Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

O que é bem-estar no trabalho e por que sua empresa deve estar atenta

Se você espera que os colaboradores deem o seu máximo e contribuam para o crescimento empresarial, é preciso dar condições para que isso aconteça, certo? Por isso é importante investir em ambientes confortáveis, bom clima organizacional, gestão sólida e atenciosa. Ou seja, é preciso promover o bem-estar no trabalho.

Neste post falaremos mais sobre a importância do bem-estar no trabalho, os tipos existentes e, claro, como alcançar esse objetivo. Confira!

O que é bem-estar no trabalho?

Falar de bem-estar no trabalho é falar de um ambiente saudável, feliz e bem-estruturado. A ideia é fornecer à equipe as condições para que todos sejam produtivos e mais motivados.

O conceito é bem amplo e engloba diversos fatores. Na prática, o bem-estar é alcançado com a soma de elementos que favorecem a saúde mental e física do colaborador, inclusive em sua vida pessoal.

Portanto, estamos falando de ações que garantem um cotidiano produtivo, livre de estresse e com o sentimento de valorização.

Qual é a importância do bem-estar para a empresa?

Você sabia que os colaboradores de empresas que se preocupam com o seu bem-estar têm 81% menos intenção de procurar um novo trabalho? Isso mesmo! Oferecer um ambiente saudável e estimulante contribui para a retenção de talentos.

Mas isso não é tudo. Se “o meio muda o homem”, não é difícil concluir o quanto o ambiente empresarial impacta os resultados do negócio. Afinal, ele é um dos principais responsáveis pela motivação (e desmotivação) de uma equipe.

Ambientes corporativos bem-estruturados e que oferecem suporte material e humano são mais motivadores. Isso significa que os trabalhadores que ali estão se sentem mais felizes e engajados a atingirem suas metas.

Quando alcançado, há uma mudança positiva no ambiente organizacional, refletido em mais agilidade e melhor desempenho das equipes. Além disso, é possível reduzir custos com saúde e afastamentos por estresse e doenças crônicas.

Portanto, o negócio que investe no clima organizacional e se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores está mais próximo do sucesso.

Quais tipos de bem-estar devem ser trabalhados no seu negócio?

Como dissemos, o bem-estar é a soma de diversos fatores que conduzem à felicidade e à motivação de seus colaboradores. Por isso, é essencial investir em gestão de pessoas e conhecer os aspectos que devem ser trabalhados para as características da sua empresa.

Mas fizemos um resumo dos principais pontos de atenção que a sua áread e gestão de pessoas deve ter:

Bem-estar físico

O bem-estar físico é uma das premissas para a melhoria dos resultados da empresa. Por isso, é fundamental que a equipe tenha um ambiente preparado para recebê-la e que não afete sua saúde.

E aqui entram itens como cadeiras e mesas ergonômicas, luzes adequadas, espaço limpo e organizado, entre outros.

Bem-estar mental

Colaboradores que estão estressados são menos focados e produtivos. E, apesar de vários dos fatores de estresse nãos serem relacionados diretamente ao trabalho – como é o caso do financeiro e conflitos familiares -, eles podem ser minimizados com incentivos da empresa.

Por isso, promover atividades de diálogo, empatia e confraternização são importantes para criar ambientes mais leves e acolhedores. Outra opção é oferecer auxílio para acompanhamentos psicológicos.

Bem-estar social

O homem não é uma ilha e precisa se relacionar com outras pessoas para ser plenamente feliz. Sendo assim, é papel do RH estimular a interação social, o compartilhamento de ideias e a troca de experiências saudáveis dentro da empresa.

Bem-estar financeiro

Não se pode ignorar o papel do bem-estar financeiro na produtividade das equipes. O reconhecimento do trabalho também é feito com um bom salário, recompensas e benefícios corporativos que o ajudem o profissional a ter qualidade de vida e oportunidade de planejar seu futuro.

Como promover o bem-estar de seus colaboradores?

As maiores empresas do mundo já entenderam que o bem-estar no trabalho faz a diferença em seus resultados. Mas seu negócio, ainda que pequeno, não pode ignorar esse fator.

Para ajudá-lo, reunimos dicas valiosas. Confira!

Ofereça qualidade de vida aos seus colaboradores

A qualidade de vida é uma das principais demandas do trabalhador contemporâneo. Exatamente por isso, é fundamental que as empresas invistam em estratégias para garantir que essa meta seja alcançada.

Uma ação muito valorizada no mercado é a flexibilidade de horários e o trabalho remoto. Com isso, o colaborador pode organizar seu cronograma e ter mais tempo livre para a família.

Esteja aberto a sugestões

Quem não deseja trabalhar em um negócio que dá abertura para que seus colaboradores emitam opiniões, não é? A transparência e o incentivo à participação são fatores que motivam e geram sentimento de pertencimento.

Ao perceber que é valorizado, o trabalhador se empenha ainda mais em alcançar suas metas. Além disso, ele tem prazer em exercer suas funções e contribui ativamente para o desenvolvimento organizacional.

Invista em treinamentos e capacitações

A capacitação é mais um fator que ajuda no bem-estar no trabalho. Em geral, o incentivo ao estudo e ao crescimento profissional é muito valorizado, auxiliando seu negócio a atrair mais talentos.

Vale lembrar que os treinamentos e a capacitação são revertidos em benefícios diretos para o negócio. Afinal, suas equipes se tornarão mais eficientes e preparadas para os desafios do cotidiano.

Ofereça benefícios corporativos

Já pensou em oferecer benefícios corporativos aos seus colaboradores? Há diversas opções de vantagens que podem ser implementadas e que favorecem a motivação e o bem-estar dentro da empresa, como:

Estimule lideranças positivas na empresa

A pressão por resultados nem sempre é a melhor estratégia a ser adotada no cotidiano empresarial. Por isso, é importante que o RH esteja atento ao tipo de liderança que a companhia está promovendo.

O ideal é que os gestores sejam verdadeiros líderes, incentivando o diálogo e a participação e dando feedbacks que ajudem a desenvolver um bom profissional.

Incentive o trabalho em equipe

Por fim, é necessário incentivar o trabalho em equipe. A interação entre os colaboradores faz parte do bem-estar no trabalho e permite que as atividades sejam exercidas com mais leveza e produtividade.

Portanto, atue para que as equipes saibam trabalhar em conjunto, colaborando para a melhoria dos resultados globais do negócio.

E então, gostou de entender como gerar bem-estar no trabalho? Sem dúvidas, investir na qualidade de vida dentro da empresa é determinante para o seu sucesso. Independentemente do seu porte ou área de atuação, é preciso promover ações que valorizem e motivem seus colaboradores. Aliás, se você deseja acompanhar mais dicas e informações sobre o assunto, não deixe de assinar a nossa newsletter!