Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Algoritmo de Investimento: o que é, para o que serve e para quem é indicado

algoritmo-de-investimento

Algoritmo de investimento: uma maneira tecnológica e eficiente de investir. Este é o básico sobre um algoritmo de investimento, mas existe um universo mais complexo quando falamos sobre esse tema.

É comum que os algoritmos sejam chamados de “robôs”, entretanto isso não diz tudo.

Neste artigo você vai descobrir o que precisa saber sobre o tema: sua origem, vantagens e desvantagens até como funciona sua aplicação na prática.

Antes de mais nada, é importante saber exatamente o que é um algoritmo para depois mergulhar a fundo no conceito de algoritmo de investimentos.

O que são e como os algoritmos funcionam

Por classificação simples, um algoritmo é um conjunto de instruções, regras e sequências lógicas que um sistema possui para executar funções e solucionar problemas.

Um algoritmo nada mais é do que uma receita de bolo sendo seguida à risca. O objetivo é entregar resultados precisos e com uma eficiência muito maior do que se os mesmos cálculos tivessem sido feitos à mão.

lógica

Esses algoritmos foram desenvolvidos por seres humanos, que criaram e programaram uma lógica de raciocínio para eles seguirem.

Eles são mais eficientes que humanos, pois conseguem gerir e analisar uma enorme quantidade de dados em um espaço de tempo que seria humanamente impossível.

Algoritmo de Investimentos

No mercado de investimentos, o raciocínio lógico é o mesmo. O que muda é a aplicação prática do algoritmo. Neste caso, ele será utilizado para varrer o mercado financeiro, realizar análises e automações em um volume e velocidade irreplicáveis por pessoas especialistas.

Um algoritmo funciona no mercado de investimentos por um motivo simples. Apesar do alto nível de imprevisibilidade existente na bolsa de valores, modelos matemáticos foram desenvolvidos para maximizar a eficácia de determinadas estratégias. Além disso, eles podem ser usados para minimizar o risco do investidor.

Dessa forma, um algoritmo possui uma capacidade extremamente eficaz de tomar “decisões” assertivas.

Na Magnetis, nosso time de gestão desenvolveu um algoritmo inteligente para construir uma carteira otimizada do ponto de vista de risco e retorno, o resultado é um crescimento patrimonial consistente e o alcance dos objetivos de cada investidor. Tudo isso com solidez, resiliência e diversificação tanto em classes de ativos como em locais geográficos.

Como o algoritmo de investimento da Magnetis funciona na prática

Nosso algoritmo não segue tendências, nem busca o market timing para tomar determinada ação, pelo contrário, como é impossível prever o futuro com precisão, nossas análises se baseiam na diversificação de riscos. Assim, com base no seu perfil e nos seus objetivos, montamos uma carteira de investimentos diversificada e personalizada.

E, claro, existem vantagens que somente a Magnetis pode te dar. Você vai entender mais sobre isso adiante.

O papel do time de gestão de investimentos

O time de gestão possui papel fundamental na definição do caminho que será seguido. Eles se utilizam de métodos quantitativos para analisar o mercado e administrar a escolha dos ativos que irão compor as carteiras de investimentos de nossos clientes.

É esse time que define qual será o direcionamento, a estrutura e quais testes serão realizados para a validação das hipóteses levantadas no processo de pesquisa. 

Uma parceria que entrega resultados

Você pode estar se perguntando sobre a efetividade do casamento entre tecnologia e o trabalho humano na hora de montar uma estratégia de investimentos.

Para que não haja dúvidas sobre isso, vamos te mostrar uma carteira de ativos que foi elaborada seguindo as diretrizes pré-determinadas no processo. O gráfico abaixo mostra o desempenho da Carteira 3 da Magnetis em relação ao comportamento do Ibovespa em períodos de crise e alta volatilidade do mercado.

Essa carteira conseguiu, em todo período, ser mais resiliente e sólida. Mas, como ela conseguiu evitar quedas bruscas em momentos de crises no mercado financeiro? 

Tais resultados foram alcançados, principalmente, por duas características específicas: diversificação e gestão anticíclica. Aprofunde sobre os tópicos nos seguintes conteúdos:

Em resumo, a tecnologia aliada ao conhecimento humano especializado entrega maior eficiência para cuidar do seu patrimônio. Tudo isso sem o impacto da volatilidade causada por cenários econômicos não favoráveis. O algoritmo de investimentos da Magnetis faz parte do tripé que sustenta os serviços que prestamos para nossos clientes:

  • Tecnologia;
  • Expertise;
  • Acesso a produtos exclusivos.

Vantagens de investir utilizando um algoritmo de investimento

Em clima de encerramento, abaixo estão as vantagens que só o algoritmo da Magnetis pode te dar ao investir:

  • Você pode delegar a responsabilidade de fazer a gestão dos seus investimentos para especialistas;
  • Agilidade, eficiência e objetividade na hora de tomar uma decisão;
  • Não há conflitos de interesse em nenhuma etapa da gestão de investimentos;
  • Você não fica dependente de cenários específicos para obter rentabilidade em seus investimentos;
  • Tomada de decisão focada, sem vieses emocionais;
  • Taxa única e alinhada aos seus interesses.

Os clientes Magnetis têm acesso a essas e outras vantagens exclusivas. 

Dê um passo além nos seus investimentos, proteja seu patrimônio e fique cada dia mais próximo dos seus objetivos. Baixe o aplicativo da Magnetis e abra sua conta.

Clique aqui, baixe nosso aplicativo e abra sua conta sem compromisso.

Invista melhor com a Magnetis.

Andressa Siqueira, CFP®
Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor