Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Os 10 melhores aplicativos para pagar contas direto do smartphone!

Está sem tempo de ir até uma agência para se manter em dia com seus pagamentos? Você não precisa. Aliás, nem mesmo é necessário ter conta em um banco para quitar boletos. Basta usar um app para pagar contas.

Além das grandes instituições financeiras e dos bancos digitais, carteiras digitais também permitem realizar essa operação sem necessidade de um cartão físico; basta ter um smartphone. Entre as opções disponíveis, estão Google Pay, iti e PicPay.

Quer saber como funciona um app para pagar contas e como essas ferramentas podem ajudar a organizar suas finanças pessoais? Veja neste post 10 alternativas e o que cada uma delas oferece.

1. Internet banking

Como funciona: o ambiente digital oferecido pelos bancos é disponibilizado a todos os clientes que têm conta-corrente. Basta digitar agência, conta e senha eletrônica para usar a funcionalidade. No menu de transações, escolha a função “Pagar contas”. Depois, basta ler ou inserir o código de barras.

Para quais dispositivos está disponível: computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Vantagens: é possível agendar pagamentos mensais optando pela função débito automático e realizar a maioria dos serviços oferecidos nas agências, como as transferências.

Como encontrar: no site ou no app de cada banco.

2. Carteira digital do celular (Google, Apple ou Samsung Pay)

Como funciona: basta baixar os apps, se cadastrar e conectá-lo a uma conta ou um cartão de crédito.

Para quais dispositivos está disponível: smartphones com sistema operacional Android ou iOS.

Vantagens: os apps permitem pagamento por aproximação com o celular em máquinas que aceitam a tecnologia NFC ou compras feitas diretamente nos aplicativos. Basta cadastrar cartões de bancos parceiros em cada app para acessar o serviço.

Como encontrar: geralmente eles já vêm instalados nos smartphones ou podem ser encontrados nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Você também pode optar pelo Samsung Pay.

3. PagSeguro (PagBank)

Como funciona: para usar a carteira digital mais antiga do Brasil, basta baixar o app e se cadastrar gratuitamente para começar a pagar contas.

Para quais dispositivos está disponível: pelo site ou por smartphones com sistema Android e iOS.

Vantagens: permite realizar compras em estabelecimentos e sites parceiros e emitir cartão pré-pago internacional. O bom é que só cobra tarifas em caso de saques.

Como encontrar: nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

4. Carteira digital de bancos (iti e Superdigital)

Como funciona: de olho na popularidade das fintechs, os bancos também passaram a oferecer carteiras digitais. Elas permitem pagar contas sem que seja necessário abrir uma conta-corrente. É o caso do app iti, do Itaú, e do Superdigital, do Santander.

Para quais dispositivos está disponível: smartphones com sistema operacional Android ou iOS.

Vantagens: permitem enviar cobranças e fazer transferências usando a lista de contatos do celular.

Como encontrar: no Google Play (iti e Superdigital) e na App Store (iti e Superdigital).

5. PicPay

Como funciona: é necessário baixar o app e realizar um cadastro gratuito. A maneira de pagar boletos é semelhante à de qualquer internet banking: basta escanear o código do boleto ou inserir o número para quitar o débito.

Para quais dispositivos está disponível: smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Vantagens: é possível usar o app para pagar compras a partir do cadastro de um cartão de crédito. É só o QR code em estabelecimentos que aceitam pagamentos com o app.

Na transação, ainda é possível obter dinheiro de volta na conta, o que é conhecido como cashback. Também é possível transferir dinheiro e parcelar compras em até 12 vezes pelo app.

Como encontrar: nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

6. PayPal

Como funciona: este é o app de pagar contas mais conhecido e antigo do mundo. Basta baixá-lo, fazer um cadastro gratuito e cadastrar um cartão de crédito para começar a usar as funcionalidades.

Para quais dispositivos está disponível: computadores e smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Vantagens: recebe pagamentos, realiza transferências via DOC e TED, armazena diversos cartões. Também permite comprar com login e senha em estabelecimentos que aceitam a forma de pagamento. Devolve pagamentos caso a compra não saia de acordo com o planejado e oferece frete grátis para devolução.

Como encontrar: nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

7. Jeitto

Como funciona: basta baixar o aplicativo da carteira digital e fazer um cadastro para usar a função de pagamento de contas.

Para quais dispositivos está disponível: smartphones com sistema operacional Android.

Vantagens: pode dar limite de crédito para pagar contas, cobrando uma pequena tarifa a cada vez que a operação é utilizada, sem cobrança de juros. Permite pagar por serviços como Netflix e Uber sem cartão de crédito.

Como encontrar: na loja de aplicativos Google Play.

8. Mercado Pago

Como funciona: para usar a carteira digital do Mercado Livre, basta baixar o app e se cadastrar para começar a aproveitar as funcionalidades.

Para quais dispositivos está disponível: em computadores e smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Vantagens: permite emitir cartão físico para realizar compras e cadastrar cartões de crédito para comprar com QR code e ganhar dinheiro de volta em estabelecimentos parceiros.

Como encontrar: nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

9. Money Lover

Como funciona: apesar de não permitir pagamento de contas, funciona como um alerta para você não se esquecer de pagar boletos.

Para quais dispositivos está disponível: smartphones com sistema Android e iOS.

Vantagens: com foco no controle de gastos, permite definir metas financeiras e emite alertas quando os gastos ultrapassam esses objetivos. Também tem função de converter moedas e ajuda a criar uma lista de devedores e credores a partir dos contatos no smartphone.

Como encontrar: nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

10. RecargaPay

Como funciona: ao baixar o app, basta realizar um cadastro gratuito para começar a usar a função de pagar contas. A forma de pagar boletos é semelhante à do internet banking, sendo possível escanear digitalmente o código do boleto ou inserir os números.

Para quais dispositivos está disponível: smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Vantagens: permite pagar contas básicas e parcelar boletos em até 12 vezes. Você usa o limite do cartão de crédito e financia o restante com taxas de 2,99% ao mês.

Faz recarga de celular e permite pagar cartões de transporte e bilhetes de estacionamento em algumas cidades. É possível realizar compras com QR code, obter descontos e transferir dinheiro para quem não tem conta em banco. Além disso, o app emite cartão pré-pago.

Como encontrar: nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

Agora que você sabe como é prático ter um app para pagar contas, aprenda também a investir e melhorar o seu orçamento pessoal. Conheça nosso curso básico de investimentos!

Luiza Caricati

Luíza Caricati é produtora de conteúdo da Magnetis. Jornalista, tem experiência na área de investimentos, educação e negócios, e lidera nossa estratégia multimídia, traduzindo conteúdos complexos em comunicações didáticas para diversos formatos.

leia mais desse autor