja, aquelas que proporcionam direito ao voto e participação em assembleias da empresa. Estima-se que apenas 3% desses papéis esteja em circulação na Bolsa, os outros pertencem às empresas que controlar a companhia. 
  • GGBR4 – esse é o ticker utilizado para negociação das ações preferenciais da Gerdau S.A., ou seja, aquelas que garantem prioridade para recebimento de dividendos. O volume desses papéis que circulam no pregão chega a 86%. Além disso, é importante ressaltar que esse ativo também compõe a carteira do Ibovespa, representando 1% do desempenho do indicador. 

Na dia a dia, observamos que essas são as ações da Gerdau que são mais negociadas, assim têm mais liquidez no mercado de capitais

Ações da Metalúrgica Gerdau

  • GOAU3 – código utilizado para negociação das ações ordinárias da Metalúrgica Gerdau. Estima-se que cerca de 14% desses papéis circulam durante um pregão da Bolsa. 
  • GOAU4 – são as ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau. Cerca de 83% desses ativos estão disponíveis para negociação no pregão. Essa ação também faz parte do Ibovespa, no entanto com uma participação menor, apenas 0,3%. 

Vale a pena comprar ações Gerdau?

Vamos apresentar alguns pontos que você deve considerar para chegar a essa resposta:

Programa de desinvestimentos

Nos últimos anos, a Gerdau realizou constantes processos de desinvestimentos, sobretudo em ativos considerados críticos como o vergalhão. Assim, é possível dizer que a empresa busca ampliar suas margens, reduzir o endividamento e diminuir a dependência de resultados centralizados, como o da sua operação nos Estados Unidos. 

Impactos do novo coronavírus

É preciso atenção com os impactos da crise causada pelo coronavírus sobre a atuação da Gerdau. A desaceleração da economia mundial e a menor demanda por aço tendem a impactar os resultados de uma forma significativa. Para completar, as ações para reduzir tarifas de importação, afetam os preços cobrados, afetando também o lucro da empresa. 

Pagamento de dividendos

A Metalúrgica Gerdau, assim como a Gerdau S.A. possuem uma política de pagamento de dividendos superior à regra do mercado. De acordo com as diretrizes das empresas, deve ser pago como dividendos ou juros sobre o capital próprio o valor equivalente a, no mínimo, 30% do lucro líquido ajustado do exercício da empresa. 

Crescimento a longo prazo

Analisando o desempenho no mercado e a atuação forte da empresa com o fornecimento de aço, é quase que impossível dizer que a demanda não aumentará. Dessa forma, podemos entender que há uma tendência forte para que o desempenho das ações da Gerdau seja de alta, se analisarmos o longo prazo. 

Volatilidade

Apesar dessa tendência, o momento sugere que haverá uma grande volatilidade desses papéis. Olhando para os 3 primeiros meses de 2020, as ações da Gerdau apresentaram desvalorização de 51%. 

Além disso, para conter a crise, a empresa anunciou o fechamento de algumas fábricas e a redução considerável de sua produção. Com isso, estima-se uma queda de 40% nos resultados em 2020 e mais 5% em 2021. 
Esses são os principais pontos que você deve ter conhecimento antes de investir nas ações da Gerdau.

análise de investimentos