Carteira Administrada – Glossário Financeiro

por Magnetis

O que é carteira administrada?

Já pensou em ter todos os seus investimentos reunidos em um só lugar? Melhor: ter alguém que monitore tudo para você e faça todo o trabalho necessário para melhorar sua rentabilidade? A partir de agora você vai saber o que é carteira administrada e como ela pode ajudar nesse objetivo.

Carteira administrada é um serviço prestado por administradores de investimentos. Podem ser tanto empresas quanto profissionais habilitados com esse registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Esse serviço já vem embutido nos fundos de investimento, mas também pode ser contratado separadamente para gerenciar ativos nos quais uma pessoa investe de forma direta.

Veja mais: Sabia que a Magnetis oferece o serviço de carteira administrada e você pode investir a partir de R$ 1 mil? Monte seu plano grátis!

A principal diferença é que carteira administrada é um serviço financeiro, ou seja, é uma função executada por alguém.

Já um fundo de investimento - ou qualquer outro tipo de aplicação - é um produto financeiro. Ainda que seja algo intangível, está registrado em nome de uma pessoa, que tem direitos sobre esse produto.

Para facilitar, um exemplo: imagine que você queira passar alguns dias na praia, mas não tenha ideia de onde ficar. Procurando opções na internet, você encontra um site que indica as melhores pousadas.

Você, então, encontra um quarto em um local perto da praia, com boas avaliações, café da manhã incluído e preço bem competitivo em relação aos hotéis da região.

Perceba que o quarto alugado é um produto, pois ele estará registrado em seu nome durante o período de estadia.

Mas você não teria fechado esse negócio se não tivesse usado o serviço do site, certo?

Trazendo para o mundo dos investimentos, o produto (neste caso o quarto em uma pousada na praia) é uma aplicação financeira (como um CDB, LCI, LCA, fundo de investimento, e assim por diante).

Já o site que ajudou você a chegar à melhor combinação de preço, local e avaliações trata-se de um serviço (como o serviço de consultoria, gestão ou administração de investimentos).

Levando essa comparação mais além, se você tiver acesso a um serviço que faz a busca e a reserva do melhor hotel, você nem precisa se preocupar em saber os detalhes de quais pousadas e hotéis têm as melhores avaliações, o melhor preço e a melhor localização, certo? É só confiar no serviço que fará essa busca para você.

Da mesma forma, falando de finanças, também não precisa saber qual é a rentabilidade líquida do CDB do banco X ou Y. Basta contar com um serviço que já escolha e administre uma carteira com os melhores investimentos para você. É simples assim!

Então, agora que você se familiarizou com esses termos, vamos ver mais detalhes sobre como funciona uma carteira administrada.


Como funciona uma carteira administrada?

O serviço de carteira administrada permite delegar a alguém o trabalho de montar o seu portfólio de investimentos, executando todas as movimentações necessárias para isso, de acordo com o perfil e os objetivos da pessoa. 

O administrador de uma carteira pode, por exemplo, escolher em quais ativos aplicar ou quando fazer o rebalanceamento de um portfólio. Essas decisões podem ser tomadas pelo administrador da carteira sem a necessidade de intervenção do cliente, tornando esses processos bem mais ágeis.

É claro, todas as movimentações precisam respeitar o perfil do cliente e os objetivos definidos no momento da contratação do serviço.

Um administrador de carteiras também têm o papel de monitorar constantemente esse portfólio para garantir que ele esteja sempre na rota desejada por quem o contratou.

É esse profissional ou empresa que verifica o desempenho das aplicações, compara com os principais indicadores do mercado, analisa o risco da carteira e toma medidas para otimizar seus ganhos, quando necessário.

Quanto aos prazos de aplicação e resgate, a chamada liquidez dos investimentos, eles dependem de cada ativo que compõe a carteira.

