Alugar ou comprar imóvel: qual opção vale a pena?

por Luiza Caricati | 12/08/2019

Alugar ou comprar imóvel: qual opção vale a pena?
curso de investimento

Enquanto algumas pessoas investem seus recursos financeiros com o propósito de ter a casa própria, outras preferem viver na tranquilidade de um aluguel. Mas o que será que vale mais a pena para você: alugar ou comprar um imóvel?

Você vai descobrir as vantagens e desvantagens, sob a perspectiva financeira, de comprar e alugar um imóvel.

Além disso, vamos trazer algumas dicas que vão te ajudar a descobrir qual é a melhor escolha para você e como uma estratégia de investimentos pode influenciar todo o processo. Confira!

Aluguel de imóvel: vantagens e desvantagens

Um dos grandes benefícios do aluguel de um imóvel é que você não precisa ter grandes recursos financeiros à sua disposição. 

O fato de ser um contrato de curta duração e que não exige um investimento muito alto, faz com que muitas pessoas optem por esta modalidade de moradia.

Além disso, outro benefício é que geralmente o aluguel não sofre grandes variações, em razão das oscilações do mercado imobiliário.

Neste contexto, o aluguel também se apresenta como sendo uma excelente alternativa para quem quer conhecer melhor uma cidade ou bairro antes de investir na aquisição de um imóvel.

A principal desvantagem do aluguel, em termos financeiros, é que o dinheiro gasto com esta despesa acaba sendo um gasto vazio, uma vez que os recursos investidos na locação não se revertem em benefícios para o locatário.

Isso pode dificultar o seu projeto de poupar dinheiro ou até mesmo de comprar uma casa própria. Outro aspecto que merece atenção é que, como o imóvel alugado não é seu, em algumas situações isso impedirá que você faça grandes modificações nele.

Aquisição de imóvel: vantagens e desvantagens

O aluguel pode ser uma excelente alternativa se você busca algo por um preço mais baixo e que não exija um investimento muito alto.

Entretanto, o mercado imobiliário costuma ser uma oportunidade para quem tem um capital significativo à disposição e tem a pretensão de adquirir uma casa própria.

Em alguns casos é preciso avaliar, por exemplo, a quantidade de capital à disposição e a rentabilidade desse capital se mantido em um investimento.

Em alguns casos, a rentabilidade de uma aplicação financeira é tão alta, que parte dela pode ser utilizada para pagar um aluguel, por exemplo. Com o decorrer do tempo, o seu dinheiro investido lhe permitirá formar um patrimônio ainda mais alto.

Por outro lado, é preciso ter em mente que a opção pela aquisição da casa é uma boa opção para várias pessoas, especialmente aquelas que têm um perfil mais conservador e que não abrem mão de ter a própria casa.

Para elas, é válido destacar que a aquisição de uma casa não precisa ser vista como um gasto desnecessário, pelo contrário, quando feita com planejamento ela é sempre um investimento.

Comprar ou alugar: como saber qual é a melhor opção

Como você pode ver, existem vantagens tanto na aquisição quanto na locação de um imóvel. Mas como definir qual delas é a melhor opção?

A compra de um imóvel próprio pode ser algo demorado e dispendioso. Muitas pessoas acabam optando pelo financiamento, acreditando ser esta a melhor alternativa.

Nesta forma de pagamento é preciso pagar um determinado valor de entrada e depois assumir o pagamento de parcelas mensais do saldo restante.

O financiamento pode ser uma boa opção para quem quer comprar um imóvel, mas ele precisa ser avaliado com atenção, já que os juros incidentes podem ser tão altos que o valor final pago pelo imóvel será extremamente maior.

Outro lado negativo do financiamento é o fato de que as prestações podem durar anos, ou até mesmo décadas. Vale destacar que um prazo de parcelamento pode ser de até 35 anos.

É neste contexto que surge a ideia de começar a investir para comprar um imóvel. Planejar o direcionamento do seu crédito e pensar nas suas necessidades a curto, médio e longo prazo é o primeiro passo para te ajudar a definir se a melhor escolha é o aluguel ou a compra do imóvel.

Mercado de investimentos: como ele pode ajudar no seu planejamento

O mercado de investimentos vem se popularizando muito nos últimos anos.

Esse fenômeno está relacionado aos baixos resultados oferecidos pela poupança e à explosão de oportunidades de produtos financeiros para diferentes perfis de investidores.

Além disso, mesmo quem tem pouco capital disponível também pode começar a investir. O mercado está totalmente democrático, permitindo que qualquer pessoa possa se planejar para ter uma carteira de investimentos.

A decisão entre investir ou adquirir um imóvel estão diretamente relacionadas. Por isso, você precisa saber exatamente onde estão as suas finanças e onde você pode e quer chegar com um bom planejamento financeiro pessoal

Como você pode ver, a opção entre a locação e a aquisição de um imóvel está atrelada a diversos fatores que precisam ser analisados individualmente.

Antes de comprar um imóvel é preciso avaliar quais são os seus objetivos pessoais e suas perspectivas, tanto financeiras quanto familiares.

Uma escolha sem planejamento pode acabar afetando as suas finanças e impedindo a realização de bons investimentos. Dessa forma, analise seus objetivos, necessidades, os recursos financeiros e suas perspectivas de ganhos nos próximos anos.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens entre alugar ou comprar imóvel, que tal aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto? Descubra como economizar para comprar um imóvel!

Alugar ou comprar imóvel: qual opção vale a pena?
5 (100%) 5 vote[s]
curso de investimento