Como a alavancagem financeira pode impulsionar meus investimentos?

por Malena Oliveira | 05/11/2019

alavancagem financeira
consultoria de investimento

Alavancagem financeira é um termo bastante conhecido no meio empresarial. Porém, você sabia que pode utilizá-la para impulsionar seus investimentos na bolsa de valores e obter retornos mais satisfatórios?

Neste artigo, explicamos o conceito, como ela funciona e como fazer o cálculo do Grau de Alavancagem Financeira.

Vamos ajudar você a entender até que ponto vale a pena adotar essa estratégia. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!

O que é alavancagem financeira?

A alavancagem financeira pode ser definida como a capacidade de uma pessoa de aumentar consideravelmente seus ganhos sem que, para isso, tenha que ampliar seus aportes de maneira proporcional.

Entretanto, vale fazer a ressalva de que é necessário ter conhecimento sobre o assunto, ou contar com um bom acompanhamento para obter os resultados esperados.

Sem isso e sem estratégias muito bem desenhadas, as operações que passam por essa alavancagem podem colocar em risco o capital aplicado e conquistado com o tempo.

Como funciona a alavancagem financeira?

Esse conceito é comumente empregado no ambiente empresarial, ao realizar análises financeiras e contábeis.

Porém, no que diz respeito a aumentar os ganhos sem ter que aumentar os esforços na mesma proporção, o termo “alavancagem financeira” também acaba servindo muito bem para o mercado de capitais.

Na prática, para uma pessoa que investe de forma individual, isso acontece quando são executadas operações com valores superiores aos que estão depositados na conta do banco ou da corretora.

Assim, aportando um valor maior, o retorno também é superior, quando comparado ao capital que seria aplicado inicialmente.

Como é feita a alavancagem?

Um dos métodos para aplicar essa estratégia é utilizar os recursos de terceiros. Aí soma-se um montante mais alto para operar no mercado financeiro — como um empréstimo feito no banco ou a partir de um título do Tesouro como garantia, por exemplo —, de forma que os ganhos obtidos sejam superiores ao valor que deverá ser pago posteriormente.

Ela pode ser feita com ações, contratos, minicontratos de Dólar e índice. Ou seja, é voltado para a renda variável ou para quem já entende de gestão de risco e tem um perfil mais arrojado.

Como calcular o Grau de Alavancagem Financeira?

O grau de alavancagem financeira (GAF) é um excelente indicador para saber o nível do risco ao qual você está se submetendo se adotar essa estratégia — já que existe um risco financeiro sempre que houver outra fonte de capital e o investimento estiver alavancado.

No cenário empresarial, ele é calculado com base em outras informações e segue a seguinte fórmula:

Grau de alavancagem financeira = Retorno sobre o Patrimônio Líquido ÷ Retorno sobre o Ativo Total

Sendo que:

  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido consiste na relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido: RPL = lucro líquido ÷ patrimônio líquido;
  • Retorno sobre o Ativo Total é relação entre o lucro que sobra depois do imposto de venda e o ativo total: RAT = lucro depois do IR ÷ ativo total.

Ao analisar os resultados do cálculo do GAF, você tem dois cenários distintos:

consultoria de investimento
  • igual a 1: o risco financeiro da alavancagem é baixo;
  • menor que 1: a estratégia pode ser considerada satisfatória (e o retorno que receberá será maior que os rendimentos com juros).

Qual é a diferença entre alavancagem financeira e alavancagem operacional?

Como dito, a alavancagem financeira é um termo muito utilizado no meio empresarial, assim como ocorre com a alavancagem operacional.

Se por um lado a primeira estratégia está ligada à busca por uma solução que ajude a impulsionar os resultados financeiros do negócio, a segunda está ligada ao desempenho em vendas.

A alavancagem financeira se relaciona com a estrutura de capital do negócio e com a variação do percentual de lucro para cada ação.

Já a operacional busca impulsionar os resultados em vendas (e nos lucros) por meio da maximização dos custos das operações.

Em outras palavras, ela ajuda a medir até que ponto uma organização mantém os custos (fixos e variáveis) sem que eles sofram algum aumento.

Vale a pena fazer a alavancagem financeira?

Essa questão precisa ser avaliada caso a caso, assim como as operações que serão realizadas. Ela não é recomendada para quem pretende fazer esse tipo de trade sem saber algumas questões básicas como:

  • capital mínimo;
  • stop loss;
  • ponto de entrada;
  • grau de risco;
  • proporção ideal de alavancagem.

Isso é especialmente importante para pessoas que buscam obter ótimos resultados de maneira rápida e com apenas uma operação, já que o risco é muito alto.

Para que a operação valha mesmo a pena, é preciso pensar em diversificação e não buscar um lucro exorbitante.

Assim, o ideal é que se faça um processo gradual e com aplicações distintas — lembre-se que uma das primeiras regras é “não deixar todos os ovos em uma única cesta“.

Contar com uma assessoria especializada pode ajudar a melhorar o entendimento e obter orientação a respeito de quais estratégias são as melhores e como ponderar o risco, além de dar a dimensão de todos os cuidados que devem ser tomados, entre outras coisas.

Entretanto, ainda assim, a alavancagem financeira é uma operação que requer um perfil investidor arrojado, que esteja mais disposto a correr riscos e sofrer algumas perdas visando alcançar uma rentabilidade maior — aumentando de maneira efetiva o patrimônio.

Para fazer a alavancagem financeira e conseguir sucesso nessas operações, você precisa obter bastante conhecimento sobre o mercado (e suas mudanças), ter disposição para correr mais riscos e, sobretudo, não querer resultados muitos altos em um curto espaço de tempo — pois, caso a previsão não se concretize, as perdas podem ser grandes.

Por fim, é fundamental reforçar a importância de contar com ajuda profissional especializada, de forma a tomar atitudes embasadas em um amplo conhecimento sobre investimentos. Assim, você não compromete o seu capital e seu rendimento em promessas de dinheiro fácil.

Se você gostou de aprender sobre alavancagem financeira e quer entender como a ajuda especializada pode aprimorar os resultados da sua carteira, não perca o nosso Guia Completo sobre Consultoria de Investimento!

Avaliar o post