Bitcoin Cash: conheça essa alternativa à tradicional Bitcoin

por Malena Oliveira | 07/02/2020

Bitcoin Cash
consultoria de investimento

A Bitcoin foi a primeira das criptomoedas e, até hoje, é moeda digital mais famosa. Apesar de ter o nome parecido, a Bitcoin Cash (BCH) não é igual à moeda pioneira e tem várias particularidades interessantes.

Assim como a Bitcoin Gold, Bitcoin Diamond e Bitcoin Private, entre outras, a BCH compartilha semelhanças com a Bitcoin, mas certas características são diferentes.

A Bitcoin Cash também é uma criptomoeda que tem seu próprio blockchain. Concebida em 2017, é uma versão mais recente de moeda digital, feita por meio do método de mineração. 

Mas, afinal, o que isso significa? Quais são as diferenças entre a Bitcoin Cash e a Bitcoin? Qual criptomoeda é a melhor escolha para você?

Acompanhe e entenda mais sobre o tema!

O que é Bitcoin Cash?

Antes de explicar o que é a Bitcoin Cash, é importante ressaltar que a Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, isto é, baseada em um código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode pegar o código e modificá-lo, lançando sua própria versão.

Outro conceito importante é o de forks, que representa o processo de atualização de códigos criptoativos de determinadas moedas.

Por exemplo: quando uma blockchain se divide em dois caminhos diferentes, mas que ainda coexistem paralelamente, isso é chamado de fork.

Geralmente, um fork ocorre durante a mineração de criptomoedas. Se dois mineradores se deparam com um novo bloco de forma simultânea, podem fazer com que a rede se divida temporariamente.

Logo, um fork pode ser entendido como uma espécie de bifurcação. Resumindo: quando as pessoas que utilizam aquela moeda não entram em um acordo, cria-se uma criptomoeda derivada

Foi nesse tipo de processo que surgiu a Bitcoin Cash, que é o resultado de uma discussão a respeito da escalabilidade.

A proposta dela reside na ideia de que blocos maiores de transações podem resolver certos problemas de escala: quanto mais transações se encaixam em determinados blocos, maior a velocidade para processá-las. 

Assim, a Bitcoin Cash foi projetada para criar taxas baixas e tempos de transação curtos. Essa moeda adota um tamanho de bloco maior, o que significa que a rede pode suportar mais transações. 

Assim, um bloco Bitcoin Cash, em uma blockchain, pode ser oito vezes maior do que um bloco Bitcoin. Consequentemente, isso torna a BCH mais rápida, barata e escalável do que a própria Bitcoin. 

Para que ela serve?

Como a BCH é derivada da Bitcoin, suas principais funções são bem parecidas. Veja algumas a seguir:

Envios e recebimentos

Uma característica da Bitcoin Cash é que você pode enviar e receber moedas sem a interferência de uma terceira parte, como um banco.

Basta fazer a operação diretamente de pessoa para pessoa. É uma opção viável para quem faz transferências internacionais, pois as taxas são bem menores do que as de um banco. 

consultoria de investimento

Com criptomoedas em geral, você gerencia seu próprio dinheiro.

Método de pagamento

Você sabia que é possível usar a Bitcoin Cash como forma de pagamento? Isso já se tornou realidade em diversas lojas online, por exemplo. Contudo, não é um método comum. Afinal, como as criptomoedas são muito recentes, poucos adotam essa forma de pagamento. 

Investimentos

A Bitcoin Cash também é uma oportunidade de investimento. Entre as vantagens, existem grandes flutuações em períodos curtos de tempo, devido à alta volatilidade.

O investimento em criptomoedas é uma opção interessante para quem deseja ganhar dinheiro em um mercado novo, mas que pode crescer bastante futuramente.

Como essa criptomoeda funciona?

A Bitcoin Cash funciona sem um intermediário. Você pode enviar e receber dinheiro sem precisar dos serviços bancários, por exemplo. Porém, se você quer trocar reais, dólares ou euros por Bitcoin Cash, precisa usar um corretor de criptomoeda.

Você faz uma transferência bancária ou usa um cartão para realizar o pagamento. Em seguida, o dinheiro da BCH é enviado à sua carteira virtual

Como a Bitcoin Cash foi projetada para ser um sistema de pagamento, é possível receber essa criptomoeda em troca de algum serviço fornecido. 

A vantagem é a velocidade da transação: se você recebe em Bitcoin Cash, o valor cairá na sua carteira virtual no mesmo instante. Não há necessidade de esperar dias para receber seu dinheiro, como pode ser o caso de depósitos ou transferências bancárias.

Vale a pena investir em Bitcoin Cash?

Mas, afinal, mesmo que as criptomoedas estejam em ascensão, será que vale a pena investir em Bitcoin ou em Bitcoin Cash? É uma opção segura? 

Se você quer investir em Bitcoin Cash, lembre-se que ela é uma moeda e não funciona da mesma forma que ações ou títulos. Isso quer dizer que, em vez de comprar ações de Bitcoin Cash, você trocará sua moeda pela BCH.

Por exemplo: hoje, 1 BCH equivale a cerca de R$ 894,00. O esperado é que o valor da BCH aumente. Nesse caso, você pode trocar suas moedas de Bitcoin Cash de volta para reais, caso encontre alguém que esteja disposto a fazer a transação. 

Se você está pensando em investir na Bitcoin Cash, vale ressaltar que trata-se de uma operação de alto risco. Para que você ganhe dinheiro, o preço da BCH precisa subir. Só assim outras pessoas podem querer comprar de você, já que não é possível investir em BCH pela bolsa de valores.

Como investir?

Para investir em Bitcoin Cash, você precisa de uma carteira virtual. Essas carteiras funcionam por aplicativos instalados no celular, no computador, em dispositivos específicos para uso offline, entre outras opções. 

Por exemplo, você pode investir na Bitcoin Cash para utilizá-la como sua principal moeda de transações.

A questão é: qual é a sua preferência? Para que você usaria a BCH? Você acredita que essa é uma opção viável de investimento?

Se ainda tiver dúvidas, procure a opinião de pessoas que já investiram, busque ajuda de sites confiáveis e pesquise mais sobre o tema, para ter certeza da sua escolha.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Bitcoin Cash, as principais características desse tipo de moeda e as formas existentes de investimento, o que acha de ler o nosso Guia Completo sobre Consultoria de Investimentos para se aprofundar nesse universo? O download é gratuito!

Avaliar o post