Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

A Clear Corretora é boa? Conheça os seus prós e contras!

como investir na bolsa de valores

Se você quer escolher uma corretora de valores que atenda às suas necessidades e ofereça preços baixos, é fundamental fazer uma ampla pesquisa de mercado. Por ser uma das maiores do país e a pioneira em zerar a taxa de corretagem, é importante saber se a Clear Corretora é boa.

Quais serviços a empresa oferece? O que deve ser considerado antes de abrir uma conta nela? Quais são seus prós e contras? Neste post, esclarecemos suas principais dúvidas. 

Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as vantagens de investir na Clear?

A Clear Corretora pertence ao grupo XP Investimentos e tornou-se uma das empresas do tipo mais conhecidas do país. Ela foi uma das primeiras a zerar a taxa de corretagem em operações de compra e venda de ações e opções.

Logo, se consolidou no mercado como uma corporação diferenciada tanto pela facilidade nas operações, quanto pelos valores acessíveis que oferece. Quem está à procura de uma corretora para começar a investir pode encontrar diversos benefícios nela.

Entre eles, podemos citar a taxa zero, a facilidade de acesso e a segurança. Veja mais detalhes a seguir.

Taxa zero

Se você procurar por taxa zero nas corretoras, provavelmente, vai se deparar com a Clear, uma das pioneiras nesse mercado. Sua maior vantagem sempre foi a taxa zerada, com preços acessíveis para quem investe na bolsa de valores.

Assim, um dos aspectos que fazem da Clear Corretora boa é a isenção das taxas de custódia e corretagem. Ela também não cobra taxa de administração para os clientes que negociam títulos do Tesouro Direto.

Entretanto, podem ocorrer cobranças em casos de zeragem compulsória durante operações alavancadas. Isso significa que, se uma pessoa está perdendo muito dinheiro, a corretora pode aniquilar o investimento sem pedir permissão ao cliente. Assim, ele não perderá mais dinheiro do que a quantia depositada inicialmente. 

Na Clear, é possível fazer alavancagem e ultrapassar até 50 vezes o valor depositado como garantia na corretora. Se a pessoa que investiu não liquida a operação antes de fechar o pregão, pode ser cobrada taxa de zeragem compulsória. Na Clear, esse valor é de até R$ 40 por operação.

Facilidade de acesso

A facilidade de acesso é outro ponto positivo da Clear Corretora. O cadastro pode ser feito com simplicidade e rapidez pela internet. Em relação a outras empresas do mercado, ela ganha destaque pela eficiência e agilidade.

A plataforma funciona acoplada aohome broker; ou seja, é possível acessar todas as informações em um só local. 

Além disso, a empresa está focada em trazer novas tecnologias para melhorar a experiência dos clientes, oferecendo serviços ainda mais acessíveis. 

Segurança

A segurança é fundamental no momento de selecionar uma corretora; afinal, é o seu dinheiro que será investido. Nesse quesito, a Clear é uma das maiores referências do país. 

Ela é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e conta com certificação da Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP). Isso significa que as aplicações são registradas no nome do cliente. Dessa forma, se acontecer qualquer problema, os investimentos poderão ser repassados para outra empresa do ramo.

Esse tipo de serviço é essencial para uma corretora, pois ajuda a proteger as pessoas que investem e viabiliza o repasse de informações. Independentemente do motivo, se você precisar trocar de prestadora de serviço, com a Clear, o procedimento será simples e seguro.

reserva de emergência

Quais são as desvantagens?

A Clear Corretora é boa, mas também apresenta algumas desvantagens, como foco em renda variável, instabilidades recorrentes na plataforma e bugs no aplicativo da empresa

Foco em renda variável

O foco da empresa é na renda variável; então, se você pretende aplicar no mercado de ações, minicontratos ou opções, a Clear pode ser interessante. Quem investe em renda fixa, porém, pode se decepcionar.

Isso, porque ela só trabalha com dois ativos do tipo: o Tesouro Direto e o CDB. Dessa forma, pessoas com o perfil mais conservador ou que buscam diversificação na carteira não encontram grandes possibilidades na empresa. 

Instabilidade na plataforma

A instabilidade na plataforma é um problema recorrente da Clear. No Reclame Aqui, muitos usuários reprovaram a lentidão do site ou comentaram sobre a impossibilidade de acesso.

Além disso, a plataforma da Clear já suspendeu os serviços temporariamente devido a problemas técnicos causados pelo tráfego de usuários. Isso quer dizer que o excesso de pessoas realizando operações de compra e venda simultaneamente sobrecarregou o sistema da corretora. 

Como esse tipo de incômodo tem potencial de prejudicar as operações deday trade, é importante atentar a esses detalhes antes de abrir uma conta. Afinal, apesar de parecer um erro simples, a inconstância no sistema pode trazer grandes prejuízos aos clientes.

Bugs no aplicativo

Muitos usuários também já reclamaram de bugs no Clear Mobile. Grande parte das pessoas que investem consulta as aplicações via celular; portanto, o app deve oferecer boa usabilidade.

Contudo, tanto na Google Play Store quanto na Apple Store, o aplicativo não é bem-avaliado. Há diversas reclamações sobre falta de recursos e erros constantes devido a novas atualizações.

Como vimos, a Clear Corretora oferece benefícios aos clientes, mas também apresenta algumas dificuldades. Enquanto a taxa de corretagem zerada é um grande atrativo, os problemas nas plataformas deixam a desejar. Para avaliar se a empresa corresponde aos seus objetivos, é importante analisar os prós e contras do serviço oferecido.

Ademais, pesquisar outras instituições financeiras de confiança é fundamental para tomar a melhor decisão. A Magnetis, por exemplo, cria uma carteira de investimentos alinhada ao seu perfil e seus objetivos, com tecnologia e equipe especializada.

Se você procura bom atendimento, análise de perfil, sugestões personalizadas e segurança nas suas aplicações, pode contar com nossos serviços. Com o nosso algoritmo e expertise, oferecemos um novo jeito para você atingir seus objetivos, sem pegadinhas.

Agora que você já sabe se a Clear Corretora é boa, descubra como escolher uma corretora de investimentos em 6 passos! Nesse conteúdo, você verá como essas empresas atuam, quais regras precisam seguir e o que você deve avaliar para escolher uma instituição financeira confiável.

análise de investimentos
Letícia Nonato

Letícia Nonato é analista de SEO na Magnetis. Publicitária, investidora e apaixonada pelo mercado financeiro.

leia mais desse autor