Assim, alguns investimentos em uma carteira administrada podem ser resgatados no mesmo dia do pedido (liquidez diária). Outros levam mais tempo para cair na conta do cliente (levam entre dois dias e cerca de um mês). Outros ainda permitem o resgate apenas no vencimento da aplicação.


Qual é a diferença entre consultoria e carteira administrada?

A CVM estabelece uma série de exigências para os profissionais e empresas que atuam no mercado de investimentos. O objetivo é cuidar da saúde desse mercado e garantir a segurança das pessoas que aplicam seu dinheiro.

Cada tipo de registro junto a esse órgão regulador tem liberdades e responsabilidades diferentes:

  • consultor de investimentos: profissional ou empresa que recomenda aplicações financeiras de acordo com o perfil e o objetivo da pessoa. Não têm autorização para executar ordens em nome do cliente. Também não pode ganhar comissões sobre os produtos recomendados, sendo a taxa de consultoria (um porcentual sobre o valor total dos recursos investidos) a sua única remuneração;

  • gestor de recursos: profissional ou empresa que executa aplicações com base em ordens de clientes. É a figura por trás dos fundos de investimento. Ganha taxa de administração sobre o total dos recursos aplicados e, em caso de uma estratégia de gestão ativa, ganha também taxa de performance ao superar determinado resultado;

  • administrador de carteiras: profissional ou empresa habilitada tanto para recomendar quanto para executar investimentos em nome do cliente. Comissões são proibidas e a única remuneração é a taxa de administração de carteira (também um percentual sobre o valor total investido pelo cliente).

Assim, como vimos no tópico anterior, o serviço de carteira administrada envolve muito mais poderes (e responsabilidades) sobre os investimentos de uma pessoa. Veja um resumo na tabela abaixo:

Consultoria de investimentos

Carteira
administrada

Aplicações em ativos

A recomendação é feita com base no perfil do cliente e em seus objetivos, mas a execução cabe à corretora

Recomendação e execução com base no perfil do cliente e em seus objetivos

Reaplicações (em caso de vencimento de ativos)

Há um aviso sobre o vencimento e uma recomendação de reaplicação, mas a execução cabe à corretora

Execução automática com base no perfil do cliente e em seus objetivos

Resgates

Há recomendação de quais ativos devem ser resgatados para manter o equilíbrio do portfólio, mas a execução cabe à corretora

Executados de forma a manter o equilíbrio do portfólio. Cliente define a quantia, mas não pode escolher os porcentuais de cada ativo a ser resgatado

Rebalanceamentos

Recomendados em cada aplicação adicional e executados pela corretora

Executados em cada aplicação adicional de forma automática. Há mais autonomia para resgate e compra de ativos


Quais são as principais vantagens da carteira administrada?

  • praticidade ao aplicar recursos: não é necessário escolher entre os diversos tipos de investimento disponíveis no mercado. O papel do administrador é montar a melhor carteira para seu cliente, de acordo com seu perfil e seus objetivos;

  • facilidade no acompanhamento da carteira: o administrador de uma carteira combina com seu cliente, no momento da contratação do serviço, qual será o resultado que será perseguido para aquele portfólio. Isso facilita o acompanhamento dos resultados no dia a dia. Não quer dizer, no entanto, que ele possa garantir rentabilidade, mas sim, que ele fará todo o esforço necessário para entregar aquele resultado ou até superior;

  • não é necessário se preocupar com o rebalanceamento da carteira: as aplicações financeiras estão sujeitas aos mais diversos fatores que influenciam a sua rentabilidade. Fazer rebalanceamentos ajuda a driblar os riscos e aproveitar melhor as oportunidades de ganho, quando eles existem. Ter um acompanhamento profissional permite identificar em quais momentos realmente vale a pena fazer esse movimento e ajuda a executar a estratégia de forma mais rápida e eficiente. Isso não quer dizer que, em uma carteira administrada, seus investimentos serão comprados e vendidos com mais frequência. Significa apenas que o administrador terá mais liberdade para agir e levará menos tempo para isso.

