Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Conheça a composição das carteiras da Magnetis e quanta rentabilidade elas geraram

As carteiras Magnetis são compostas de acordo com perfis de investimento; de forma personalizada e em conformidade com os objetivos do cliente, elas preveem melhor rentabilidade.

Sua carteira de investimentos combina com você e com seu planejamento?

É muito importante que a composição da carteira de investimentos seja alinhada ao seu perfil de investidor e seus objetivos. 

Aqui na Magnetis, a composição das carteiras de investimentos dependem do nível de risco que você, investidor, pode correr. Ou seja, é tudo pensando de acordo com o seu perfil, horizonte e objetivos. 

Então, antes de escolher a composição de carteira para seu investimento, é preciso entender alguns pontos:

Qual o seu perfil de investidor?

Antes de tudo, é preciso definir seu perfil de investidor: ele depende, é claro, do quanto você fica seguro e confortável ao correr riscos, mas depende mais ainda da sua capacidade financeira para estar exposto a riscos na hora investir seu dinheiro.

Imagino que você já saiba, mas existem três perfis de investidor:

Conservador: esse perfil tende a investir em aplicações financeiras mais estáveis e seguras, mesmo que a rentabilidade seja menor a longo prazo.

Moderado: cativado pelo equilíbrio, o perfil moderado busca conciliar boa rentabilidade com a segurança nos investimentos, evitando altos riscos.

Arrojado: busca a melhor rentabilidade acima de tudo, por isso está ciente de que precisa enfrentar mais riscos e oscilações no mercado financeiro.

A partir dessas breves definições, você já tem ideia do seu perfil de investidor?

Gostaria de ter bons ganhos correndo riscos médios? Então, você pode ser um investidor moderado.

Prefere escolher ativos mais seguros, mesmo que só resgate seus recursos a longo prazo? Talvez seu perfil seja o conservador.

Por outro lado, se o seu perfil de investimentos for arrojado, a Magnetis proporciona a você uma carteira com margem maior de ganhos, mas sem colocar o seu capital em uma situação vulnerável.

A composição das carteiras Magnetis

Quando um investidor decide montar sua carteira de investimentos com a Magnetis, avaliamos quais ativos estão mais alinhadas com o perfil e os objetivos financeiros desse investidor – para, assim, traçar um plano de investimentos personalizado.

As carteiras Magnetis seguem cinco níveis de risco principais, com estratégias diferentes e adaptadas a cada tipo de investidor. Conheça cada uma delas abaixo:

Carteira Magnetis 1: perfil prudente

Super conservadora

A carteira 1 é recomendada para os investidores mais conservadores, que optam por comprar ativos mais seguros na aplicação do seu dinheiro.

Ela é composta majoritariamente por ativos de renda fixa, o que confere maior previsibilidade nos investimentos.

Carteira Magnetis 2: perfil decidido

Conservadora com diversificação

Sem abandonar a renda fixa e o perfil conservador, a carteira 2 da Magnetis já inclui renda variável, contando com fundos multimercados, ações, cripto e mecanismos de proteção.

Essa composição de carteira permite maior diversificação do portfólio, mantendo a segurança na aplicação.

Carteira 3: perfil moderado

Para investidores moderados

Dividida entre parcelas de renda fixa e variável, essa carteira é indicada para o investidor que busca boa rentabilidade sem abrir mão da segurança.

Ela concentra um percentual maior de renda variável, pois sua composição dispõe de ativos diversificados entre cripto, multimercado, renda fixa e ações – além, é claro, dos mecanismos de proteção.

Carteira Magnetis 4: perfil entusiasta

Para quem tolera o sobe e desce do mercado

As oscilações do mercado se fazem mais presentes na carteira 4 da Magnetis, pois ela tem um percentual maior de renda variável.

A escolha, portanto, é ideal para investidores de longo prazo, dispostos a assumir riscos e que busquem o melhor aproveitamento em rentabilidade dos ativos da carteira.

Carteira Magnetis 5: perfil ousado

Por que não assumir alguns riscos?

