Da poupança para a casa própria (com a ajuda da Magnetis): a história da Laiana

por Mariana Congo

Laiana Rando 
Consultora de RH / São Paulo

Eu indico a Magnetis para todo mundo. É muito fácil de usar para quem não entende de investimentos, não tem tempo ou não tem paciência."

Essa foi uma das primeiras frases que a Laiana Rando me disse: "Eu indico a Magnetis pra todo mundo."

Ela tem 31 anos e é consultora de RH de uma empresa de desenvolvimento de sistemas aqui em São Paulo e virou cliente Magnetis em 2015.

Com a ajuda da Magnetis, ela e o marido conseguiram realizar um grande objetivo em 2016: dar entrada no primeiro apartamento próprio.

Eles estavam juntando dinheiro na poupança há 3 anos, mas depois que migraram para um plano de investimentos da Magnetis, o resultado veio mais rápido.

Para muita gente, sair da poupança não é um processo fácil, pois envolve uma mudança grande: deixar para trás essa aplicação tradicional em busca de rendimentos melhores.

Queria entender melhor como foi para Laiana esse processo de sair da poupança. Combinamos de bater um papo num café aqui perto da Magnetis e ela me contou os detalhes.

Comprar imóvel: como sair da poupança

“Antes da Magnetis eu não tinha ideia de como ter investimentos melhores do que a poupança, ainda que eu já tivesse ouvido falar que a poupança não estava rendendo nada.”

Essa frase da Laiana resume bem a situação de milhões de brasileiros que já sabem que o rendimento da poupança é ruim, mas não sabem como mudar essa situação.

Como encontrar investimentos melhores?

Laiana me contou que para ela as coisas começaram a mudar depois que o Vinicius Maeda, diretor de relações com investidores da Magnetis, foi dar uma palestra na empresa onde ela trabalha. Foi assim que ela conheceu o nosso produto.

"Eu senti muita confiança no Vinicius, ele entende de investimentos e explicou a metodologia por trás do serviço da Magnetis. Falei com meu marido e resolvemos sair da poupança", conta ela.

Abriram a conta pelo site da Magnetis e ela mesma fez a transferência da conta poupança no banco para a conta na corretora.

Saiba mais: Fazer seu cadastro na Magnetis leva 5 minutos e não precisa imprimir nada

Perguntei se tinha sido difícil fazer a transferência, se o gerente do banco havia tentado fazer ela mudar de ideia. Por sorte, não! Ela tinha limite suficiente para fazer o TED online. Foi simples e fácil.

Foco no objetivo final do investimento

Depois da aplicação inicial, o casal se organizou para fazer outros aportes periódicos.

Em outubro deste ano eles resgataram valor suficiente para pagar a entrada de um apartamento novo em São Paulo.

Como os rendimentos que eles conseguiram com a Carteira Magnetis foram maiores que na poupança, eles puderam comprar um apartamento com uma metragem maior do que acreditavam que seria possível.

Laiana Rando 
Consultora de RH

"Eu entrava no site da Magnetis mais ou menos uma vez por semana e ficava motivada, muito feliz, ao ver o investimento rendendo", conta Laiana com um sorriso no rosto.

"Compramos um apartamento de 2 quartos com 70 metros quadrados e varanda grande, sendo que a média dos apartamentos novos de 2 quartos é uma metragem menor, em torno de 50 metros quadrados", conta Laiana.

Saiba mais: Seus investimentos ficam registrados no seu nome

O sonho do imóvel próprio

Não foi fácil chegar até o momento de dar entrada no imóvel próprio e aprovar um financiamento. Laiana tem um perfil de batalhadora. Saiu do interior do Paraná para estudar em outro estado e, depois de formada, veio para São Paulo com uma mochila nas costas para conseguir emprego e fazer valer seus anos de faculdade.

Quando se casou, ela e o marido pagaram todos gastos com a festa. E depois de um ano conseguiram se organizar financeiramente para começar a juntar para comprar a casa própria.

“Todo dinheiro extra que vinha eu colocava na poupança, 13º salário, restituição do Imposto de Renda”, conta ela.

Apesar do perfil organizado e batalhador de Laiana, pouco adiantava juntar dinheiro se tudo estava rendendo muito pouco.

Com a Magnetis, o casal investiu o dinheiro em um plano de investimentos com horizonte de 1 ano. Por ser um prazo curto, a carteira indicada pelo algoritmo foi a mais conservadora: 50% em fundos DI e 50% em títulos de renda fixa.

Depois de um ano, o objetivo foi atingido e o apartamento comprado.

"Eu indico a Magnetis pra todo mundo. É muito fácil de usar para quem não entende de investimentos, não tem tempo ou não tem paciência. E o valor pelo serviço não é caro, é justo", diz Laiana Rando.

Veja esse comparativo de rendimentos e da inflação:

Período: Outubro de 2015 a Outubro de 2016

Inflação

8,75%

Poupança

7,58%

Carteira Magnetis Perfil de risco 1

12,28% (valor líquido de taxas e impostos)

Resumo da ópera: se tivessem ficado na poupança por mais um ano, o casal teria tido um rendimento tão baixo que nem superaria a inflação!

Ou seja, o dinheiro deles teria passado a valer menos. Mas como aplicaram em uma Carteira Magnetis diversificada e adequada para o perfil deles, não só protegeram o valor do dinheiro ao longo do tempo, como conseguiram rendimentos maiores.

Na prática, isso permitiu que eles comprassem um imóvel maior que o sonhado.

Fiquei pensando no efeito positivo que eles poderiam ter se desde o início estivesse investindo fora da poupança…

Veja mais: Como estão seus rendimentos na poupança? Saiba quanto está perdendo

Depois de dar a entrada no imóvel, o valor restante foi financiado no prazo de 30 anos.

Mas eles querem se livrar da dívida muito antes disso.

"Em breve quero montar uma nova carteira com a Magnetis para investir mais e conseguir quitar o apartamento em 10 anos, em vez do prazo de 30 anos. Também quero investir para a aposentadoria, pois só tenho a do INSS e não dá para contar, né?”, diz Laiana.

E será que dá para resumir sua relação com a Magnetis em uma frase? É uma resposta difícil de falar, mas Laiana falou assim:

“É um auxílio, uma ajuda para você realizar o seus sonhos.

E você? Tem algum sonho que podemos te ajudar a realizar?

Seja em 2017 ou em qualquer outro ano, na Magnetis você encontra um plano de investimento feito com diversificação, para seu dinheiro render mais e com segurança. A plataforma é simples de usar, ideal para quem não entende, não tem tempo (nem paciência) para acompanhar o mercado financeiro. Somos seu especialista em investimentos para que você possa investir seu tempo em outras coisas!

Se você nunca viu como funciona, faça o teste e veja do que estou falando. Se já passou por aqui antes, que tal marcar uma conversa com a gente?

Luciano

Mariana Congo é Gerente de Conteúdo da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.