Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Como usar benefícios corporativos para destacar sua empresa

Um dos segredos das empresas de sucesso é ter colaboradores de alta performance. Mas como atrair esses talentos para o seu negócio? Entre as diversas estratégias possíveis, vale a pena considerar a oferta de benefícios corporativos.

A verdade é que o perfil do profissional moderno mudou muito. Um bom salário não é mais a única demanda dos colaboradores. Por isso, você precisa planejar ações e implementar benefícios para destacá-la em meio a tantos concorrentes.

Continue a leitura deste post e descubra como usar os benefícios corporativos para atrair, motivar e reter talentos no seu negócio!

Qual é a importância de um plano estratégico de benefícios?

Uma empresa é apenas uma marca se não contar com colaboradores qualificados e engajados. Afinal, são eles que movimentam o negócio e garantem a plena satisfação de seus clientes.

Mas como garantir uma equipe de alta performance? Uma boa estratégia é oferecer benefícios corporativos!

Um plano estratégico de benefícios pode ajudar você a atrair os melhores profissionais para a sua equipe. Além disso, os benefícios transformam a qualidade de vida dos seus colaboradores, mantendo-os motivados e engajados com o trabalho.

É bem simples: você contribui para que eles tenham uma vida financeira mais estável. Em troca, recebe empenho e dedicação de profissionais que sabem reconhecer uma boa empresa para trabalhar.

Quais são os benefícios corporativos obrigatórios?

Alguns benefícios corporativos são obrigatórios por lei. Isso significa que é preciso assegurá-los a todos os seus colaboradores, sob risco de sofrer sanções, pagar multas e até ter suas atividades suspensas. Conheça-os melhor a seguir.

FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um benefício pago pelo empregador a favor do colaborador. Todos os meses é preciso recolher o equivalente a 8% da remuneração do profissional e depositar esse dinheiro em uma conta da CAIXA.

É importante lembrar que o trabalhador só terá acesso ao dinheiro se:

  • for demitido sem justa causa;
  • for enquadrado em outras situações previstas em lei.

Férias

Todo colaborador tem o direito de usufruir de um período de 30 dias de descanso a cada 12 meses trabalhados. Além disso, ele recebe um adicional de 1/3 em relação à remuneração normal.

13º salário

O 13º salário é um benefício pago no mês de novembro e dezembro ao trabalhador. O valor é calculado conforme o número de meses trabalhados no ano. Assim, a cada mês, ele adquire o direito de receber 1/12 (um doze avos) do seu salário.

Vale-transporte

O trabalhador não pode gastar mais do que 6% do seu salário com transporte. Desse modo, a empresa faz um desconto em sua folha de pagamento e custeia o valor que excede esse percentual.

Quais são os benefícios corporativos opcionais mais comuns?

Empresas que desejam se destacar no mercado e conquistar os melhores profissionais precisam pensar em benefícios além dos obrigatórios. Veja a seguir quais são os mais comuns.

Vale-refeição

A lei prevê que empresas com mais de 300 colaboradores devem disponibilizar um ambiente para que eles se alimentem. No entanto, as demais podem ou não contar com essa comodidade.

Para as que optam por não montar um refeitório, há a possibilidade de pagar um vale-refeição. Trata-se de um valor que o colaborador pode gastar em restaurantes, custeando sua refeição diária.

Vale-alimentação

O vale-alimentação segue a mesma lógica do vale-refeição. No entanto, o dinheiro depositado pela empresa deve ser usado pelo colaborador para custear suas compras em supermercados e padarias, por exemplo.

Plano de saúde

O plano de saúde é um benefício opcional muito comum nas empresas. Nesse caso, a organização pode custear o benefício ou descontar o valor do colaborador diretamente na folha de pagamento.

Quais são os benefícios estratégicos diferenciados e mais pedidos pelos colaboradores?

A verdade é que atrair talentos não é uma tarefa simples. Milhares de negócios estão em busca desses profissionais, e todos lutam para conquistar a preferência deles. Sendo assim, a melhor estratégia é investir em benefícios ainda mais diferenciados.

Eles estão entre as principais demandas dos colaboradores, sendo um importante diferencial competitivo. Veja, a seguir, alguns exemplos que podem ajudar na retenção dos melhores profissionais do mercado e colocar a sua empresa em outro patamar!

Vale-cultura

O acesso à cultura é muito importante para o ser humano e contribui para sua qualidade de vida. Você pode oferecer um vale-cultura, ou seja, um valor para ser usado na compra de:

  • livros;
  • filmes;
  • ingressos para o teatro;
  • ingressos para cinema;
  • ingressos para shows.

Convênio com academias

A preocupação com a saúde e o corpo faz parte do perfil dessa nova geração de profissionais. Se você quer conquistá-los, é interessante firmar convênios com academias ou espaços destinados a atividades físicas.

Assim, além de entregar um benefício muito requisitado, você também incentiva a prática de exercícios entre seus colaboradores. Uma equipe mais ativa é uma equipe mais saudável e também uma equipe mais focada e produtiva!

Seguro de vida

Muitas pessoas se preocupam em poupar dinheiro para garantir que seus familiares tenham uma vida tranquila. Uma boa dica, portanto, é oferecer um seguro de vida e ajudar seus colaboradores a darem estabilidade financeira aos dependentes deles.

Esse é um grande diferencial e pode ser decisivo para a retenção de um grande talento. Afinal, poucos negócios oferecem esse benefício.

Previdência privada

Quem não se preocupa com a liberdade financeira, não é mesmo? Desfrutar de uma aposentadoria tranquila e feliz está entre os desejos de quase todos os brasileiros. Por isso, oferecer uma previdência privada é uma excelente estratégia.

Profissionais de alto nível verão sua empresa como um bom lugar para trabalhar e permanecer por um bom período – o que pode ser decisivo para o crescimento do negócio.

Convênio com terapeutas e psicólogos

A saúde mental deixou seu lugar de tabu para se tornar um dos benefícios mais pedido pelos colaboradores. E, por isso, as empresas têm iniciado convênios com plataformas e profissionais que possam auxiliar seus colaboradores em questões mais ligadas à saúde emocional.

Sessões de terapia, coaching e direcionamento profissional são apenas algumas das modalidades buscadas pelos profissionais.

Bolsas de estudo

Oferecer bolsas de estudo é uma estratégia muito inteligente para atrair talentos. Isso acontece porque a sua empresa vai chamar a atenção dos bons profissionais — aqueles que se preocupam com qualificação.

Além disso, ter colaboradores que fazem pós-graduação, MBA e cursos de línguas favorece o crescimento do seu negócio. Afinal, eles vão estar ainda mais preparados para os desafios do mercado.

Auxílio creche ou creche interna na empresa

Conciliar o papel de mãe ou pai com o de profissional é um grande desafio. Por isso, empresas que apoiam profissionais com filhos – auxiliando tanto financeiramente quanto oferecendo um espaço seguro na empresa – são muito valorizadas.

A sua empresa já tem um pacote de benefícios corporativos para os colaboradores? Como vimos, essa é uma decisão que só gera benefícios, ajudando a atrair, conquistar e reter talentos na sua equipe. Mas não esqueça de medir o resultado de cada novo benefício que for inserido na sua empresa para garantir que ele está trazendo os resultados esperados.

Se tiver dúvidas sobre o tema, basta deixar um comentário. Teremos prazer em ajudar!