Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Conheça os 6 benefícios para funcionários mais desejados

Hoje em dia, não é mais apenas o valor do salário que determina as melhores oportunidades para os profissionais. Cada vez mais, os benefícios para funcionários oferecidos pelas empresas têm feito a diferença na captação e na retenção dos melhores talentos para a equipe.

A razão para isso é simples: eles costumam representar uma grande comodidade na rotina dessas pessoas, que se torna  a cada dia mais atarefada. Uma pesquisa realizada pela instituição Gallup apontou que ao menos um terço dos trabalhadores norte-americanos trocariam de emprego se os benefícios ofertados fossem mais atrativos.

De olho nessa tendência, muitas empresas aqui no Brasil também já se mobilizam para disponibilizar as vantagens mais procuradas pelos profissionais. Quer saber quais são elas? Confira agora nossa lista com os 6 benefícios mais desejados!

1. Seguro-saúde

Problemas relacionados com a saúde sempre podem representar grandes contratempos para qualquer pessoa. Ao passo que os serviços públicos são altamente concorridos e difíceis de serem acessados, os custos de atendimentos particulares aumentam sucessivamente, tornando-se distantes para muitos.

Tal cenário faz do seguro-saúde uma ótima alternativa de benefício para as empresas que querem amparar sua equipe nesses momentos tão delicados. Com esse serviço, os colaboradores e seus familiares podem usufruir da rede de saúde privada com a tranquilidade de que as despesas serão reembolsadas.

Quando precisar, o seguro permite que o beneficiário recorra ao hospital ou clínica que preferir. Sem a limitação de uma rede credenciada, comum nos planos de saúde tradicionais, a assistência se torna mais flexível e eficiente. É possível ter cobertura para atendimentos com seu médico de confiança ou mesmo com o que estiver mais próximo em um momento de urgência. Muitas vezes, esse pode ser um diferencial que permite até mesmo salvar a vida de uma pessoa.

Uma grande vantagem do seguro-saúde é sua alta capacidade de personalização. É possível selecionar entre diferentes coberturas para tornar esse benefício ideal para as necessidades de cada colaborador.

2. Bônus em dinheiro

Para dar mais liberdade de utilização, muitas empresas têm investido nas bonificações em dinheiro como benefício corporativo. Essa é uma excelente maneira de motivar colaboradores, recompensando a equipe pelo bom desempenho, metas atingidas e resultados obtidos.

A característica mais importante do bônus em dinheiro é que os valores distribuídos dessa forma não são considerados como parte do salário. Por não haver essa incorporação, nem a empresa nem o trabalhador precisam se preocupar com a incidência de encargos e impostos sobre a quantia.

No entanto, manter um controle apurado sobre essas gratificações é fundamental aos setores financeiro e de recursos humanos. Assim, a empresa mantém os colaboradores motivados sem descuidar do seu orçamento.

3. Horários flexíveis

A tendência de flexibilizar os horários de expediente se mostra cada dia mais relevante para empresas de variados segmentos. Com as inúmeras possibilidades criadas pela transformação digital, diferentes profissionais podem executar suas atividades a qualquer horário e a partir de diferentes locais.

Para se adequar à dinâmica do mercado de trabalho atual, companhias já permitem que seus colaboradores cumpram a jornada diária de maneira diferenciada. Isso permite que essas pessoas organizem melhor seus horários, podendo conciliar os afazeres pessoais com as obrigações profissionais.

Esse tipo de benefício praticamente não exige investimentos por parte da empresa, mas algumas adaptações podem ser necessárias para que nada fuja do esperado. Mantendo esse planejamento, o benefício de horários flexíveis pode resultar em maior satisfação para quem trabalha e mais produtividade para o negócio.

4. Previdência privada

Mesmo contribuindo com a previdência social, a grande realidade é que os benefícios pagos pelo INSS nem sempre são suficientes para uma aposentadoria tranquila. É por isso que a previdência privada se tornou tão desejada por profissionais de diferentes segmentos.

É possível optar por planos que compartilham os custos com os colaboradores ou então por cobertura total por parte da empresa. Além de uma atrativa taxa de rendimento, a previdência privada conta com carga de impostos reduzida, flexibilidade nos aportes e baixo risco.

Vale destacar que, após a aprovação da Reforma da Previdência, em 2019, as regras para aposentadoria por meio do sistema público se tornaram mais rígidas. Esse é mais um fator que aumenta a importância dada pelos trabalhadores a um benefício com as características da previdência privada.

As empresas também têm muito a ganhar ao proporcionar esse importante investimento às suas equipes. Com melhores perspectivas para o futuro, os colaboradores poderão desempenhar melhor o seu papel no presente, com total foco e dedicação naquilo que realmente importa.

5. PLR

Mais um benefício que vai diretamente para a carteira dos colaboradores, o PLR é a sigla para Participação nos Lucros e Resultados. Isso significa que estamos falando de uma remuneração adicional baseada na premissa de dividir os ganhos da empresa com sua equipe.

A expectativa para receber esse benefício é sempre um bom incentivo para que os colaboradores produzam mais e se mantenham motivados. É possível ainda estipular metas para diferentes grupos, oferecendo recompensas ainda mais atrativas para aqueles que as baterem. Isso permite que ele seja oferecido tanto para colaboradores operacionais, quanto para aqueles que recebem benefícios C-Level.

O mais comum é fazer esse tipo de bonificação próximo ao final do ano. Quanto ao valor a ser oferecido como PLR, ele depende bastante de características como porte da empresa e do seu faturamento. O fato é que, quando uma quantia apropriada é oferecida, toda a equipe se sente recompensada e disposta a continuar oferecendo o seu melhor diariamente.

6. Auxílio-educação

Contribuir com o desenvolvimento das competências profissionais dos colaboradores também é um benefício que sua empresa deve considerar. O auxílio-educação consiste em subsidiar oportunidades ligadas a realização de cursos, graduações e especializações relevantes para a sua atuação e para a formação pessoal.

Para isso, a empresa pode buscar por parcerias junto a instituições de ensino, visando oferecer descontos ou bolsas de estudos para os membros da equipe. 

Outra opção é custear parte das despesas com educação que o colaborador já tenha para incentivar sua permanência até a conclusão dos estudos. Aqueles que forem contemplados com esse auxílio certamente se sentirão muito gratos e buscarão desempenhar seu melhor para retribuir em forma de resultados à empresa.

Não há dúvidas de que a equipe de colaboradores constitui um dos maiores patrimônios que uma empresa pode ter. Por isso, os benefícios que vimos são uma boa forma de desenvolver o employer branding da companhia e construir um bom quadro operacional.

Lembre-se, no entanto, que a estruturação dos benefícios para funcionários deve estar alinhada com tanto aos anseios da equipe quanto às necessidades da empresa. Quer uma ajuda nesse processo? Então aproveite agora para conferir nosso post com dicas para montar um plano de benefícios atrativo!

Julia Ayres

Julia é jornalista por formação, mas apaixonada por marketing digital, performance e educação financeira. Atualmente, lidera as estratégias de marketing para a área de empresas da Magnetis

leia mais desse autor