Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

7 benefícios para cargos de C-Level que sua empresa pode oferecer

Colaboradores do alto escalão de uma empresa são difíceis de substitui. Afinal, esses cargos exigem maior qualificação e são fundamentais para solidificação da cultura e planejamentos estratégicos. Uma forma de reter e atrair esses profissionais é oferecer benefícios diferenciados para C-Level.

Alguns exemplos desses benefícios são bônus em forma de ações, bolsas de estudo internacionais, plano de previdência privada com matching diferenciado, mentorias, entre outros.

Quer saber mais? Conheça, neste post, alguns benefícios que podem ser oferecidos para os profissionais C-Level da sua empresa e o que ponderar ao escolhê-los.

Quais são os cargos que necessitam de condições diferenciadas?

Benefícios diferenciados são indicados a profissionais C-Level. Eles correspondem aos líderes que participam da estratégia da empresa. Eles tomam decisões de risco e garantem que a operação do dia a dia siga os objetivos determinados. Ou seja, precisam ter, além de competências técnicas, conhecimentos sobre gestão e perfil de liderança acentuados.

Esses executivos estão acima de colaboradores de nível gerencial, como gerentes e coordenadores, que ordenam as tarefas do dia a dia. Além do diretor geral, estão contemplados diretores de áreas da empresa, como marketing, recursos humanos e o setor financeiro. Entre as nomenclaturas mais comuns, estão CEO, COO, CFO, CMO, CHRO, CIO/CTO.

Benefícios adicionais podem parecer, à primeira vista, uma forma de privilegiar alguns colaboradores em detrimento de outros. Mas deveM ser encaradoS como uma forma de motivar a entrada de profissionais que irão levar a empresa ao próximo patamar. Por isso, é importante ter um estratégia de benefícios clara e que contemple essas exceções.

Quais benefícios para C-Level que a empresa pode oferecer?

A ideia de proporcionar benefícios corporativos diferenciados é fazer com que o executivo pense no longo prazo. Assim, ele não será atraído por salários maiores oferecidos eventualmente pela concorrência.

Os benefícios diferenciados devem ter como objetivo prazos mais longos, mas não necessariamente precisam se ater a eles. Por exemplo, um vale-cultura pode fazer com que o executivo tenha maior qualidade de vida com a família. Contudo, independe de prazo para ser utilizado.

Veja abaixo os tipos de benefícios que podem ser oferecidos a profissionais de nível gerencial.

1. Signing bônus

Esse bônus pode ser pago caso o executivo opte por ingressar na empresa. Ao mesmo tempo em que torna o pacote de benefícios mais atrativo, impede que o empregador se comprometa com salários mais altos à primeira vista. É possível verificar antes o desempenho do novo gestor antes de se comprometer com cifras maiores.

2. Seguro-saúde em nível executivo

O seguro-saúde do tipo Executivo costuma cobrir hospitais e laboratórios renomados. Também pode oferecer benefícios, como concierge para procura de especialistas e agendamento de exames.

Mas, principalmente, esses tipos seguro-saúde oferecem assistência internacional, o que livra executivos de dor de cabeça com planos em viagens a negócio.

3. Previdência com matching diferenciado

previdência privada corporativa permite personalizações. É possível, por exemplo, instituir um matching maior para quem está no alto escalão. O matching é a contribuição adicional feita pela empresa de forma proporcional ao valor pago pelo colaborador.

Como forma de diferenciar o benefício, se a empresa desejar pode instituir um matching maior do que a contribuição feita pelo profissional. Por exemplo: ao invés de adicionar ao aporte do colaborador um valor de 100%, a empresa pode optar por contribuir 150% do valor pago pelo colaborador.

Banner da Planilha de Simulação de Previdência B2B

4. Stock options

Trata-se de um benefício oferecido por empresas com papéis negociados na bolsa de valores, proporcionando ao executivo o direito de comprar ações da empresa. A operação institui uma determinada data e um preço pré-negociado.

Mesmo empresas que ainda não possuem papéis em bolsa, mas estão próximas a isso, podem usar esse benefício como diferencial. Isso acontece especialmente em startups que ainda estão em crescimento para que, quando forem listadas, os profissionais que receberam direito a stock options possam receber suas ações.

5. Participação nos lucros

A PLR concedida aos executivos pode estar atrelada a metas individuais. É uma forma de não comprometer o orçamento da empresa e incentivá-los a obterem resultados ainda mais expressivos. E, caso a meta não seja atingida, o benefício não é distribuído.

Contudo, é necessário instituir um bom programa de desempenho como forma de se proteger de eventuais reclamações dos colaboradores.

6. Bolsa de estudo internacional

Entre os benefícios que podem ser oferecidos a executivos estão bolsas de estudo e pagamento de cursos executivos feitos no exterior.

Essa é uma forma de aprimorar o conhecimento desse profissional estratégico e ainda incentivá-lo a permanecer na empresa por mais tempo.

7. Mentorias

Profissionais C-Level também precisam de ajuda de outros colegas, especialmente quando a função é nova para eles ou é um segmento que eles não tem tanta familiaridade. Portanto, oferecer o benefício de mentoria ajuda a treiná-lo de forma mais rápida e eficiente.

O treinamento é feito a partir da construção de um relacionamento longo com quem já passou por funções semelhantes. Esses profissionais podem fazer parte do conselho da empresa ou serem contratados de forma terceirizada.

Como escolher o pacote de benefícios para C-Level mais adequado?

Antes de escolher o pacote de benefícios que mais se adequa aos colaboradores C-Level da empresa, é papel do gestor de recursos humanos fazer algumas análises. Dessa forma, é possível assegurar que a política de benefícios seja eficaz. Veja abaixo os principais pontos a serem observados.

Perfil dos profissionais

De nada adianta oferecer um benefício que não seja adequado à preferência do público. Portanto, estude o perfil dos executivos antes de propor soluções. Não sabe por onde começar? É possível coletar preferências por meio de pesquisas individuais e coletivas.

Cultura da empresa

A empresa tem uma cultura mais horizontal? Então, criar benefícios diferenciados pode não ser o melhor caminho a seguir. Esses tipos de benefícios são indicados em uma estrutura mais tradicional e hierarquizada. Em outros arranjos, o melhor é oferecer benefícios semelhantes para todos.

Gostou de entender o que são benefícios para C-Level e quer ficar por dentro de mais conteúdos interessantes? Acompanhe nossas redes sociais! Estamos no Twitter, no Facebook, no LinkedIn, no Instagram, no YouTube e no Spotify!

Julia Ayres

Julia é jornalista por formação, mas apaixonada por marketing digital, performance e educação financeira. Atualmente, lidera as estratégias de marketing para a área de empresas da Magnetis

leia mais desse autor