X
Magnetis Week

a black friday da

Magnetis Logo
Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Vale a pena comprar ações JBS?

Um caminho muito praticado por investidores iniciantes é procurar os ativos mais relevantes do mercado. Geralmente, ações da JBS, Petrobrás, Vale, Ambev, etc. são procuradas por se tratarem de empresas já conhecidas e muito comentadas em debates e notícias sobre a economia e sobre o desempenho da Bolsa de Valores

No entanto, é necessário entender o cenário para fazer um bom investimento. Muitas vezes, esses papéis são considerados caros, justamente por serem tão importantes para o mercado. Para se ter uma ideia, as ações JBS representam cerca de 2,48% do desempenho do Ibovespa, um porcentagem considerada alta, afinal, essa carteira conta com mais de 70 ativos. 

Como já falamos em outros conteúdos sobre o que você deve analisar antes de investir em Petrobras, neste conteúdo você vai ver os principais critérios para fundamentar sua decisão sobre aplicar seu dinheiro nas ações JBS.  

O que é a JBS?

A JBS S.A. é uma multinacional brasileira que atua no setor de alimentos. Atualmente, é considerada uma das maiores empresas do setor em todo mundo, principalmente quando olhamos para a produção de proteínas. 

Sua atuação abrange tanto a produção de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros. Além disso, também comercializa outros produtos, entre eles estão alguns itens de higiene e limpeza. 

A empresa foi fundada no ano de 1953 em Anápolis, município localizado no interior do estado de Goiás. Mas, atualmente, a sede da empresa está localizada na cidade de São Paulo. 

A empresa, que começou com uma pequena casa de carnes, adquiriu seu primeiro frigorífico em 1970. Nesse mesmo ano, foi criada a marca Friboi, que veio a se transformar em uma das principais referências do mercado de carnes. 

Entre outras marcas famosas e que pertencem à JBS, podemos destacar:

  • Swift;
  • Maturatta; 
  • Seara;
  • Big Frango;
  • Cabaña Las Lilas; 
  •  Pilgrim’s; 
  • Gold Kist Farms;
  • Pierce;
  • Doriana;
  • Massa Leve;
  • 1953.

Desde então, a empresa ganhou o mercado tanto interno quanto externo, realizando exportações de seus produtos para diversos países do mundo. De acordo com os dados divulgados no site da própria empresa, possui escritórios em 15 países diferentes, contando com mais de 230 mil colaboradores. 

análise de investimentos

Ações da JBS

Em 2007, realizou a abertura de capital na Bolsa de Valores do Brasil e tornou-se a primeira empresa do setor a ter ações na B3. 

Como falamos no início do texto, as ações JBS fazem parte do Ibovespa, a carteira teórica da B3 que atua como principal indicador do desempenho da casa. 

As ações JBS são comercializadas na B3 com o ticker JBSS3. Dessa forma, é um papel do tipo ordinárias, ou seja, que concede direito à participação em assembleias da empresa. Sempre lembrando que, embora essa participação seja um direito, grandes acionistas que são responsáveis por tomar decisões importantes. 

Além de encontrar ações JBS na Bolsa do Brasil, também é possível investir na empresa em Nova York. Na Bolsa de Valores de Nova York, a companhia negocia seus ativos em formato ADRs no mercado de balcão utilizando o ticker JBSAY. 

O que considerar antes de investir nas ações JBS?

Agora que já falamos sobre todo o contexto que envolve a JBS, tanto sua história quanto sua presença na Bolsa, agora vamos levantar alguns pontos que devem ser considerados antes de escolher ou não investir nesses papéis. 

Antes de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que é necessário entender se esses ativos estão dentro do seu perfil de investidor e do seu planejamento. Por isso, indicamos que você conte com uma consultoria de investimentos para evitar escolhas erradas. 

Bom posicionamento de mercado

A JBS ocupa um ótimo lugar no mercado em que atua. Atualmente, é líder mundial em processamento de carne bovina, de frango e couros. Esse fato faz com que seja uma empresa com constantes resultados positivos. 

Para exemplificar, recentemente foi divulgado o balanço da empresa durante o último trimestre de 2019. O lucro líquido gerado alcançou a marca de R$ 2,4 bilhões no período, enquanto a receita líquida chegou a R$ 57,1 milhões, superando em mais de 20% o resultado da mesma data do ano de 2019. 

Resistência à crise

Uma das maiores preocupações dos acionistas e investidores eram os efeitos do novo coronavírus na atuação da JBS. No entanto, enquanto outros setores sofrem com prejuízos maiores, o setor de alimentos consegue apresentar uma certa resiliência. 

No cenário interno, temos a alimentação como atividade essencial, o que contribui para que a redução não seja demasiada. E quando olhamos para o cenário externo, os principais importadores de produtos da JBS não reduziram a demanda, como é o caso da China. 

Preocupação com o mercado norte-americano

Calcula-se que cerca de 75% do resultado da JBS venha da sua atuação no mercado norte-americano. Dessa forma, uma eventual queda desse mercado, que é prevista em decorrência da crise causada pelo novo coronavírus, afetaria significativamente os lucros da empresa. 

Entretanto, iniciativas governamentais para contribuição de renda à população, podem amenizar esse efeito e fazer que, mesmo durante a crise, a JBS consiga alcançar seus objetivos. 

Vale a pena investir nas ações JBS?

Analisando esses critérios, é possível chegar à conclusão se vale a pena comprar ações da JBS. 

Antes de finalizarmos, é necessário falar que esses ativos costumam apresentar grande volatilidade no mercado. Dessa forma, é preciso que, ao comprar, você se prepare para, eventualmente, ver os preços das ações caindo. Pelo menos foi esse o caminho traçado por esses ativos nos últimos anos. 

A JBS é uma empresa mundialmente conhecida, assim ela está constantemente presente em situações que envolvem o setor que atua, a economia e mesmo política. Por isso, esses acontecimentos impactam suas ações e causam certo alvoroço no mercado. 

Dito isso, podemos dizer que, olhando para o longo prazo, é possível dizer que há grande potencial para crescimento da empresa e valorização das suas ações. Afinal, já conta com um mercado consolidado. 

Além de tudo isso, é possível dizer também que as ações JBS são ótimas alternativas para diversificar sua carteira. Quer saber mais sobre esse processo? Baixe grátis o nosso Guia Completo sobre Consultoria de Investimentos e veja como fazer isso de um jeito simples e seguro.

análise de investimentos
Luiza Caricati

Luíza Caricati é produtora de conteúdo da Magnetis. Jornalista, tem experiência na área de investimentos, educação e negócios, e lidera nossa estratégia multimídia, traduzindo conteúdos complexos em comunicações didáticas para diversos formatos.

leia mais desse autor