X
Magnetis Week

a black friday da

Magnetis Logo
Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Binance coin: tudo o que você precisa saber sobre a criptomoeda

Você já ouviu falar em Binance Coin? Assim como a Bitcoin, é mais uma opção de criptomoeda para quem deseja lidar com o mercado de moedas digitais. Ela é emitida pela bolsa Binance e frequentemente negociada por meio do símbolo BNB.

Essa moeda digital tem ganhado força e se destacado nas listas das principais criptomoedas existentes. A plataforma Binance já é considerada a segunda maior bolsa de moedas digitais do mundo. Ela conta com cerca de 6 bilhões de dólares em ativos sendo negociados a cada semana.

No artigo a seguir, você confere mais detalhes e particularidades sobre a Binance Coin. Também vai entender por que essa é uma das principais escolhas de quem investe no mercado de criptomoedas.

Continue a leitura!

O que é a Binance Coin?

A Binance Coin é uma moeda digital negociada e usada na bolsa Binance, indicada pelo símbolo BNB. Ela é executada no blockchain Ethereum com padrão ERC 20.

Semelhante ao Ether, o token BNB também alimenta todas as operações na plataforma Binance. Ele tem um limite restrito de no máximo 200 milhões de tokens BNB. Além disso, como qualquer outra criptomoeda, a BNB pode ser negociada em trocas de criptomoedas suportadas.

A Binance Coin tem aumentado o seu valor, especialmente graças à relação da criptomoeda com o crescimento da bolsa Binance. Com isso, hoje a BNB está entre as trinta principais criptomoedas do mundo em valor de mercado.

Por que a Binance Coin foi criada?

A Binance Coin foi criada em 2017 pela dupla Changpeng Zhao e Roger Wang. Ela foi inaugurada em uma ICO (Oferta Inicial de Moedas) pouco antes da abertura oficial da Binance Exchange.

A Binance cunhou um total de duzentos milhões de tokens do BNB para uso. O fornecimento total de tokens foi alocado em certa porcentagem entre diferentes entidades. Por exemplo:

  • 100 milhões (50%) de tokens do BNB foram reservados para a ICO;
  • 80 milhões (40%) de tokens do BNB foram alocados à equipe fundadora;
  • 20 milhões (10%) de tokens foram reservados para o grupo chamado Angel.

Inicialmente, a BNB foi desenvolvida para ser um utility token. Logo, a moeda digital poderia ser utilizada pelos usuários da plataforma para o pagamento (com desconto) de taxas cobradas pelo uso dos serviços. Esses encargos incluem taxas de câmbio, de negociação e de listagem, entre outros.

Foi oferecido um desconto de 50% na taxa de negociação durante o primeiro ano. Esse foi um dos muitos casos em que a BNB impulsionou o crescimento global da plataforma Binance.

Em pouco tempo, a Binance Coin evoluiu para um token amplamente utilizado, com mais de 120 opções de uso. Ela consolidou seu papel como um dos utility tokens mais utilizados no espaço blockchain, sendo adicionada e aplicada dentro e fora do ecossistema da Binance.

A ideia é que a Binance Coin evolua ainda mais, com o objetivo de operar um DEX (Exchanges descentralizadas) no topo da cadeia.

Quais são as vantagens da BNB?

Além da evidente expansão, a Binance Coin apresenta outros benefícios. Veja a seguir!

Taxas de negociação

Um dos principais benefícios da BNB é o desconto que os traders podem obter ao fazer pedidos na própria bolsa. A taxa padrão real que todo profissional recebe é definida como 0,1% por negociação comprometida.

Essa é uma das menores taxas em comparação com outras trocas de criptomoedas. Claro que sempre existem exceções, mas são bem poucas. A Binance tem uma política padrão de definir taxas de negociação em 0,1% — ou seja, opções bem baratas!

Correspondência de pedidos

É importante entender que as trocas de moedas digitais funcionam apenas como facilitadores de pedidos de compra ou venda de consumidores. Os usuários confiam nas trocas para combinar pedidos de compra de uma criptomoeda com pedidos de outros usuários que estão vendendo a mesma criptomoeda.

Torna-se de extrema importância que as bolsas consigam processar o número máximo possível de pares de negociação. A Binance apresenta um mecanismo de correspondência robusto que pode lidar com 1.400.000 pedidos por segundo. Trata-se de uma das trocas de criptomoeda mais rápidas do mercado.

Liquidez

Uma troca de criptomoedas não pode ter sucesso sem liquidez suficiente. Em agosto de 2018, a Binance negociou cerca de 380 criptomoedas, por isso tem a carteira de pedidos mais movimentada do mercado de criptografia. A bolsa é preenchida por moedas digitais com preços altamente competitivos. Isso viabiliza um processamento mais rápido da ordem de negociação.

Suporte em diversos idiomas

A Binance Coin oferece suporte em 13 idiomas, incluindo o português. Isso facilita bastante em casos de dúvidas, negociações, perguntas e respostas. Também permite que a BNB seja acessada por pessoas do mundo todo.

O que esperar do futuro da Binance Coin?

Atualmente, a Binance está promovendo a adoção do token do BNB a fim de gerar fidelidade por parte dos clientes. Inclusive, o desconto oferecido nas taxas de negociação é uma vantagem convidativa para que as pessoas conheçam ou continuem utilizando essa moeda digital.

Com uma troca de criptomoedas dominante, podemos esperar que a BNB continue circulando amplamente pelo mercado de moedas digitais do mundo. Quanto mais a sua adoção cresce, mais valiosa e útil ela se torna.

No momento, o valor principal da BNB está dentro da própria bolsa Binance. Isso torna a BNB única entre a maioria das moedas novas, uma vez que já tem um caso de uso prático. Porém, no futuro, é possível que o valor da Binance Coin cresça como um ativo.

Se a BNB continuar com o sucesso que tem apresentado, certamente a plataforma vai implementar mais recursos e programas para os seus clientes. Assim, mais atividades poderão ser realizadas com a moeda digital.

É provável que, em pouco tempo, a Binance Coin esteja ainda mais valorizada e procurada no mercado. Boas taxas de negociação e crescimento veloz fazem com que ela seja uma boa opção para quem deseja conhecer o mercado das criptomoedas. Portanto, se você busca se aprofundar no tema, baixe gratuitamente o nosso Guia sobre Tipos de Investimentos e saiba como começar a investir!

Malena Oliveira

Especialista em Finanças Pessoais e membro do Grupo Consultivo de Educação Financeira da Anbima.

leia mais desse autor