Dá para ser consciente na Black Friday? Veja o que dizem os especialistas

por Mariana Congo

Não dá para falar de Black Friday sem falar de consumo. Apesar de a origem do nome ser incerta, o termo já está bastante associado à maratona de descontos e promoções que muitas lojas fazem, às vezes durante todo o mês de novembro. Mas dá para encarar a Black Friday de um jeito consciente?

Veja mais: Sabia que você pode investir com a Magnetis a partir de R$ 1 mil? Monte grátis o seu plano de investimentos!  

Foi esse o tema de um evento promovido pela Magnetis em São Paulo, no Google For Startups, no dia 22/11/2018. Na véspera da Black Friday, reunimos grandes nomes do mundo das finanças no Brasil para falar sobre:

  • como controlar seus impulsos e não transformar a Black Friday em uma Red Monday (segunda-feira no vermelho);

  • quando se trata de investimentos, não é preciso esperar a Black Friday para fazer bons negócios;

  • a importância de pesquisar e comparar antes de tomar a sua decisão;

  • como ter uma relação melhor com o seu bolso.

Várias ideias e dicas foram discutidas para lidar melhor com o apelo ao consumo típico dessa data.

Ana Leoni, superintendente de Educação Financeira da Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), contou o passo a passo de como conseguiu realizar o “Desafio do Closet”. As metas são:

  • Não comprar nenhuma peça de roupa durante seis meses;

  • Não repetir o look durante seis meses.

O dia a dia de sua experiência está relatado no blog e no Instagram Dinheiro com Atitude. “Ter dinheiro é o menor significado de riqueza e liberdade. Saber escolher é o que proporciona a verdadeira liberdade”, diz a executiva.

Luciano Tavares, CEO e co-fundador da Magnetis, falou do avanço da tecnologia no mercado financeiro, que hoje permite que as pessoas foquem menos em tipos de investimento e mais em objetivos financeiros.

Assim, não é necessário ser especialista,ter muito dinheiro ou dedicar muitas horas de estudo para investir bem: “Estão surgindo serviços em que você deixa de pensar em quais produtos financeiros você vai investir para pensar por que você está investindo. A Magnetis é uma das empresas que prestam esse serviço”.

Black Friday Consciente: veja  o que dizem os especialistas

Da esquerda para a direita: André Massaro (especialista em finanças pessoais), Mariana Congo (Magnetis), Ana Leoni (Anbima), Bernardo Pascowitch (Yubb) e Luciano Tavares (Magnetis) - Foto: Leandro Caproni/Sem Cortes Filmes

Bernardo Pascowitch, CEO do buscador de investimentos Yubb, reforça que hoje há aplicações financeiras no Brasil acessíveis para qualquer pessoa e que é necessário desenvolver o hábito de investir para fazer escolhas melhores. “Com o tempo você vai experimentar novos investimentos e vai montar um portfólio melhor”, diz.

Por fim, André Massaro, professor de Finanças da B3 e do curso Blueprint - formação de investidores, destaca a necessidade da organização financeira para ter uma vida mais equilibrada: “Não confie apenas na sua memória para controlar o quanto você ganha e o quanto você gasta. A chance de a conta não fechar é grande”.

A gravação do evento e as palestras estão disponíveis na íntegra a seguir:

Se você tem alguma dúvida sobre o tema, escreva para nós. Deixe aqui o seu comentário e compartilhe conosco seus questionamentos e sua experiência.

Caso ainda não seja cliente Magnetis, você também pode aproveitar a Black Friday para cuidar melhor dos seus investimentos.

Neste mês de novembro, a Magnetis oferece taxa zero nos primeiros seis meses a partir da sua primeira aplicação. Então, monte hoje mesmo o seu plano de investimentos e invista no que realmente importa!

Mariana Congo, da Magnetis

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

Dá para ser consciente na Black Friday? Veja o que dizem os especialistas
Avaliar o post