Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Hábitos de investimentos para realizar sonhos em 2022

Prometer mas nunca cumprir. Traçar objetivos mas nunca alcançar. Já aconteceu com você ou com alguém que você conhece?

Para algumas pessoas criar hábitos saudáveis é mais difícil do que para outras. De toda forma, uma coisa é certa: existem facilitadores de hábitos, tanto para hábitos bons quanto para ruins. 

E na minha humilde opinião, a Magnetis é um facilitador dos bons hábitos.

Entenda o motivo

Imagine o seguinte perfil: Juliana, uma pessoa ansiosa, abre conta em uma corretora e então investe seu suado dinheiro.

Qual o próximo passo dela? Arrisco a dizer que seria checar constantemente seu investimento, o que logo poderia se tornar um hábito ruim. 

Agora, imagine outro perfil, Antônio. Uma pessoa que sempre investiu mas nunca arriscou muito. E agora se sente confortável em assumir um pouco mais de risco… Eis, então, que Antônio investe em ativos mais arriscados. 

Logo nos primeiros dias vem um desejo enorme de ver resultados melhores do que já viu antes. Mas, de repente, vê o valor investido diminuir ao invés de aumentar. 

O que ele faz então? Resgata todo seu dinheiro, porque nunca mais quer sentir aquele desespero. É provável que esse sentimento o fizesse passar a investir somente em ativos extremamente seguros. Mesmo com objetivos de mais longo prazo. Ou, com uma possibilidade de fazer uma alocação melhor e isto, claramente, seria uma hábito ruim.

Okay, eu sei que não existem só esses dois perfis, existem outros também, então vamos a mais um… 

Imagine aquela pessoa que é bem disciplinada, Janaina. Gosta de ter rotina e quer sempre investir periodicamente, o que revela um bom hábito com relação aos seus investimentos. Ela pode até ter o costume de checar vez ou outra sua rentabilidade. Mas, o que lhe interessa mesmo é que consiga alcançar seus objetivos. Então, ainda que houvessem momentos de queda em seu patrimônio, ficaria tranquila. Pois, seguindo o planejamento ela sabe que chegará lá. 

Apesar de serem três perfis diferentes…

Essas três pessoas podem ser beneficiadas pelo mesmo facilitador de bons hábitos, a Magnetis.

Poxa, mas você não falou nada novo aí! Pois é, não há nada de novo, talvez, só algumas centenas de reais a mais.

Como a consultoria personalizada pode resolver 

A consultoria personalizada é capaz de identificar o perfil que cada pessoa tem. E com perfil, não quero dizer uma bateria de perguntas com alternativas a, b e c. Estou falando do perfil psicológico, dos objetivos, dos medos, e de outras coisas qualitativas que números não poderiam medir – pelo menos não a princípio.

Além disso, a consultoria pode te explicar exatamente como a tecnologia pode resolver pontos de dor. Quer ver como? 

Perfil Ansioso

Para quem é ansioso, será que o ideal é ter conta em uma corretora? Certamente, uma gestora de recursos capaz de direcionar a estratégia, fazer a seleção ideal dos ativos para sua carteira de investimentos, e mostrar quanto tempo ainda seria necessário para alcançar seus objetivos seria melhor.

Perfil Conservador

Bem, e quanto ao caso do Antônio? Uma gestora de recursos pode explicar melhor sobre o comportamento dos ativos mais arriscados, pode deixar a carteira mais alinhada ao perfil e objetivos do investidor, e pode ajudar a alcançar cada objetivo da pessoa por meio de uma carteira adequada, assumindo o papel de decidir a hora de realocar ou não os recursos investidos.

Perfil Disciplinado

Mas e para a Janaina que já tem disciplina? Será que uma gestora poderia ajudá-la com seus investimentos? E a resposta é: SIM!

No terceiro caso, a Janaina pode usar a gestora para estabelecer um lembrete para a data das suas aplicações, pode aproveitar que há um planejamento claro para o alcance dos objetivos e decidir se quer realizá-los antes do previsto, ou se quer incluir objetivos intermediários, entre outros. Pois com a facilidade que já tem em ser disciplinada consegue garantir que sua carteira esteja sempre em seu máximo potencial.

Ela pode, inclusive, aproveitar de seu sucesso para recomendar aos seus amigos e ser duplamente recompensada (pelo programa de indicações e pela satisfação pessoal em ajudar uma pessoa querida) por ter feito algo de bom… É clichê, eu sei, mas os clichês são capazes de unir, principalmente os de início de ano. 

Em resumo, espero que você possa continuar com os bons hábitos, que para todo “ano que vem eu invisto melhor” você possa mostrar o caminho, e conte conosco para realizar seus sonhos.

Leia mais sobre como é possível investir como um profissional do mercado financeiro sem precisar ser um.

Conheça sobre a estratégia de investimentos Goal Based Investing.

Andressa Siqueira, CFP®
Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor