Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Como escolher uma boa gestora de investimentos

Você sabe como escolher uma gestora de investimentos? Para acertar nessa decisão, é importante considerar alguns fatores. Isso porque há diversas opções no mercado e, certamente, você quer a melhor alternativa para o seu dinheiro.

Delegar a responsabilidade para profissionais que entendem como lidar com ativos pode poupar tempo e dor de cabeça. Acompanhe este artigo para entender o que avaliar na hora de contratar a empresa que vai cuidar do seu patrimônio.

O que é uma gestora de investimentos?

As gestoras de investimentos são empresas formadas por profissionais e especialistas do mercado financeiro, focados em promover o maior crescimento possível do dinheiro aportado.

Trata-se de uma empresa sem conflito de interesses, tal como pode acontecer em uma corretora de valores, que oferece produtos próprios ou recomenda opções de ativos que nem sempre são as melhores opções para quem investe.

Com o propósito de dar o melhor direcionamento à carteira, as gestoras consideram o perfil do investidor e o prazo determinado para o alcance dos objetivos. Já com as corretoras, o investidor precisa fazer esse trabalho sozinho, o que exige um bom conhecimento prévio e contato constante com o mercado.

Como funciona uma gestora de investimentos?

A gestora é responsável por administrar o seu patrimônio da maneira mais inteligente possível, a fim de reduzir os riscos e proporcionar o máximo rendimento do valor aportado.

Para isso, os profissionais envolvidos buscam estratégias voltadas a cada público e procuram criar carteiras que aliem os objetivos financeiros aos prazos estipulados pelos clientes. Com o suporte da gestão ativa, as oportunidades de mercado são analisadas através de um olhar especialista, contribuindo para o rebalanceamento estratégico e a aquisição de novas modalidades de ativos para a sua carteira.

Esses profissionais vão além da recomendação sobre quais ativos o investidor deve comprar. O trabalho de quem cuida da gestão de investimentos é contínuo, percebendo as realocações mais profícuas e orientando a melhor diversificação possível.

Por isso, na Magnetis, atuamos com base em uma gestão ativa da carteira, sempre acompanhando oportunidades de rebalanceamento e novos tipos de investimentos.

Quais são as vantagens de investir com uma gestora de investimentos?

Ao escolher uma boa gestora para cuidar do seu dinheiro, você não precisa se preocupar com a distribuição de aportes. Claro que acompanhar as nuances de mercado é importante, mas o trabalho principal será realizado pelos gestores, que contam com experiência e conhecimento sólidos no assunto.

Além disso, essas empresas têm acesso a estruturas e oportunidades diferenciadas, que dificilmente estarão ao seu alcance como pessoa física. Ou seja, você pode aproveitar excelentes ativos, mesmo que não queira aportar o valor mínimo necessário. 

Na Magnetis, por exemplo, não temos essa limitação, e ainda oferecemos a possibilidade de entrar em fundos que já estão fechados para captação no mercado, sem a necessidade de investimentos mínimos.

As gestoras são acompanhadas por órgãos reguladores, que promovem fiscalizações constantes dessas empresas. Isso traz mais segurança para você, investidor, que se preocupa com a preservação do seu patrimônio.

Como escolher uma gestora de investimentos?

Entendendo a diferença que uma gestora faz para a administração dos seus ativos, é importante considerar alguns pontos vitais para acertar na escolha.

Afinal, o motivo principal de delegar esse trabalho para alguém com mais expertise é justamente ter a confiança de que o dinheiro está sendo bem cuidado e ter tempo livre para cuidar da sua vida pessoal ou de outros aspectos importantes para você.

Confira os pontos a serem analisados.

História da empresa

Ao contratar uma gestora, você concede à empresa a responsabilidade de administrar os seus investimentos. Você não confiaria o seu dinheiro a alguém que não conhece direito, não é mesmo? Isso também vale quando falamos em pessoa jurídica.

Procure levantar o histórico das gestoras que estão no seu radar, fazendo um recorte de longo prazo (entre 3 e 5 anos) para analisar os dados referentes a elas. Busque saber se há problemas com a justiça envolvendo a empresa e o desempenho dela em momentos de crise.

Composição societária e quem controla a gestora

A mesma preocupação com o histórico é válida para as pessoas que administram o CNPJ.

Busque quem são os sócios da gestora e procure por problemas judiciais, envolvimento em casos de corrupção ou qualquer outra questão que comprometa a idoneidade dos profissionais.

Até mesmo sócios sem patrimônio próprio devem ser descartados, afinal, isso pode ser um indicador de falta de habilidade para lidar com as finanças pessoais, o que afeta os resultados dos clientes.

Desempenho dos fundos

As gestoras disponibilizam na internet os desempenhos dos fundos para consulta, informando o público-alvo, as taxas, os valores mínimos para aplicação, os prazos de resgate, entre outras referências importantes.

Faça uma análise cuidadosa dessas informações, também considerando o longo prazo – o período recomendado é entre 24 e 36 meses. Dentro dessa janela, é possível ter uma visão mais clara dos resultados que a gestora proporciona, sem que esses dados sejam contaminados por alguma casualidade que tenha favorecido os ganhos.

Esse exame é uma das melhores maneiras de entender se a empresa realmente tem a competência necessária para cuidar dos investimentos.

Aproveite para checar o relatório de rentabilidade da Magnetis.

Conheça quem cuidará do seu dinheiro

A equipe gestora funciona como um verdadeiro time, no qual a mudança de um dos componentes é capaz de afetar – para melhor ou para pior – os resultados obtidos.

Da mesma maneira, equipes recém-formadas tendem a apresentar números mais baixos em comparação às que já possuem uma experiência consistente com a mesma formação, justamente por haver um alinhamento maior entre os profissionais.

Procure conhecer a metodologia utilizada pela gestora para cuidar dos investimentos, assim como o modelo de negócio adotado.

No caso da Magnetis, contamos com uma tecnologia avançada que reúne as melhores opções de ativos, de acordo com os objetivos e o perfil de risco dos investidores.

Por trás do algoritmo, estão diversos profissionais especializados no mercado de investimentos, prontos para aperfeiçoar constantemente essa automação. Esses especialistas têm mais de 25 anos de experiência e contam com certificados CFP, um dos reconhecimentos mais almejados no mercado financeiro.

Isso quer dizer que, além de uma gestão de carteira realizada por quem realmente entende do assunto, escolher uma gestora de investimentos como a Magnetis traz uma maior probabilidade de você alcançar as suas metas. 

Através de estratégias de diversificação surpreendentes, desenvolvidas a partir de mais de 20.000 ativos disponíveis, você garante as melhores decisões para o seu futuro. 

Na hora de decidir onde investir o seu dinheiro, lembre-se das dicas que trouxemos aqui, que colocam a Magnetis como a escolha mais promissora para cuidar dos seus investimentos. Investir conosco é o primeiro passo para alcançar os seus maiores sonhos, de forma consistente e com foco em alta rentabilidade.

Aplicativo Magnetis
Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor