[Bate-papo ao vivo] Como buscar o melhor investimento para você?

por Mariana Congo | 29/08/2018

Qual será o melhor investimento? Será aquele que rende mais e que oferece mais risco? Ou será aquele que rende pouco, mas rende sempre? Para responder essa pergunta, convidamos o pessoal do Yubb, um buscador de investimentos online e gratuito, para um bate-papo especial no canal da Magnetis no YouTube sobre como buscar o melhor investimento para você.

Nessa conversa, nós convidamos a Débora Duarte, jornalista e líder de conteúdo no Yubb, para esclarecer o que você deve levar em conta antes de escolher seus investimentos. 

Os principais tópicos que discutimos foram:

  • check
    Como escolher o melhor investimento para você?
  • check
    Como definir metas para seus investimentos?
  • check
    Quais aplicações atendem melhor seus objetivos?
  • check
    Quais ferramentas podem ajudar na sua busca?

Confira a seguir o bate-papo na íntegra e veja os principais pontos da nossa conversa ao longo deste post!

Veja mais: Sabia que na Magnetis você pode investir nas melhores aplicações a partir de R$ 1 mil? Monte seu plano grátis!

Como escolher o melhor investimento para você?

Escolher um investimento envolve questões muito particulares e que só podem ser definidas por você. As principais são:

  • seu perfil de investidor;
  • seus objetivos financeiros.

O perfil de investidor é a forma como você encara o impacto das variações do mercado nos seus investimentos. Significa quanto você toleraria arriscar perder para alcançar determinado objetivo. Também é uma forma de expressar o quanto você tolera ver o gráfico ficar negativo sem resgatar seus investimentos.

Existem três perfis de investidor. São eles:

  • conservador: não tolera perdas e prefere aplicações em que seja possível ter mais certeza da rentabilidade;
  • moderado: tolera algum risco para alcançar um rendimento melhor, mas não se sente confortável com aplicações muito arriscadas;
  • arrojado: compreende que perdas no meio do caminho podem ser compensadas no longo prazo e tolera arriscar mais para ter um rendimento maior.

Depois de definir o seu perfil de investidor, também é importante pensar no que você pretende fazer com o dinheiro que está investindo e em quanto tempo você quer alcançar o valor para alcançar essa meta.

Existem três tipos de objetivos conforme o prazo:

  • objetivo de curto prazo: são realizados em menos de um ano;
  • objetivo de médio prazo: entre um e cinco anos;
  • objetivo de longo prazo: acima de cinco anos.

Uma pessoa pode tolerar riscos diferentes, dependendo dos seus objetivos e do tempo em que ela pretende alcançar o que deseja. Assim, é possível ter investimentos mais conservadores para alguns objetivos e mais arrojado para outros. Não existe certo e errado e somente você é quem pode definir essas questões.

Como definir metas para seus investimentos

Para escolher a melhor aplicação financeira, é importante refletir sobre alguns termos práticos:

  • De quanto dinheiro você precisa para alcançar seu objetivo?
  • Quanto você precisa poupar por mês para alcançar essa quantia?
  • É preciso fazer algum ajuste em seu orçamento ou eliminar algum bloqueio (uma dívida, por exemplo) para conseguir poupar mais?

Uma vez definidos esses pontos, fica muito mais fácil organizar as contas para guardar dinheiro para os seus objetivos e aumentar o retorno das suas aplicações financeiras.

Quais aplicações atendem melhor seus objetivos financeiros?

Depois dessa reflexão inicial, é hora de escolher os melhores investimentos para você alcancar as suas metas financeiras. Mas o que levar em consideração? Os principais pontos são:

  • Quanto dinheiro você tem disponível para investir?
  • Quanto você consegue investir adicionalmente, todo mês se possível?
  • Quais investimentos atendem melhor seu perfil e o prazo em que você pretende alcançar seus objetivos?

Se você for um investidor conservador, pode optar por aplicações de renda fixa, como o Tesouro Direto, os títulos de crédito privado (CDB, LCI, LCA) e até fundos de investimento com esse perfil e que tenham taxas mais baixas.

Caso você tenha perfil moderado ou arrojado, pode optar por aplicações um pouco mais arriscadas, como fundos multimercado e aplicações em renda variável.

Lembrando que dificilmente você vai encontrar investimentos atraentes nos grandes bancos. Por isso, pesquise e compare diversas opções para saber qual se encaixa melhor nos pontos que você definiu.

IMPORTANTE: Nunca invista em aplicações fora do seu perfil! Há um grande risco de você se sentir desconfortável com o desempenho desses investimentos. Você pode até perder dinheiro caso tome uma decisão por impulso, como fazer um resgate apenas porque o gráfico está negativo.

Quais ferramentas podem ajudar na sua busca?

Como mencionamos no início do post, o Yubb é um buscador de investimentos online e gratuito, que ajuda você a encontrar mais rápido várias opções de investimento de acordo com a quantia que você tem para investir.

Para usar a ferramenta, é simples: basta colocar o valor que você pretende investir e escolher o tipo de aplicação financeira de sua preferência. O buscador mostrará quais são as opções e a rentabilidade que os investimentos naquele filtro oferece. Veja a seguir um exemplo:

Yubb - como buscar o melhor investimento

Buscador de investimentos Yubb mostra opções de aplicações financeiras

A Magnetis também é uma ferramenta que ajuda você na jornada rumo aos melhores investimentos. Fazemos uma análise online do seu perfil e do objetivo que você pretende alcançar e montamos um plano de investimentos para ajudar você a chegar lá. Tudo leva apenas alguns minutos!

Agora eu quero saber de você: quais são os seus objetivos e como você pretende chegar lá? Deixe aqui o seu comentário! 😀

Mariana Congo, da Magnetis

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

Avaliar o post