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6 ideias de como comunicar benefícios empresariais ao seu time!

Os benefícios oferecidos pelas empresas sempre foram reconhecidos como uma excelente forma de motivar os colaboradores. A verdade é que muitos deles representam grandes conveniências para o cotidiano, sendo um diferencial para atrair os melhores talentos para seu negócio. Mas, para que eles sejam realmente eficientes, é preciso saber como comunicar os benefícios empresariais para os colaboradores.

E pensando que a sua empresa está sempre em crescimento, um único aviso no onboarding ou durante o processo seletivo não é suficiente para manter todos bem informados. Por isso, separamos neste post 7 ideias que podem ajudar nessa importante tarefa.

Acompanhe!

Por que é importante comunicar benefícios corporativos

Os benefícios são muito utilizados como forma de diferenciação no momento de atração de novos talentos. Mas para que eles sejam realmente efetivos (e funcionem também como estratégia de retenção) é preciso que todos estejam bem informados sobre o que têm à disposição.

Além disso, os benefícios são escolhidos após uma análise profunda de sua capacidade de melhorar o clima da empresa e a produtividade. E para que eles obtenham os resultados esperados no momento de implementação, os colaboradores precisam utilizá-los corretamente.

O problema é que muitos gestores acreditam que por serem um item tão cobiçado pelos profissionais, não é necessário se esforçar para comunicar os benefícios claramente. Grande engano.

Com a rotatividade de colaboradores, mudanças nos contratos com fornecedores e a quantidade infinita de mensagens trocadas diariamente entre as equipes, muita informação relevante pode se perder.

Por isso é importante planejar um plano de comunicação constante dos benefícios corporativos ofertados na empresa. Os benefícios que mesmo após todo esse processo continuarem com baixa adesão podem ser reavaliados e talvez até substituídos por outros.

Ofereça o benefício que realmente importa para seus colaboradores

Como comunicar os benefícios

Veja a seguir algumas sugestões de como você pode montar uma estratégia de comunicação de benefícios corporativos eficiente:

1. Dispare e-mails

O e-mail é uma ferramenta de trabalho essencial para vários profissionais. Isso faz com que eles estejam sempre atentos às mensagens que chegam por esse canal, sendo uma ótima alternativa para as comunicações institucionais.

Uma grande vantagem desse recurso é os colaboradores podem verificar as informações quando for mais oportuno, podendo ainda salvá-las para consulta sempre que for necessário.

Nessas mensagens, o ideal é que conteúdo seja claro e objetivo, para que os colaboradores assimilem os benefícios disponíveis e as reais vantagens que eles representam. Outro cuidado importante é garantir que o título seja coerente e atrativo o suficiente para que todos leiam o e-mail com a devida atenção.

2. Documente na intranet

As redes institucionais privadas, chamadas de intranet, são um ambiente de rede controlado voltado para os objetivos operacionais da empresa. Além de viabilizar a customização das ferramentas de trabalho, elas permitem a disseminação de informações importantes de maneira prática e eficiente.

A melhor forma de fazer isso é por meio de banners e informativos que podem ser abertos automaticamente quando o colaborador iniciar seu dispositivo. Também é possível passar esses informes em outros formatos de arquivo, como documentos de textos, imagens ou até vídeos. Basta armazená-los em uma pasta acessível para que todos possam conhecer os benefícios disponibilizados e suas vantagens.

3. Explique e tire dúvidas em palestras

As empresas costumam recorrer a palestras presenciais ou virtuais para transmitir uma série de informações importantes para as equipes. Nesses momentos, o gestor pode aproveitar a oportunidade para também comunicar os benefícios empresariais.

O fato de os colaboradores estarem juntos nessas ocasiões favorece o intercâmbio de ideias e permite que as dúvidas sejam sanadas. Alguns questionamentos são comuns a várias pessoas e podem ser esclarecidos de uma única vez.

É interessante também convidar para que alguns fornecedores participem dessas reuniões para tirar dúvidas mais específicas dos colaboradores.

4. Inove nos formatos de comunicação

Ainda que esforços para comunicar os benefícios de forma oral ou escrita sejam realizados, dificilmente esses meios serão tão efetivos quanto um vídeo institucional. Pesquisas mostram que 80% das pessoas se lembram com mais facilidade das informações absorvidas por meio de vídeos.

Ao elaborar vídeos instrutivos para essa tarefa, fica mais fácil reter a atenção dos espectadores e aumentar o índice de aderência da mensagem transmitida. Manter esse material disponível para consulta a qualquer momento também é uma boa ideia, já que talvez nem todos possam acompanhá-lo ao mesmo tempo.

Mas se você não possui as ferramentas para fazer vídeos, pode utilizar outros formatos como cartilhas, folders entre outros.

5. Realize pesquisas de clima organizacional

Medir o clima organizacional é uma estratégia que permite ao gestor identificar o nível de satisfação e de desempenho dos colaboradores dentro da empresa. Com base nesses resultados, torna-se possível planejar as medidas que terão maior impacto positivo no ambiente de trabalho.

Por isso, é fundamental que o gestor avalie nesse processo o retorno que os benefícios têm para cada pessoa. Dessa forma, pode-se descobrir quais são os mais estimados pela equipe e quais poderiam fazer parte das conveniências oferecidas. Essa é uma ótima forma de se valer dos benefícios corporativos para destacar a sua empresa em qualquer mercado.

6. Reforce essa comunicação periodicamente

Pensando na rotatividade de profissionais, é importante que as mensagens sobre benefícios sejam reenviadas de tempos em tempos. Uma boa meta seria mostrar novamente tudo que é oferecido e as mudanças que tiveram nos contratos anualmente. Assim, todos estarão sempre atualizados.

Com as dicas que demos neste post, temos certeza de que a tarefa de comunicar benefícios empresariais se tornará muito mais fácil. Isso também demonstra aos colaboradores que a empresa realmente dá valor ao bem-estar e à satisfação da equipe. Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências sobre o tema conosco? Então, aproveite para deixar a sua mensagem na seção de comentários logo abaixo!

Julia Ayres

Julia é jornalista por formação, mas apaixonada por marketing digital, performance e educação financeira. Atualmente, lidera as estratégias de marketing para a área de empresas da Magnetis

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