Como mudar um hábito de forma prática?

por Fernando Reis

Quando fazemos uma autoavaliação, sempre buscamos o que pode ser melhorado. Os hábitos, muitas vezes, são os principais alvos dessas reflexões, uma vez que eles determinam como nós usamos o nosso tempo. Entretanto, nem sempre é fácil mudar um hábito, especialmente quando ele é mantido por muito tempo ou é bem aceito nos círculos sociais.

Essas mudanças podem se relacionar com diversos fatores: comportamento social, prática de exercícios físicos, melhor alimentação, aumento da disciplina financeira, entre outras questões. Conseguir transformar a maneira como você lida com cada uma dessas questões é crucial para atingir as suas metas. Então, como mudar um hábito para torná-lo mais benéfico para você?

Este post mostra que, com esforço, é possível sim! Veja algumas dicas de como mudar um hábito de maneira prática, inteligente e eficiente. Boa leitura!

21 dias para mudar um hábito

É importante que você entenda que abandonar um hábito antigo ou adotar um novo hábito não é fácil. É preciso persistir e fazer o corpo e a mente se acostumarem às mudanças. Comprovadamente, o cérebro precisa de um tempo para se adaptar a novos costumes e aceitar uma nova configuração. Há algumas teorias que afirmam o tempo necessário é de 21 dias.

Seja na busca de mudar um hábito, seja no esforço de abandonar um costume tóxico, a meta inicial é conseguir manter o objetivo por 21 dias. Não significa que depois desse período a pessoa possa voltar ao seu estado inicial. Esse é, na verdade, o primeiro e mais difícil passo para começar a ver uma mudança em sua vida.

Após esses 21 dias, o cérebro se acostuma à nova proposta. Então, dali para a frente, fica mais fácil seguir a nova rotina.

Tenha um objetivo final claro em mente

O que você pretende ao mudar um hábito? Adquirir mais equilíbrio financeiro, se alimentar melhor, estudar para um concurso público, ler mais livros, aprender um novo idioma. Não importa: qualquer objetivo traz consigo a necessidade de adequação, ou seja, hábitos que ajudem a construir o caminho em direção ao que se pretende.

A partir do momento que se define de forma clara e objetiva o que você quer, fica mais fácil passar por todas as etapas do caminho. Por mais que o objetivo seja difícil de ser conquistado, quando você sabe o que quer, é possível fazer mais facilmente as mudanças necessárias.

Olhar o resultado final precisa ser um exercício de positividade e motivação. Deve-se pensar que essas mudanças vão levar você até onde você deseja. Alguns esforços são imprescindíveis, como veremos a seguir.

Afaste-se de possíveis tentações

Entender como mudar um hábito não é uma tarefa simples, já que muitas vezes é preciso vencer os próprios impulsos. A mente nem sempre aceitará bem essa mudança, especialmente quando se trata de costumes presentes na sua rotina há muito tempo. Assim, é fundamental se afastar de situações que possam atrapalhar o seu processo de mudança.

Se o objetivo é economizar para investir dinheiro, por exemplo, talvez o principal inimigo sejam os gastos desnecessários. Entre os exemplos estão as visitas a sites de produtos que você não precisa comprar e as idas ao shopping, que podem ser tentações difíceis de resistir.

O mesmo acontece com quem busca mudar hábitos alimentares. Seguir páginas de receitas nas redes sociais, sair para jantar fora e ir ao supermercado, embora sejam costumes simples, podem agir contra o seu objetivo. Por isso, vale a pena evitar situações que podem atrapalhar o seu caminho.

Limite suas opções

Pode ser que as mudanças buscadas estejam ligadas a situações corriqueiras, como o local onde você vai almoçar. E aqui está o segredo: quanto menos opções, menores são as chances de gastar tempo demais para decidir.

Se a sua meta for se alimentar melhor e na geladeira há diferentes opções de alimentos, as chances de você optar pelos que são menos saudáveis cresce. Nesse caso, vale ter à disposição somente aqueles alimentos que você julga adequados para a sua alimentação.

De modo geral, a ideia é não se dar a chance de se desviar do seu objetivo final, tal como discutimos no tópico anterior.

Imagine as mudanças acontecendo

Você já se imaginou atingindo a mudança que busca? Sonhar não custa nada e, além disso, pode ajudar você a se manter firme na caminhada. Por isso, sempre que você pensar no seu objetivo, é importante imaginar que ele já tenha sido conquistado.

Da mesma forma, saiba que é preciso se mover para chegar a esse momento de vitória. Então, utilize a imaginação como combustível para não desistir e, assim, conquistar o seu objetivo.

Pense no momento em que você vai falhar

Não há como mudar um hábito sem ser realista. Pode ser que você falhe nessa missão e, por isso, é preciso se perguntar o que vai fazer quando isso acontecer. É uma espécie de planejamento estratégico para administrar os riscos de falhas.

Até mesmo em momentos em que você se sente confiante, é preciso pensar que algo pode atrapalhar a busca do novo hábito. Se você está pronto para encarar essa situação, está mais perto de alcançar a mudança que você busca.

Muitas vezes, falhar não se trata de falta de motivação. Afinal, imprevistos acontecem. Para essas horas, o ideal é ter um plano B, como uma reserva de emergência para despesas fora do seu radar, por exemplo.

Saber como mudar um hábito é um desafio, mas com as dicas simples deste post você pode começar a buscar um caminho no seu cotidiano. Basta se esforçar para chegar ao seu objetivo final!

Agora é a sua vez! O que você tem feito para mudar seus hábitos? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários! 😀

Fernando Reis é administrador e Analista de Marketing de Conteúdo da Magnetis.

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