Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Saiba como enviar dinheiro para o exterior com segurança

Quer saber como enviar dinheiro para o exterior de forma simples, rápida, segura e barata? Existem diversas opções disponíveis no mercado. São serviços reconhecidos, como Western Union e PayPal, além de grandes bancos.

Empresas de remessa online costumam ter um serviço mais rápido, com menor custo e menos burocrático do que o encontrado nos bancos tradicionais. Dessa forma, é possível ao beneficiário da operação garantir o bem-estar financeiro no exterior mesmo em casos de emergência.

Algumas plataformas permitem que a operação seja concluída no mesmo dia, enquanto nos bancos elas costumam ser concluídas em mais de um dia.

Em qualquer alternativa é cobrado IOF de 0,38% a cada operação para contas de outras pessoas, e de 1,1% para contas de mesma titularidade. Cada empresa também cobra uma taxa de câmbio específica que incide sobre a operação, como forma de cobrir custos e gerar receita. Quanto maior o valor enviado para fora, menor será o custo da operação.

Quer saber qual é a melhor opção para enviar dinheiro para fora do país? Leia neste post!

PayPal

Como funciona: um dos mais conhecidos meios de pagamento do mundo também possibilita enviar remessas para o exterior, entre pessoas que não se conhecem. Por exemplo, pagamentos a fornecedores, serviços e compras lá fora.

Taxas e impostos cobrados: o IOF no PayPal é maior: 6,38%. Nos Estados Unidos, a tarifa cobrada é de 0,30 centavos de dólar.

Vantagens: possibilita enviar 2.999 dólares por operação e por dia. No mês, o valor que pode ser enviado sobe para 6 mil dólares e, em 180 dias, para 9.999 dólares.

Passo a passo: basta criar uma conta gratuita no aplicativo. Depois, digite os dados do destinatário ou solicite um pagamento a um e-mail.

TransferWise

Como funciona: especializada em transferência de dinheiro para o exterior, disponível em mais de 60 países. Tem cadastro gratuito e é possível realizar a transação via site, app ou telefone. Faz remessas para o exterior por meio de conta local da empresa. Ao mesmo tempo, a filial da TransferWise no país de destino entrega o dinheiro convertido.

Taxas e impostos cobrados: trabalha com taxa média de câmbio, ou seja, não adiciona margem sobre a cotação. Não cobra dupla taxa verificada em bancos porque trabalha com parcerias em vários países.

Vantagens: ao enviar o pedido, o câmbio não muda em 72 horas. A transação é realizada em cerca de 5 horas ou no máximo 24 horas. O beneficiário não precisa ter conta na plataforma para receber o dinheiro.

Passo a passo: informe o valor da remessa e moedas, os dados bancários do beneficiário, confira dados da transação e realize o pagamento.

Western Union

Como funciona: é uma empresa tradicional de câmbio, com 160 anos de mercado e mais de 400 mil agências ao redor do mundo. Nela, quem realiza a transação recebe um código que precisa ser repassado para o beneficiário do valor. Apenas com esse código é possível receber o dinheiro e concluir a operação.

Taxas e impostos cobrados: o câmbio se baseia na cotação comercial e adiciona taxa de lucro. A taxa cobrada é de R$ 75. Todos os custos recaem sobre o depositante: quem recebe o dinheiro não paga nada.

Vantagens: permite enviar até 1 mil euros sem documento de identidade, e envia o dinheiro em minutos. Com documentação, o limite de valor de envio aumenta para 5 mil euros a cada três dias. Não é necessário conta em banco para receber a quantia: basta ter o código da operação em mãos.

Passo a passo: o depositante deve preencher um cadastro que inclua o local, o valor e o nome de quem vai receber o dinheiro. Depois, recebe um Número de Controle de Transferência de Dinheiro (MTCN). Esse código permite monitorar a operação online até que o beneficiário receba o dinheiro.

Worldremit

Como funciona: empresa especializada em remessa presente em mais de 100 países. Conclui as operações em até 24 horas, dependendo da quantia.

Taxas e impostos cobrados: variam conforme o valor, país e forma de retirada de dinheiro.

Vantagens: é possível receber o dinheiro na forma de recibo, depósito, dinheiro móvel ou recarga. Permite realizar pagamentos com cartão de crédito e débito.

Passo a passo: basta criar uma conta gratuita no site ou app para começar a realizar operações.

Remessa Online

Como funciona: a empresa é especializada em transferências internacionais e tem processo totalmente online. O dinheiro chega no destino em até um dia útil após a identificação do pagamento.

Taxas e impostos cobrados: a taxa é de 1,3% do valor mais R$ 5,90 para valores maiores do que 150 dólares, incluindo impostos.

Vantagens: na Remessa Online é possível escolher entre um cadastro simples e completo conforme o valor anual que pretende enviar para fora. Oferece programa de fidelidade. Remessas maiores do que 1.500 dólares são isentas de taxa.

Passo a passo: faça o cadastro pela plataforma e informe o motivo da remessa. Forneça os dados da conta de destino, confirme o valor do envio, transfira o valor em reais via TED.

Bancos tradicionais

Como funciona: o banco no qual você tem conta também permite realizar uma remessa pelo aplicativo, por internet banking ou por agências. Para realizar a operação online pode ser necessário ligar para a central para liberar a funcionalidade. O beneficiário da operação também precisa ter conta em banco.

Taxas e impostos cobrados: cobra taxa de câmbio (que pode ser baseada no dólar turismo e não no dólar comercial, portanto mais cara). Também há taxa adicional de lucro e taxa sobre o valor por operação. Cobra ainda taxa de transferência Swift, na operação entre bancos, pelo que envia o dinheiro e o que recebe o valor, no país de destino.

Vantagens: a maior vantagem é a segurança das operações, além do maior limite para transferências. É possível enviar até 12 mil euros por mês.

Passo a passo: peça pelo internet banking uma ordem de pagamento internacional. É necessário informar os dados bancários de quem vai receber o pagamento e o código Swift. Para facilitar, os códigos Swift já são indicados pelo banco.

Agora você sabe como enviar dinheiro para o exterior, e que esse é um processo simples e prático. A operação também pode ser mais ou menos barata, já que existem diversas opções disponíveis. Que tal então aprender também como aplicar em fundos de investimento no exteriore ajudar a aumentar o retorno da sua carteira de investimentos?

desafio 52 semanas
Mariana Congo

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

leia mais desse autor