Vale a pena investir em ações da Petrobrás?

por Malena Oliveira | 01/10/2019

ações da petrobrás
consultoria de investimento
curso de investimento

As ações da Petrobrás fazem parte do grupo de investimentos em renda variável negociadas na bolsa de valores. Isso significa que elas são produtos financeiros que sofrem variações de preço, razão pela qual o investidor não tem informações exatas a respeito da rentabilidade do seu investimento no momento em que compra do produto financeiro.

A variação de preços das ações está atrelada às movimentações de mercado e da economia. A Petrobrás é hoje uma das maiores companhias listadas na B3, por isso atrai a atenção e interesse de muitos investidores.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender melhor como funciona esse tipo de investimento e quais são as suas principais vantagens e desvantagens. Acompanhe!

Afinal, o que são investimentos em ações?

As ações, também conhecidas como papéis, são pequenas partes que compõem o capital social de uma empresa. Quando as sociedades de capital aberto emitem ações, estes títulos passam a ser negociados em bolsas de valores ou no mercado de balcão.

Os investidores são pessoas interessadas em utilizar o seu capital próprio para adquirir estes títulos como forma de investimento. As empresas, ao venderem seus títulos, recebem capital que é utilizado para investir no próprio negócio.

As ações de algumas empresas dão o direito ao recebimento dos dividendos, que são parte dos lucros de uma empresa distribuídos para os acionistas como forma de remuneração.

De forma geral, a maior parte das empresas que disponibilizam ações, também pagam dividendos aos seus acionistas.

O que são as ações da Petrobrás?

A Petrobrás é uma das maiores empresas que oferece suas ações na bolsa de valores. Atualmente, o seu acionista majoritário é o Governo Federal, por isso ela é uma empresa pública que tem suas decisões diretamente atreladas ao governo.

A empresa é responsável por uma parcela significativa da energia gerada no território brasileiro, além de estar presente em outros 19 territórios. A sua atuação inclui setores de gás natural, petroquímica e biocombustíveis. As atividades executadas pela empresa incluem a produção, exploração, refino, comercialização e distribuição de derivados do petróleo.

Quando uma empresa é de capital aberto, isso significa que o seu capital é dividido em pequenas frações, que são chamadas de ações. Essas ações são comercializadas na bolsa de valores com o propósito de captar recursos financeiro que permitem a realização de investimentos direcionados para o crescimento do negócio.

Dessa forma, quando se fala em ações da Petrobrás, estamos tratando de pequenas partes de capital que são comercializadas na bolsa com o propósito de gerar capital para a empresa. Quem compra essas ações tem o direito de receber dividendos e a rentabilidade atrelada à sua valorização.

Qual é o perfil do investidor que compra ações da Petrobrás?

Por integrarem o grupo de ativos de renda variável, as ações da Petrobrás costumam ser indicadas para os investidores com perfil moderado e arrojado. Este tipo de investidor têm maior tolerância ao risco e não se preocupa com eventuais perdas financeiras a curto prazo ou com a instabilidade no valor da ação.

Mesmo assim, em alguns casos, em estratégias de diversificação de investidores conservadores é possível incluir este tipo de produto financeiro. Desta forma, mesmo que o seu perfil seja conservador, você pode incluir ações da Petrobrás na sua carteira de investimentos. Adiante, traremos mais informações sobre estratégias de diversificação de carteira.

Quais são as características das ações da Petrobrás?

As ações da Petrobrás possuem algumas características interessantes que o investidor deve conhecer antes de optar pela inclusão desses ativos na sua carteira. 

consultoria de investimento

A primeira característica é a liquidez. As ações da Petrobras possuem alta liquidez, o que significa que elas podem ser vendidas facilmente pois sempre existem pessoas interessadas na sua aquisição. Entretanto, vale destacar que o investidor deve conhecer a respeito do mercado para saber identificar o melhor momento de comprar e vender esse tipo de ativo.

A segunda característica é a rentabilidade. Além dos ganhos com a valorização das ações, o investidor também pode ter rendimentos atrelados ao recebimento de Juros sobre Capital Próprio (JCP).

Ou seja, ao recebimento de parte dos lucros que a empresa teve em um determinado período. Isso vai depender do tipo de ação adquirida e dos resultados econômicos alcançados pela companhia.

Os prazos são a terceira característica que precisa ser avaliada. Isso porque o investidor deve saber quais são seus objetivos financeiros antes de adquirir esse tipo de produto. Normalmente, as ações são indicadas para estratégias de médio e longo prazo, tendo em vista que os resultados financeiros em renda variável costumam ser mais expressivos após o decurso de um certo período de tempo.

Dessa forma, muito embora os ganhos a curto prazo não façam parte de um cenário impossível, as ações da Petrobrás costumam trazer mais benefícios quando compostas em uma carteira com objetivos a médio e longo prazo.

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento?

Mesmo passando por algumas crises, a Petrobrás é o tipo de empresa que dificilmente decretará falência, já que trata-se de uma empresa federal que realiza atividades importantes e representa uma fatia significativa do mercado, ocupando uma posição de destaque a título mundial.

A capacidade de retorno de investimentos das ações da companhia está atrelada a fatores políticos e não ao preço do barril do petróleo, o que pode ser visto como uma vantagem importante. Além disso, a venda de ativos é uma das políticas da empresa atualmente, o que representa outro benefício para o mercado de investidores.

Entre as desvantagens, podemos citar a relação da companhia com decisões políticas, que costumam sofrer variações — muito embora a empresa tenha uma tendência muito forte para se recuperar — e a incerteza com relação aos retornos financeiros no curto prazo.

Como comprar ações da Petrobrás?

Se você ficou interessado em diversificar a sua carteira e investir em ações da Petrobrás, saiba que a sua compra envolve um processo relativamente simples.

Normalmente as ações são comercializadas em lotes, por isso o investidor costuma comprar um mínimo de, pelo menos, 100 ações. A quantidade varia de acordo com o lote, sendo praticamente impossível comprar uma única ação, já que elas não são disponibilizadas nesse molde.

Antes de começar a compra, conheça o seu perfil de investidor e defina seus objetivos financeiros. Depois, para comprar, basta abrir uma conta em uma corretora, transferindo o dinheiro que você deseja investir. Analise o mercado e acesse a plataforma da sua corretora quando decidir pelo investimento.

É importante que o investidor tenha em mente que o sucesso da sua carteira e a rentabilidade dos seus investimentos estão diretamente atrelados com a questão da diversificação. Dessa forma, considerar o perfil é importante para compor a estratégia, mas também é necessário considerar a questão da diversificação.

Nesse cenário, o apoio de consultorias especializadas em investimentos, como a Magnetis, pode contribuir para que você tenha mais segurança nas escolhas, investindo na aplicação quando surgir uma boa oportunidade de mercado. Esse é um diferencial que poderá contribuir para que você alcance melhores resultados na sua estratégia, atingindo os seus objetivos financeiros com mais segurança.

Agora que você entende mais sobre ações da Petrobrás, quer começar a investir em novos mercados? Então aproveite para conferir nosso post especial com informações sobre os investimentos por meio da Plataforma Magnetis!

Avaliar o post
curso de investimento