Alugar ou comprar imóvel: qual opção vale a pena?
Enquanto algumas pessoas investem seus recursos financeiros com o propósito de ter a casa própria, outras preferem viver na tranquilidade de um aluguel. Mas o que será que vale mais a pena para você: alugar ou comprar um imóvel?
Você vai descobrir as vantagens e desvantagens, sob a perspectiva financeira, de comprar e alugar um imóvel.
Além disso, vamos trazer algumas dicas que vão te ajudar a descobrir qual é a melhor escolha para você e como uma estratégia de investimentos pode influenciar todo o processo. Confira!
Contents
Aluguel de imóvel: vantagens e desvantagens
Um dos grandes benefícios do aluguel de um imóvel é que você não precisa ter grandes recursos financeiros à sua disposição.
O fato de ser um contrato de curta duração e que não exige um investimento muito alto, faz com que muitas pessoas optem por esta modalidade de moradia.
Além disso, outro benefício é que geralmente o aluguel não sofre grandes variações, em razão das oscilações do mercado imobiliário.
Neste contexto, o aluguel também se apresenta como sendo uma excelente alternativa para quem quer conhecer melhor uma cidade ou bairro antes de investir na aquisição de um imóvel.
A principal desvantagem do aluguel, em termos financeiros, é que o dinheiro gasto com esta despesa acaba sendo um gasto vazio, uma vez que os recursos investidos na locação não se revertem em benefícios para o locatário.
Isso pode dificultar o seu projeto de poupar dinheiro ou até mesmo de comprar uma casa própria. Outro aspecto que merece atenção é que, como o imóvel alugado não é seu, em algumas situações isso impedirá que você faça grandes modificações nele.
Aquisição de imóvel: vantagens e desvantagens
O aluguel pode ser uma excelente alternativa se você busca algo por um preço mais baixo e que não exija um investimento muito alto.
Entretanto, o mercado imobiliário costuma ser uma oportunidade para quem tem um capital significativo à disposição e tem a pretensão de adquirir uma casa própria.
Em alguns casos é preciso avaliar, por exemplo, a quantidade de capital à disposição e a rentabilidade desse capital se mantido em um investimento.
Em alguns casos, a rentabilidade de uma aplicação financeira é tão alta, que parte dela pode ser utilizada para pagar um aluguel, por exemplo. Com o decorrer do tempo, o seu dinheiro investido lhe permitirá formar um patrimônio ainda mais alto.
Por outro lado, é preciso ter em mente que a opção pela aquisição da casa é uma boa opção para várias pessoas, especialmente aquelas que têm um perfil mais conservador e que não abrem mão de ter a própria casa.
Para elas, é válido destacar que a aquisição de uma casa não precisa ser vista como um gasto desnecessário, pelo contrário, quando feita com planejamento ela é sempre um investimento.
Comprar ou alugar: como saber qual é a melhor opção
Como você pode ver, existem vantagens tanto na aquisição quanto na locação de um imóvel. Mas como definir qual delas é a melhor opção?
A compra de um imóvel próprio pode ser algo demorado e dispendioso. Muitas pessoas acabam optando pelo financiamento, acreditando ser esta a melhor alternativa.
Nesta forma de pagamento é preciso pagar um determinado valor de entrada e depois assumir o pagamento de parcelas mensais do saldo restante.
O financiamento pode ser uma boa opção para quem quer comprar um imóvel, mas ele precisa ser avaliado com atenção, já que os juros incidentes podem ser tão altos que o valor final pago pelo imóvel será extremamente maior.
Outro lado negativo do financiamento é o fato de que as prestações podem durar anos, ou até mesmo décadas. Vale destacar que um prazo de parcelamento pode ser de até 35 anos.
É neste contexto que surge a ideia de começar a investir para comprar um imóvel. Planejar o direcionamento do seu crédito e pensar nas suas necessidades a curto, médio e longo prazo é o primeiro passo para te ajudar a definir se a melhor escolha é o aluguel ou a compra do imóvel.
Mercado de investimentos: como ele pode ajudar no seu planejamento
O mercado de investimentos vem se popularizando muito nos últimos anos.
Esse fenômeno está relacionado aos baixos resultados oferecidos pela poupança e à explosão de oportunidades de produtos financeiros para diferentes perfis de investidores.
Além disso, mesmo quem tem pouco capital disponível também pode começar a investir. O mercado está totalmente democrático, permitindo que qualquer pessoa possa se planejar para ter uma carteira de investimentos.
A decisão entre investir ou adquirir um imóvel estão diretamente relacionadas. Por isso, você precisa saber exatamente onde estão as suas finanças e onde você pode e quer chegar com um bom planejamento financeiro pessoal.
Como você pode ver, a opção entre a locação e a aquisição de um imóvel está atrelada a diversos fatores que precisam ser analisados individualmente.
Antes de comprar um imóvel é preciso avaliar quais são os seus objetivos pessoais e suas perspectivas, tanto financeiras quanto familiares.
Uma escolha sem planejamento pode acabar afetando as suas finanças e impedindo a realização de bons investimentos. Dessa forma, analise seus objetivos, necessidades, os recursos financeiros e suas perspectivas de ganhos nos próximos anos.
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens entre alugar ou comprar imóvel, que tal aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto? Descubra como economizar para comprar um imóvel!