Como promover a atração e desenvolvimento de talentos na empresa?

por marlon carvalho | 09/01/2019

atração de talentos

Quando se trata de atração de talentos, é preciso pensar de forma estratégica. Contratar um colaborador desqualificado pode ter consequências onerosas para os resultados financeiros de um negócio.

Muito provavelmente, você não contrata a primeira pessoa que vê. Toda empresa utiliza de estratégias de recrutamento com a finalidade de escolher apenas aqueles candidatos qualificados.

O que muitos empresários esquecem é de adotar boas práticas que façam com que os melhores talentos queiram trabalhar para eles.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais dicas e informações a respeito sobre a atração e retenção de talentos para o seu negócio. Continue para saber mais!

O que é a atração de talentos?

Os melhores profissionais do mercado não aparecem já no primeiro contato. Eles têm toda uma série de fatores cruciais da vida e da carreira a serem considerados quando pensam em deixar sua posição de trabalho para encarar uma nova possibilidade.

É preciso saber respeitar isso, mas também deve-se considerar essas pessoas como parte de uma estratégia de negócio. Por isso, não se trata de um simples recrutamento para cargos em aberto. Trata-se de preparar e atrair as melhores pessoas para sua empresa.

Uma boa orientação é recrutar entusiastas, não apenas candidatos. Criar bons relacionamentos com pessoas que realmente se importam com a sua organização e com seus produtos e serviços é essencial em uma estratégia eficaz de atração de talentos.

Por que ela é importante para as organizações?

Quando se diz que as pessoas são o maior patrimônio da empresa, significa que elas impulsionam o sucesso e o fracasso nos negócios. Para alcançar as ambiciosas metas de negócios, é preciso ter as pessoas certas.

Essa gestão de talentos não é apenas um simples procedimento do setor de recursos humanos. Ela envolve o comprometimento de contratar, gerenciar, desenvolver e reter os colaboradores mais talentosos.

O uso de técnicas de atração de talentos tornará mais fácil a identificação dos colaboradores mais adequados para o trabalho, o que pode levar a menos mudanças de cargo, demissões ou até mesmo ações judiciais.

Além disso, ter uma gestão estratégica de talentos ajuda as organizações a manterem seus colaboradores motivados, o que cria mais razões para eles permanecerem na empresa e realizarem suas tarefas.

Como desenvolver uma forma eficaz de atrair talento?

Atrair talentos é uma parte essencial do processo de recrutamento. A maioria dos proprietários de empresas tem uma ou duas estratégias para convencer os profissionais a se candidatarem em seus negócios, mas poucos se perguntam se essa é a estratégia correta.

Hoje, os planos de negócios estão cheios de metas e objetivos de crescimento, muitos dos quais os colaboradores consideram irreais. Os planos de recrutamento estão repletos da necessidade de ocupar cargos, mas nem sempre estão alinhados com as estratégias de negócios.

As melhores empresas já têm planos concretos de atração de talentos, para apoiar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Essa gestão de pessoas permite que as empresas tomem decisões sistemáticas e consistentes sobre o desenvolvimento da equipe, o que garante as habilidades e o desenvolvimento dos negócios.

Quais são as melhores práticas que podem ser adotadas?

O atual mercado de trabalho oscila fortemente em favor dos candidatos. Profissionais qualificados não estão buscando posições de trabalho. Se você não se vender como um potencial empregador, é muito provável que perderá talentos para o seu concorrente.

O segredo para atrair profissionais de alta qualidade é se diferenciar de outras empresas e mostrar aos profissionais de talento como o ingresso na sua empresa pode ajudá-los a alcançar as suas principais metas de carreira.

As dicas a seguir ajudam na construção de uma cultura corporativa ideal para atração, retenção e produtividade de colaboradores:

  • construa relacionamentos positivos com candidatos;
  • ofereça benefícios, convicção e oportunidades de carreira;
  • aproveite a tecnologia para facilitar o recrutamento;
  • crie uma cultura de colaboração, comunicação e engajamento;
  • use seus colaboradores como embaixadores da sua empresa;
  • invista na educação de seus colaboradores;
  • pratique uma liderança transparente;
  • aprecie o esforço dos colaboradores;
  • trate todos com justiça e respeito;
  • incentive a inovação no local de trabalho;
  • ajude seus colaboradores a sair das dívidas.

É importante que o candidato saiba exatamente onde está entrando e possa tomar uma decisão inteligente sobre o seu futuro profissional. A única maneira de a parceira funcionar é se ambas as partes forem proativas e sinceras.

Quais erros devem ser evitados?

Apesar das técnicas cada vez melhores de recrutamento de talentos, o longo processo muitas vezes deixa os empregadores e os talentos desanimados. É preciso tornar o processo de recrutamento mais fácil, rápido e eficaz.

Por exemplo, o preenchimento de formulários para vagas é muitas vezes um processo longo e tedioso e, para piorar, os candidatos e empregadores discordam frequentemente sobre as informações que devem ser incluídas.

Geralmente, ao se inscrever, o candidato recebe um e-mail genérico e impessoal de agradecimento. Isso acaba eliminando sua confiança, se tornando uma parte bem desagradável da busca por um emprego.

Embora muitas empresas sintam que seu processo de recrutamento é altamente eficaz, na maioria das vezes, os entrevistados discordam. A demora e a falta de comunicação fazem com que eles considerem bater à porta de outra empresa que tenha um processo mais ágil, humanizado e transparente.

Quais ferramentas podem ser utilizadas?

Em termos de recrutamento de melhores talentos, a tecnologia pode ajudar as empresas a se distinguirem da concorrência. Além dos meios tradicionais, as ferramentas digitais estão otimizando o processo de contratação.

Muitas empresas já utilizam de um conjunto completo de ferramentas, incluindo inteligência artificial e softwares avançados de recrutamento. É claro, essa tecnologia não substitui as tarefas dos recrutadores, mas os ajudam a fazer um trabalho melhor.

Os chatbots, por exemplo, são ótimas soluções para responder dúvidas inicias de candidatos, enviar documentos e agendar entrevistas. Eles podem fornecer um nível de transparência que às vezes supera até mesmo os responsáveis pela contratação.

Quando há grande volume de interessados em uma posição, a entrevista em vídeo é uma maneira útil de obter uma ideia preliminar, mas pessoal, do que os candidatos têm a oferecer. Algumas ferramentas integram, até mesmo, sistemas psicológicos para avaliar entrevistados.

Dessa forma, conforme as empresas entendem os benefícios e a necessidade de cultivar uma força de trabalho diversificada, a estratégia óbvia a ser seguida é a de atração de talentos.

É claro, você não acertará em todas as contratações, mas, muito provavelmente, você estará mais perto de formar uma equipe de colaboradores talentosos.

Curtiu as dicas de como promover a atração de talentos? Então, não deixe de conferir nosso outro artigo sobre gestão de benefícios!

Avaliar o post