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Como calcular o valuation de uma empresa da bolsa de valores?

Caso você tenha o interesse em se tornar sócio de empresas, poderá alcançar esse objetivo ao investir em ações. Elas permitem que você participe dos lucros e riscos de uma companhia listada na bolsa de valores. Mas, diante de tantas alternativas disponíveis, qual ativo escolher?

Uma solução prática é aprender como calcular o valuation, ou seja, o preço justo de uma ação. A partir dessa estratégia, é possível fazer comparações entre empresas, saber se aquele é o momento ideal para comprar o papel analisado, entre outros fatores.

Caso você ainda não saiba como calcular o valuation de uma empresa da bolsa de valores, prossiga com a leitura deste artigo até o final e aprenda.

Vamos lá?

Contents

O que é valuation?

O valuation é um termo em inglês que pode ser traduzido como “avaliação de valor”. No mercado financeiro, ele dá nome a uma estratégia que consiste em estimar o valor intrínseco de uma empresa. Em outras palavras, essa técnica busca avaliar qual é o efetivo potencial de mercado da companhia.

Isso envolve a realização de cálculos que usam como base diversas informações sobre o negócio, especialmente dados financeiros. Com base no resultado obtido, é possível saber se o preço do papel é compatível com o valor da empresa.

É válido destacar que a precificação de ativos na bolsa de valores é feita com base na lei da oferta e demanda. Isso significa que o seu preço pode aumentar ou diminuir conforme o ânimo do mercado. Assim, a cotação de uma ação pode se distanciar do seu valor justo.

Nesse sentido, a utilização do valuation permite concluir se o atual preço do papel está caro ou barato. Essa é uma estratégia bastante utilizada no momento de investir em ações, principalmente diante de uma assimetria entre o preço e o valor do papel.

Como o valuation funciona?

A estratégia é composta por diferentes técnicas de avaliação que envolvem análises financeiras, de volatilidade, de riscos, projeções da economia, entre outras. As metodologias mais conhecidas são:

  • fluxo de caixa descontado;
  • múltiplos de mercado;
  • valuation contábil;
  • valuation de liquidação;
  • valuation pré ou pós-investimento;
  • entre outros.

Contudo, nem sempre essas técnicas serão objetivas ou estarão embasadas em fórmulas matemáticas. Por esse motivo, o valuation é uma análise subjetiva. Então cada investidor que realiza a avaliação pode chegar a um resultado diferente.

Normalmente, as análises visam projetar o potencial de lucro futuro da companhia, para saber o seu valor atual e os riscos do investimento. Além disso, é comum evitar a utilização de resultados passados, uma vez que não há garantias de que eles se repetirão.

Desse modo, ao fazer o valuation, você terá uma estimativa sobre os lucros futuros da empresa, permitindo avaliar se o preço de sua ação está justo, caro ou barato. No entanto, é preciso ter em mente que esse resultado é apenas uma projeção, que pode se concretizar ou não.

Como calcular o valuation de uma empresa da bolsa de valores?

Até aqui, você viu que existem diferentes metodologias para calcular o valor intrínseco de uma companhia — o que faz com que a análise do valuation seja bastante subjetiva. Porém, um dos métodos mais utilizados é o fluxo de caixa descontado.

O passo inicial desse método envolve projetar o fluxo de caixa da empresa a ser analisada. Isso é feito ao abater o lucro líquido da empresa pelo seu gasto em um período específico — geralmente 5 anos. Esses dados podem ser obtidos na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa.

É válido fazer uma estimativa anual da taxa de crescimento do valor da empresa. O cálculo pode ser mais fácil com companhias que integram setores mais estáveis da economia. Caso contrário, os resultados podem oscilar bastante, dificultando a análise.

Na sequência, usa-se uma taxa de desconto para manter as estimativas atualizadas. Como esse pode ser um percentual subjetivo, aqui é um dos momentos em que as análises podem divergir. Porém, é comum a utilização da base de rendimentos médios da bolsa ao longo dos anos.

Essa é uma forma de representar a desvalorização do dinheiro no decorrer do tempo para ter um resultado mais próximo à realidade. Também é importante considerar a estrutura do capital da companhia e os riscos do negócio.

Com o levantamento de todos os resultados, basta somá-los. Dessa forma, você terá a projeção do valor intrínseco da empresa. Contudo, ainda falta verificar se a atual cotação da ação da companhia está acima ou abaixo desse valor estimado.

Nesse sentido, faça a divisão do valor obtido pelo número total de ações emitidas. Assim, você terá o preço justo de cada papel. Caso o resultado da divisão fique acima da atual cotação, pode ser um sinal de que o ativo está barato. Do contrário, a ação pode estar cara. 

Como o valuation pode ajudar a compor um portfólio mais sólido? 

Até aqui, você conheceu o conceito de valuation de uma forma mais básica e uma forma de calculá-lo. Mas é comum ter dúvidas sobre como essa estratégia pode ajudar a compor um portfólio mais sólido. A proposta do valuation é trazer um norte para o investidor no momento de investir em ações.

Afinal, se você identificar que o valor justo de uma ação é R$ 20,00, pode não ser interessante investir se a cotação atual for R$ 30,00. Ou seja, ao utilizar essa técnica, você fica menos propenso a investir em papéis que não valham a pena.

Vale lembrar que é comum o mercado passar por momentos de grande volatilidade, que fazem os preços das ações se distanciarem de seu valor intrínseco. Logo, o valuation ajuda a identificar essas assimetrias, o que pode ser útil no momento de escolher um ativo.

Ademais, para você montar uma carteira sólida e diversificada, vale contar com o apoio de gestoras digitais — como a Magnetis. Assim, você terá acesso a um serviço de gestão que utiliza algoritmos capazes de processar um grande volume de dados, visando otimizar o seu portfólio.

De modo que toda a análise de mercado, a seleção dos ativos e monitoramento da carteira fica por conta da Magnetis.

Agora que você sabe o básico de como calcular o valuation. Entretanto, você não precisa investir sozinho, pode contar com uma gestão profissional para auxiliar no gerenciamento do seu portfólio. 

Você precisa de ajuda para compor a sua carteira de investimentos? Entre em contato conosco e saiba mais!

Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

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