7 benefícios flexíveis que você pode oferecer em sua empresa

por Juliana Volpe | 07/02/2019

benefícios flexíveis

Cada vez mais os setores de RH procuram oferecer uma série de benefícios para atrair talentos e manter os colaboradores. Entre as grandes organizações, a competição para proporcionar as melhores vantagens aos colaboradores só cresce. Junto a ela, também fica evidente a grande importância de oferecer benefícios flexíveis — um modelo no qual o colaborador escolhe quais dos itens disponíveis ele deseja receber.

Foi-se o tempo em que bastava incluir um plano de saúde para ter colaboradores satisfeitos e motivados, não é mesmo?

Para os colaboradores, os benefícios flexíveis geram mais qualidade de vida para a rotina e equilíbrio entre o trabalho e as outras áreas da vida, como as finanças, o lazer, a saúde física e mental, a relação com a família etc.

Para quem contrata, as opções diferenciadas permitem chamar a atenção dos bons profissionais na hora da seleção, além de reduzir as faltas e demissões causadas por problemas pessoais. Além disso, aumenta-se a retenção, pois depois de se acostumar com as vantagens, dificilmente o colaborador vai querer abrir mão do que está lhe fazendo bem.

Que tal conhecer algumas alternativas de benefícios flexíveis que você pode oferecer na sua empresa? Confira os exemplos a seguir!

1. Aulas de yoga ou atividades físicas coletivas

É comum as empresas oferecem planos odontológicos e de saúde, e não há nada de errado nisso. No entanto, já faz tempo que as organizações vêm implementando outras iniciativas na área de saúde. Hoje, muitas corporações oferecem aulas de yoga, grupos de corrida e outras atividades físicas coletivas.

Além de favorecer o bem-estar e a condição física dos colaboradores (gerando também mais disposição e produtividade), as práticas em grupo ajudam a integrar a equipe. É um momento no qual as pessoas saem do trabalho em si para fazer algo diferente com seus colegas. Outras opções nesse sentido são parcerias com academias, planos de alimentação saudável e incentivos para quem chega de bicicleta.

2. Creche interna para crianças

Um dos maiores desafios de quem tem filho pequeno é conciliar o papel de mãe ou pai com a carreira. Muitas vezes é difícil encontrar um local para deixar as crianças em segurança, sem falar na incompatibilidade de horários e nos deslocamentos.

Nesse sentido, oferecer uma creche interna pode ser um dos melhores benefícios flexíveis. Sem dúvida, papais e mamães valorizam muito a iniciativa — não só pelo ponto de vista prático, mas pela postura da empresa em apoiar a família.

Somado a isso, o dia a dia de quem tem bebês ou crianças se torna muito mais produtivo, o que é uma vantagem também para a empresa. Outra dica interessante é dar licença-maternidade ou paternidade estendida.

3. Trabalho em home office

Esse benefício está relacionado ao trabalho a distância. Em diversos casos, dependendo da função que o colaborador desempenha, ele pode cumprir suas atividades — ou pelo menos parte delas — da sua própria casa. A transformação digital que estamos vivendo realmente propicia novas formas de trabalho, bastando ter uma conexão com a internet para realizar inúmeras tarefas.

Para os colaboradores que valorizam a liberdade, esse pode ser um ponto extremamente positivo. Há empresas que optam por implementar essa vantagem aos poucos, começando com um turno ou um dia por semana para avaliar os resultados. Assim, não há riscos de desorganização e todos podem se adaptar gradualmente.

4. Educação e desenvolvimento de carreira

Normalmente os melhores colaboradores são aqueles que prezam pela educação e o pelo desenvolvimento de suas carreiras. Ao ajudar na qualificação dessas pessoas, elas se sentem valorizadas e a empresa ainda conta com a evolução dos colaboradores.

Alguns dos benefícios utilizados nessa área são:

  • treinamentos e programas de desenvolvimento pessoal;
  • mentorias;
  • workshops e palestras;
  • reembolso da matrícula de cursos de especialização ou pós-graduação;
  • bolsas de estudo, entre outros.

5. Áreas de lazer e convivência

Muitas vezes, o simples fato de ter um espaço para relaxar nos momentos de folga já proporciona muito mais qualidade de vida no trabalho. Diversas empresas de tecnologia, como Facebook e Google, são conhecidas por oferecer vantagens como áreas de lazer e convivência, geladeira aberta e comida gratuita, eventos de integração, salas de jogos com mesas de sinuca, ping-pong e videogames, entre outras opções.

Pense que diversos colaboradores acabam ficando na empresa em horários nos quais não estão necessariamente trabalhando, como o intervalo de almoço. Assim, investir em pequenos pontos para deixar o dia mais leve pode render ótimos resultados.

6. Vale-cultura

Por mais que a empresa invista na melhoria do clima organizacional, a rotina de trabalho sempre tem espaço para situações desafiadores ou estressantes. Então, por que não buscar benefícios flexíveis e que ajudem a gerar leveza e diversão nos momentos de folga?

O vale-cultura é uma opção na qual o colaborador recebe um valor mensal de crédito para investir em livros, cinema, shows musicais ou de comédia, peças de teatro, exposições, e assim por diante.

Além de equilibrar melhor a relação entre trabalho e lazer, esse tipo de benefício permite que os profissionais se exponham a novos conteúdos e experiências, enriquecendo sua bagagem cultural. Com isso, a empresa também sai ganhando, já que o ambiente da companhia tende a ficar mais criativo.

7. Serviços de bem-estar financeiro

Todo mundo que já ficou apertado financeiramente sabe como essa é uma situação ruim. Quando um colaborador está preocupado com contas atrasadas, ele acaba tendo diversos conflitos que tiram o foco do trabalho e causam ansiedade. Em casos mais extremos, os problemas podem levar ao desenvolvimento de doenças físicas e psicológicas.

Esse tipo de benefício está relacionado à educação financeira, à poupança e ao planejamento do uso do dinheiro. No serviço de bem-estar financeiro da Magnetis, por exemplo, o colaborador recebe um amplo cuidado: tem acesso a um diagnóstico para entender sua situação financeira atual, videoaulas e ferramentas online para aprender sobre finanças, além de consultoria com um especialista para quitar dívidas e alcançar objetivos.

Como você viu, basta ter um pouco de criatividade para contar com colaboradores mais satisfeitos, produtivos e engajados. Uma das vantagens dos benefícios flexíveis é a possibilidade de terceirização, ganhando qualidade no serviço, reduzindo custos e mantendo o foco da sua empresa na atividade-fim.

Aproveite para conhecer a opção de benefício de bem-estar financeiro da Magnetis e tenha ainda mais sucesso na retenção de talentos! 

Juliana Volpe é Gerente de Negócios na Magnetis.

Avaliar o post