Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Banco N26: conheça o banco digital que promete ser o maior rival do Nubank

Entre os bancos digitais estrangeiros, existe um nome muito forte que promete vir para o Brasil em 2020: o banco N26, a primeira e maior fintech desse segmento na Europa.

O modelo do N26 Bank inspirou diversos outros negócios, incluindo o Nubank aqui no Brasil.

Mas qual será o impacto da chegada do N26 para os brasileiros? Afinal, além dos grandes bancos, também há concorrentes como o Banco Inter, C6 Bank, Neon, Banco Original e o próprio Nubank.

Enquanto ainda não temos essa resposta, que tal conhecermos um pouco mais sobre os serviços do N26? Confira a seguir!

Contents

Como surgiu o Banco N26?

O banco N26 é uma fintech. Assim, ele alia processos avançados de desenvolvimento de novas tecnologias para oferecer serviços financeiros.

A proposta dessas empresas é oferecer serviços bancários com taxa zero ou custo muito baixo para os clientes.

O N26 foi fundado em fevereiro de 2013 em Berlim, na Alemanha. Hoje, ele está presente em 24 países europeus e no Reino Unido, com planos de chegar aos Estados Unidos antes de vir para o Brasil.

Antes chamada Number 26, a fintech começou a operar como uma empresa de pagamentos. Por isso, ela precisava de uma parceria com um banco para atender seus clientes.

Hoje, o N26 tem licença para operar como banco na Europa, mas pretende vir para o Brasil operando em parceria com um banco que já existe aqui, em um modelo semelhante ao da Neon. O nome desse banco parceiro ainda não foi revelado.

Quais serviços o banco oferece?

Conhecido por seu cartão metalizado, o N26 oferece três modalidades de planos em sua frente de negócios na Europa:

  • Plano N26: plano com tarifa zero;
  • Plano N26 Black: 9,90 euros por mês. Oferece cartão MasterCard Black, compras e saques no exterior sem taxa, transferência gratuita entre contas N26 e seguro gratuito;
  • Plano N26 Metal: 16,90 euros por mês. Oferece cartão e atendimento diferenciado, compras e saques no exterior sem tarifa, seguro gratuito e ofertas exclusivas de parceiros.

Quem são os principais concorrentes do banco?

Apesar das fintechs, que começaram a atuar no Brasil com mais força a partir de 2015, o mercado bancário no Brasil ainda é extremamente concentrado.

Por isso, os maiores rivais de qualquer banco digital continuam sendo os cinco maiores bancos do país:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Santander.

No entanto, algumas fintechs vêm ganhando cada vez mais popularidade, principalmente entre quem busca tarifas mais baratas:

Como abrir conta no N26?

É possível abrir uma conta no banco pelo site ou aplicativo. Um dos seus principais diferencias é a promessa de abertura de conta em menos de 8 minutos.

Por enquanto, abrir conta no banco N26 ainda não é possível para quem tem residência no Brasil.

No caso dos europeus, o processo envolve uma entrevista em vídeo, na qual o cliente precisa conversar com um operador para ter seu cadastro aprovado.

Vale a pena abrir conta no N26 Bank?

O N26 promete agitar a concorrência entre os bancos digitais, mas ainda não tem data definida para chegar ao Brasil.

Segundo Eduardo Prota, executivo responsável pela operação brasileira do banco, a previsão é de que ele comece a operar em 2020.

A instituição deve se concentrar em oferecer serviços básicos e buscar parcerias com outros bancos para ofertar o que está fora de seu negócio principal.

Por isso, vale aguardar os próximos meses para saber se vale a pena abrir conta no banco alemão ou não.

Mas é claro, se você está buscando uma alternativa para pagar menos tarifas bancárias, saiba que já existem várias opções gratuitas à sua disposição.

Gostou das novidades sobre o Banco N26? Que tal conhecer outros bancos digitais que já operam no Brasil? Acesse o nosso Guia Completo sobre os Bancos Digitais e tire suas dúvidas!

Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor