Como ficar rico: a receita de Warren Buffett

por Magnetis

Como ficar rico: a receita de Warren Buffett
Avaliar o post

Você provavelmente já ouviu falar de Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo e que atingiu tal feito atuando como investidor. Neste post vamos falar algumas receitas de Buffett sobre como ficar rico.

Warren Buffett é o principal acionista, presidente executivo e presidente do conselho administrativo da Berkshire Hathaway (empresa detentora de um conglomerado de empresas). Sua fortuna ultrapassa hoje os US$ 62 bilhões de dólares em participações, e muitas vezes controle, de uma gama de empresas que atuam em diversos ramos da economia, como: bancos (Goldman Sachs e Wells Fargo), operadora de cartões de crédito (American Express Co.), maquinário agrícola e equipamento de construção (John Deere), tecnologia e consultoria (IBM), bens de consumo (The Procter & Gamble Company), varejo (Wal-Mart), refrigerantes (The Coca-Cola Company). Recentemente adquiriu participação nas empresas de alimentos Heinz e Kraft Foods, engordando sua carteira de investimentos. E a lista continua.

Considerado por muitos como o investidor mais bem sucedido de todos os tempos, já compartilhou diversas vezes seus conhecimentos e por esta razão, preparamos uma lista com as principais dicas. Confira:

1 – Faça investimentos de longo prazo

Fazer investimentos de longo prazo é um dos segredos da receita de sucesso do investidor mais bem sucedido do mundo. Warren compartilha da escola de investimento defendida por Benjamin Graham (seu professor e Guru), o Value Investing (em tradução livre, Investimento em Valor), o que em outras palavras significa, investir baseando-se no valor intrínseco do negócio. O conceito aplicado por Buffett com maestria defende que um bom investimento deve ser realizado com visão de longo prazo, pesquisando boas empresas que estejam sendo negociadas abaixo do seu valor justo e que possuem perspectivas de crescimento futuro inexplorado.

Uma abordagem simples e que pode fazer toda a diferença para ser bem sucedido no investimento é pensar como se você fosse sócio ou até dono do negócio – o que de fato você será ao comprar ações de determinada empresa, dependendo do volume. Ter este tipo de pensamento ajuda o investidor a fugir e evitar decisão de curto prazo, especulativas, que são muitas vezes prejudiciais ao investimento. Tanto que Buffett procura investimentos que permitam que ele pense da seguinte forma:“Meu período favorito para manter uma ação é para sempre”.

2 – Reinvista os ganhos

Uma reação natural de qualquer pessoa que passa a receber lucros em seus investimentos é gastar. Seja porque sua situação financeira não é das melhores atualmente, seja porque esperou bastante tempo por esse momento. No entanto, esse cenário pede muita calma e prudência.

Para Buffett, a melhor estratégia que se pode adotar nesse momento é reinvestir seus ganhos em outras oportunidades de negócio. Em vez de manter seus níveis atuais de ganho financeiro, ou de reduzir suas fontes de renda (custo de oportunidade de não reinvestir), o ideal é que lucros sejam reinvestidos em oportunidades que irão ampliar sua arrecadação. Seguindo essa estratégia, até mesmo as menores quantias de dinheiro podem se transformar em grandes fortunas!

3 – Não contraia dívidas

Equalizar suas finanças significa, também, evitar contrair dívidas para o futuro. As finanças pessoais sofrem muito com o comprometimento da renda futura. Muitas vezes, uma dívida alimenta a outra, como uma bola de neve. Você começa com uma dívida de cartão de crédito, que é sanada por meio do cheque especial, que então precisa de um empréstimo para ser equalizado.

Enfim, não deixe sua vida financeira chegar a esse ponto. Procure não se endividar significativamente para realizar seus sonhos e atividades. Ao contrário, negocie com seus eventuais credores e pague logo suas dívidas. Trabalhe para guardar dinheiro e investir, não para sanar dívidas.

4 – Tome cuidado com os gastos pequenos

Gastos menores podem até parecer insignificantes se considerados individualmente. No entanto, quando somados, podem representar um verdadeiro rombo em suas contas. Além disso, é por meio de pequenas economias que um negócio cresce e dá lucro.

Empreendedores de sucesso, segundo Warren Buffett, são aquelas pessoas preocupadas com esses pequenos gastos, que de longe parecem insignificantes. No final do mês (e das contas), as economias que você consegue realizar com esse tipo de estratégia vão alavancar seus resultados finais, acredite!

5 – Seja persistente

Para Warren Buffett, de nada adianta querer ser rico se não há persistência. Uma carreira de sucesso financeiro exige muita paciência e, mais que isso, resiliência para enfrentar as dificuldades e entraves que o mercado apresenta ao longo do caminho. Além disso, é preciso querer muito realizar seus sonhos profissionais.

Ou seja, é preciso bater na porta de seus clientes, negociar até o último centavo com seus fornecedores e extrair o máximo de produtividade de seus funcionários. Um empreendedor vencedor é aquele que não desiste quando o primeiro sinal de dificuldade aparece.

6 – Saiba quando desistir

Essa dica pode até parecer um verdadeiro balde de água fria sobre seus sonhos financeiros e profissionais, mas não há nada mais sensato e razoável do que saber exatamente quando desistir. Na maioria das vezes, esse tipo de estágio (a desistência) ocorre quando há grandes perdas em sua vida, seja por uma queda brusca do mercado de ações, seja por uma mudança no mercado em que você atua. Por mais que seja importante saber superar as adversidades ocasionais, também é imprescindível reconhecer momentos nos quais essas adversidades são prejudiciais demais para suportar. Nesses casos, saiba quando dar as costas para um negócio fracassado e uma perda financeira significativa. Encare isso como uma lição e evite cometer os mesmos erros novamente.

7 – Esteja por dentro de seus investimentos

Caso você não esteja a par de tudo que acontece com seu dinheiro e bens pessoais, são maiores as chances de que você esteja incorrendo em perdas significativas de patrimônio. Um investidor de sucesso é aquele que está ciente das principais e mais atualizadas informações sobre seus investimentos, para que consiga economizar tempo (e dinheiro) na tomada de decisões financeiras. Para isso, você pode inclusive contar com a ajuda de profissionais especialistas na área, que podem te fornecer as melhores análises financeiras na montagem de um plano de investimento personalizado para você.

8 – Saiba o verdadeiro significado da palavra “sucesso”

Sucesso não significa meramente uma conta cheia de dólares e reais. Na verdade, se ser bem-sucedido significasse apenas isso, a maioria dos bilionários e milionários não seriam, também, os maiores doadores de fundos de caridade, como Bill e Melinda Gates são. Para Warren Buffett, ser bem-sucedido na vida também está relacionado às pessoas que te amam e que se mantêm ao seu redor. Esse é o verdadeiro sinal de sucesso na vida, segundo o bilionário. Por isso, invista também em sua felicidade na vida pessoal e colha o sucesso!

O que achou das dicas de Warren Buffett? Que tal aplicar algumas delas em sua própria gestão financeira? Para mais informações, deixe aqui seu comentário.