  • um serviço melhor e com mais transparência: você já deve ter ouvido falar em conflito de interesses. No mundo dos investimentos, ele acontece sempre que um profissional está dividido entre, de um lado, fazer a melhor escolha para seu cliente e, de outro, ter uma remuneração melhor vendendo produtos não tão bons assim. No caso de uma carteira administrada, como o modelo de remuneração é diferente, o conflito de interesses é evitado. O administrador ganha periodicamente um percentual sobre o valor da carteira como um todo, e não um percentual sobre os produtos vendidos, como acontece nos bancos e nas corretoras. Isso faz com que ele persiga o melhor resultado para seu cliente;

  • sem risco de decisões por impulso: ao delegar seus investimentos a um profissional, você elimina o fator emoção de suas decisões na hora de aplicar seu dinheiro. Isso fará com que você se concentre em seus objetivos e impedirá, por exemplo, que você caia no conto do investimento da moda.


Desvantagens da carteira administrada

  • menos liberdade para movimentar cada ativo individualmente: para quem gosta de comprar e vender investimentos por conta própria, a carteira administrada pode não ser a melhor solução. Isso porque, na estratégia do administrador, cada tipo de aplicação cumpre um papel diferente na carteira. Alterar as quantidades de forma aleatória pode prejudicar essa estratégia e, por consequência, reduzir os ganhos do cliente;

  • custos: todo produto financeiro tem um custo, ainda que haja corretoras que cobrem taxa zero. No caso de uma carteira administrada, o cliente continua tendo esses custos, além do valor da taxa de administração da carteira. Vale lembrar que, como o modelo de remuneração é um percentual sobre o patrimônio do cliente e não uma comissão sobre os produtos, o custo do serviço prestado fica evidente e pode ser até calculado com antecedência. É diferente da comissão do gerente do banco ou do spread da corretora, que não nunca são revelados;

  • valor mínimo para investir: antigamente, uma carteira administrada só valia a pena para quem tinha grandes fortunas para gerenciar. Hoje, a tecnologia já permitiu reduzir bastante a quantia necessária para ter acesso a esse serviço, mas ainda há valores mínimos de aplicação para compor um portfólio. Mas uma boa notícia é que na Magnetis, por exemplo, o valor mínimo para ter uma carteira administrada é de apenas R$ 1 mil.


Então, como é melhor investir?

Há pessoas que preferem administrar por conta própria os seus investimentos. Se você já estudou um pouco sobre o mundo dos investimentos, sabe que isso é possível, mas sabe também que é necessário bastante tempo e esforço para acompanhar todas as variáveis para tomar a melhor decisão (condições da economia e do mercado, tipo de aplicação, liquidez, prazo do investimento, melhor momento para comprar, melhor momento para vender, e assim por diante).

Dessa forma, uma carteira administrada resolve o problema de quem quer investir melhor, mas não tem tempo para se dedicar a estudos sobre o mercado financeiro ou não pode fazer um acompanhamento constante de suas aplicações.

Pense nos serviços de um médico. Quando você está doente, geralmente recorre a um especialista para encontrar o remédio certo. Além disso, você sabe que nem tudo o que já funcionou para outras pessoas funcionará para você, uma vez que os diagnósticos podem ser diferentes.

Magnetis: melhor carteira diversificada entre bancos e fintechs

Com suas aplicações financeiras, funciona da mesma forma. Cada pessoa tem perfil, renda e objetivos financeiros diferentes. Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de montar um plano de investimentos pois influencia diretamente na escolha da melhor carteira para cada caso.

Contar com a ajuda de um profissional também facilitará e muito o processo de diversificação dos investimentos, algo que é fundamental para obter um retorno consistente no longo prazo. Aliás, você entende quais são as estratégias que usamos aqui na Magnetis para montar a melhor carteira diversificada para o seu perfil? Preparamos um post completo para explicar como investimos. Confira!


Carteira Administrada – Glossário Financeiro
5 (100%) 2 votes