Recomendada para os investidores que toleram bem as oscilações do mercado, a carteira de número 5 da Magnetis possui uma maior proporção de ativos com risco; no entanto, também conta com a possibilidade de rendimentos altos.

Para entender de forma ainda mais específica qual a composição das cinco carteiras Magnetis, observe a distribuição de ativos por carteira, como demonstra a tabela:

As composições podem se tornar um pouco diferentes de acordo com o histórico de aplicações, os resgates e, principalmente, de acordo com os objetivos de cada investidor.

Leia também: 

Carteiras Magnetis: quanto elas geraram de rentabilidade? 

A rentabilidade das carteiras Magnetis são divulgadas mensalmente em relatórios. Para conferir o último relatório publicado, clique aqui.

O resultado de cada carteira Magnetis é calculado de forma automatizada pelo método Time-Weighted Return: ele considera o desempenho da carteira ponderado pelo tempo em que o dinheiro permaneceu aplicado e reflete as variações que aconteceram com a carteira ao longo do tempo.

A rentabilidade das cinco carteiras Magnetis em 12 meses (até setembro de 2021)* podem ser analisadas a partir dos seguintes resultados:

Carteira 1 – 3,90% (CDI +0,89% ou 130% do CDI)

Carteira 2 – 5,26% (CDI +2,25% ou 175% do CDI)

Carteira 3 – 9,44% (CDI +6,43% ou 314% do CDI)

Carteira 4 – 11,48% (CDI +8,47% ou 383% do CDI)

Carteira 5 – 14,60% (CDI +11,59% ou 486% do CDI)

*Mediana da rentabilidade das carteiras.

Por meio dos resultados mês a mês, também é possível fazer uma análise mais apurada do desempenho das aplicações – como a carteira 5*: 

*Confira os resultados completos no relatório mensal Magnetis.

A importância da composição diversificada

Promover a diversificação da carteira é um ponto indispensável para investimentos que tragam uma maior margem de segurança, protegendo o seu capital das perdas consequentes da oscilação de mercado.

Afinal, você sabe que essas coisas acontecem e que não há como controlá-las: mudança na cotação da moeda, oscilação da bolsa, ativos que valorizam e desvalorizam com o tempo…

Para evitar que um desses imprevistos acabe com o seu capital, a melhor estratégia é diversificar os investimentos. Por isso, adotamos uma estratégia irreplicável: combinar, em diferentes proporções, diversos ativos sem correlações entre si. Dessa maneira, você não precisa se preocupar com o sobe e desce dos ativos!

Com um planejamento cuidadoso, criamos a melhor composição de carteira, considerando seu perfil de risco e seus objetivos.

Nosso foco é que você tenha um ótimo retorno (principalmente a longo prazo), sem que seus investimentos sofram com as movimentações da economia.

Na Magnetis, trazemos as melhores – e mais exclusivas – opções de carteiras

Com exceção do TECB11, nossos fundos de investimento Magnetis são exclusivos para clientes (ou seja, contêm ativos para os quais não há acesso ao investir por conta própria). 

Portanto, o foco é a construção de uma carteira diversificada e que traga resultados consistentes a longo prazo, oferecendo a possibilidade de que você, enquanto investidor, aplique seu dinheiro de forma segura e alcance seus objetivos.

Como pude mostrar, a diversificação da carteira deve acompanhar o seu perfil de investidor, com um portfólio estruturado para suportar as oscilações do mercado e as inevitáveis mudanças econômicas e financeiras.

A análise da Magnetis considera aspectos quantitativos e qualitativos para escolher as melhores ações para comprar, com foco no alcance dos objetivos dos nossos clientes e na diversificação de ativos.

Para a melhor composição de carteira e o melhor rendimento de aporte, conte com a Magnetis Investimentos! Avaliamos mais de 20 mil ativos em busca das melhores opções, considerando todos os fatores importantes para a construção de uma carteira lucrativa e resistente ao passar do tempo.

Quer investir seu dinheiro com segurança e aplicar em ativos que realmente combinam com você? Atualize seus investimentos com a Magnetis!

Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor