Consultoria de investimentos: 5 perguntas para entender como este serviço funciona

por Malena Oliveira

Sabia que você não precisa ser especialista para investir bem o seu dinheiro? Sabia também que não é necessário ter muitos recursos para investir como um milionário? O segredo é buscar ajuda especializada, como a de uma consultoria de investimentos.

Veja mais: Sabia que você pode investir com a Magnetis a partir de R$ 1 mil? Monte grátis o seu plano de investimentos!  

Consultoria de investimentos é um serviço prestado por uma pessoa ou empresa devidamente registrada com essa licença na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de investimentos no Brasil.

O objetivo de uma consultoria de investimentos é recomendar as melhores aplicações para uma pessoa de acordo com seu perfil e seus objetivos financeiros.

Para isso, ela não pode cobrar comissões ou receber bônus pelas aplicações indicadas, mas apenas uma taxa proporcional ao valor investido: a taxa de consultoria. Esse mecanismo é o que evita o conflito de interesses, muito presente nas aplicações recomendadas pelo gerente do banco.

Como uma consultoria de investimentos pode ajudar você

Existem dois problemas que podem tirar o seu sono quando o assunto é investimentos:

  • a falta de tempo para adquirir mais conhecimento financeiro;
  • a falta de confiança no gerente do banco ou da corretora pelos quais você investe o seu dinheiro.

Apesar de você não querer ser um especialista em investimentos, conquistar o conhecimento necessário para aumentar seu patrimônio exige dedicação. Assim, uma boa alternativa pode ser delegar essa questão para quem tenha a qualificação necessária para ajudar.

O gerente do banco e o assessor de uma corretora de investimentos tendem a ser as primeiras opções. Entretanto, sempre fica aquela sensação de que eles estão dando uma informação tendenciosa a favor da entidade à qual estão vinculados.

Se você se identifica com essa situação, uma consultoria de investimentos pode ser a solução. Confira a seguir mais detalhes sobre como esse serviço funciona.

1. Por que investir com uma consultoria de investimentos?

Uma consultoria de investimentos atua na recomendação de aplicações financeiras adequadas para o perfil e os objetivos de cada investidor.

O trabalho é conduzido por consultores com experiência técnica e prática, cujo escopo é alinhar o perfil do cliente com as estratégias necessárias para chegar ao seu objetivo financeiro, escolhendo os produtos que ofereçam a relação mais adequada entre risco e retorno.

Esse tipo de serviço era mais restrito no Brasil por conta de dois fatores: dominância de grandes bancos e falta de informação.

Somado a isto, ainda existe muita desconfiança do brasileiro quando o assunto é investimentos, o que leva muitos pequenos investidores a se manterem restritos a aplicações tradicionais ou optarem pela a inércia de não investir. .

A maioria dos brasileiros ainda associa suas carteiras de investimentos à poupança. Porém, o mercado possui outras opções que permitem voos bem mais altos: CDB, Tesouro Direto ou ações, por exemplo.

É neste cenário que surge o serviço das consultorias em investimentos, com a missão de disseminar conhecimento sobre aplicações financeiras e levar acesso a melhores opções de investimentos para o brasileiro.

2. Quais são os tipos de consultoria de investimentos?

Bancos, corretoras ou casas independentes podem oferecer serviços de consultoria, desde que autorizados pela CVM. Também é possível ter acesso a esse serviço por meio de consultorias online ou consultores independentes.

No entanto, precisamos chamar sua atenção para um detalhe muito importante: o tipo de serviço não é o mesmo em todas elas. Isto acontece sobretudo na qualidade da recomendação que cada instituição oferece.

O modelo de serviço ofertado por gerentes de banco e por corretoras - os mais tradicionais - costumam ser muito diferentes daqueles prestados por consultores de investimento independentes. Quer saber o porquê?

De forma geral, o gerente do seu banco ou o assessor da sua corretora, apesar de fornecerem algumas informações, não fazem uma consultoria propriamente dita. Mas antes de falarmos mais sobre esse assunto, é interessante que você conheça outros dois tipos de entidades: o consultor independente certificado e a consultoria licenciada pela CVM.

Consultor independente certificado

Para prestar consultoria de investimentos, um profissional da área financeira precisa possuir a certificação CFP®, emitida pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar, antigo IBCPF).

O processo inclui a aprovação em um exame que reúne os seguintes conteúdos: planejamento financeiro e ética, gestão de ativos e investimentos, planejamento de aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal e planejamento sucessório.

Além disso, o profissional precisa comprovar no mínimo três anos de atuação em atendimento a clientes pessoa física em pelo menos uma das áreas relacionadas ao conteúdo do exame. Se não possuir curso superior, o período de atividade a comprovar aumenta para cinco anos.

Consultoria licenciada pela CVM

Pessoas físicas e pessoas jurídicas também podem ser credenciados pela CVM para atuar com consultoria de investimentos, fornecendo uma assessoria técnica e prática ao cliente na busca pelo melhor produto financeiro.

A ideia da regulamentação dessa atividade é oferecer proteção e segurança ao investidor, evitando abusos por conflito de interesses e manipulação de mercado.

Os requisitos para exercer consultoria de investimentos sob a licença do órgão estão descritos na Instrução CVM nº 43 e Resolução nº 527/79, substituída pela Resolução nº 3.041/02.

Além de uma extensa documentação, a pessoa física ou jurídica deve comprovar experiência no mercado de valores mobiliários para preencher as expectativas da CVM. Ou seja, não é um processo de fácil acesso, justamente para credenciar apenas as empresas que sejam capazes de oferecer o melhor serviço ao investidor.

A Magnetis, por exemplo, é uma consultoria licenciada pela CVM que usa uma tecnologia conhecida como robô de investimentos (robô advisor) para montar carteiras diversificadas.

3. Como funciona uma consultoria de investimentos online?

O ponto central do trabalho de uma consultoria de investimentos online está no uso de canais digitais para fazer uma recomendação de investimentos de acordo com o perfil e objetivo do investidor.

A forma como essa recomendação é realizada é bastante facilitada graças à tecnologia. Dessa forma, essas empresas são capazes de oferecer serviços financeiros pela internet, com custos bem mais baixos do que as instituições tradicionais. No caso do Magnetis, nós programamos algoritmos para identificar as possibilidades de investimento mais adequadas a cada perfil de investir e seus objetivos financeiros.

O primeiro passo é realizar uma simulação online. Essa primeira etapa consiste em preencher um questionário com algumas perguntas básicas. As respostas são importantes para que o plano de investimentos, uma recomendação personalizada sobre onde investir, seja o mais adequado possível para cada investidor.

Depois dessa etapa, o investidor terá acesso ao seu plano de investimentos personalizado, no qual a Magnetis apresenta as melhores opções de aplicações financeiras.

Além disso, um consultor de investimentos entra em contato para entender mais detalhes sobre os objetivos de cada investidor Este é um diferencial que permite não só esclarecer dúvidas, mas também conhecer melhor o perfil do cliente e refinar seu plano de investimentos.

É importante destacar, que a Magnetis é especializada em montar planos de investimentos de médio e longo prazo.

Por exemplo, quer planejar a aposentadoria para daqui a 25 anos e possui uma tolerância mediana ao risco? Basta dizer isso ao robô para obter a melhor recomendação de investimentos para esse objetivo.

Periodicamente, o robô também propõe rebalanceamentos da carteira de acordo com as mudanças no mercado financeiro. Isso é feito por conta das mudanças no mercado, de forma a aumentar a rentabilidade da carteira do investidor.

Outra vantagem do robô advisor é a ausência de conflito de interesses. Falaremos disso mais adiante.

É importante não confundir o robô advisor com o robô trader. Este último oferece uma operação automatizada de compra e venda de ações de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo investidor. Já o robô advisor recomenda, mas a palavra final é sempre do investidor.

Veja mais: Assessoria sem custo? Descubra o que está por trás dessa estratégia!

4. Quais as diferenças entre uma consultoria de investimentos e os bancos e corretoras?

A principal diferença entre utilizar os serviços tradicionais de consultoria de investimentos com bancos ou corretoras é a questão do conflito de interesses, que mencionamos no tópico anterior.


Existem muitas vantagens na utilização de uma consultoria de investimentos online. Confira a seguir as principais diferenças:

Ausência de conflito de interesses

Um consultoria de investimentos opera de forma diferente dos bancos e corretoras. Em vez de cobrar comissões pelos produtos e serviços que indica, cobra apenas uma taxa fixa. Isso garante que os produtos recomendados sejam, de fato, os melhores para cada perfil de investidor.

Já o interesse de um gerente de banco ou assessor ligado a uma corretora é vender os produtos de sua instituição ou de parceiros,., como um CDB ou um fundo de investimento, de modo a ganhar bônus ou comissões.

Logo, o maior interesse não é o sucesso do investidor, mas o cumprimento de uma meta de vendas. Da mesma forma, um assessor ou consultor de uma corretora tem outros interesses que não incluem o resultado do seu investimento.

Ele procura recomendar as alternativas que proporcionem mais retorno para a corretora à qual está ligado, ou as que ofereçam a maior comissão pela venda. A performance da carteira do cliente fica em segundo plano.

Além do conflito de interesses, nem sempre esses profissionais detêm o conhecimento e as ferramentas necessárias para analisar todas as variáveis envolvidas em uma tomada de decisão em investimentos.

Ou seja é humanamente impossível avaliar todos os ativos do mercado para recomendar o melhor. Desta forma a recomendação acaba ficando restrita a produtos da própria instituição.

Este é o grande diferencial de uma consultoria de investimentos online, em que a busca pelos melhores ativos é facilitada pelo uso de tecnologia. No caso da Magnetis, o algoritmo analisa mais de 15 mil opções de ativos no mercado e seleciona os melhores.

Não se trata de vender um produto e deixar que o cliente tenha que lidar sozinho com seus resultados. A premissa de uma consultoria de investimentos online é colocar os ganhos do investidor em primeiro plano. Assim, os objetivos de ambos ficam alinhados em direção a um ponto em comum.

Com o auxílio da tecnologia, este tipo de consultoria consegue otimizar os processos de recomendação e ganhar escala. Dessa forma, a recomendação é totalmente isenta de conflito de interesses, pois os consultores não recebem nenhum tipo de comissão pela recomendação.

Baixo custo

Por ter suas operações fundamentadas na automação dos processos, uma consultoria de investimentos online consegue atender a um grande número de clientes utilizando uma estrutura operacional bem mais enxuta do que um banco ou uma corretora. Ou seja, consegue ganhar escala com a ajuda da tecnologia.

Por conta disso, conseguem oferecer serviços com custos bem mais baixos do que os prestados pelas instituições financeiras tradicionais.Como exemplo, os serviços de gestão de investimentos automatizados costumam apresentar um custo médio de menos de 1% ao ano, já considerando todas as tarifas e taxas envolvidas, enquanto fundos de investimento com diversificação semelhante cobram pelo menos 2% só de taxa de administração.


Simplicidade e comodidade

A utilização de plataformas tecnológicas também traz como um grande benefício a eliminação da necessidade dos diversos procedimentos burocráticos que normalmente são exigidos por bancos, corretoras e consultorias tradicionais.


Não é preciso reunir uma extensa documentação, assinar formulários, comparecer pessoalmente no horário comercial a uma agência física para registro da assinatura, ou qualquer outra dessas atividades que só atrapalham a vida do cliente. Basta fazer o cadastro online, na hora e onde você quiser.


Além disso, a automatização diminui a quantidade de procedimentos envolvidos na aplicação dos recursos. Essa praticidade economiza o tempo dos clientes, permitindo que eles se dediquem a suas atividades profissionais, familiares ou de lazer.

Segurança e transparência

Para uma instituição poder ser considerada uma consultoria de investimentos no Brasil, ela precisa ser licenciada e passar pelo crivo da CVM, como já mencionamos.

Ou seja, toda consultoria de investimentos recebe fiscalização constante. Diferentemente de corretoras ou bancos, que oferecem aplicações financeiras de suas próprias prateleiras, o papel de uma consultoria de investimentos não é vender produtos financeiros.


Da mesma forma, não faz parte do trabalho da consultoria receber comissões ou ser um intermediário financeiro. Justamente por não vender produtos, a consultoria de investimentos é imparcial e tem interesses alinhados aos dos clientes. Tudo isso contribui para queas escolhas sejam feitas de maneira mais transparente e segura.

Por ser uma consultoria de investimentos, a Magnetis não recebe, em nenhum momento, o dinheiro dos clientes.

Os recursos investidos seguem um percurso bem simples: as quantias aplicadas são transferidas da conta que o cliente tem em um banco para a sua conta na Easynvest, corretora de valores parceira da Magnetis. Note que é uma transferência para uma conta da própria titularidade do investidor na corretora.

5. Por que preciso de uma consultoria de investimentos?

Como você deve ter percebido, existem diversos benefícios ao utilizar os serviços de uma consultoria de investimentos. Quando você tem a impressão de que poderia ter um retorno maior com os ativos que possui hoje, ou quando começam a surgir as dúvidas sobre o cenário econômico atual, a ajuda de um consultor pode ser a diferença que falta para otimizar a sua carteira.

Agora, você deve estar se questionando sobre o preço dos serviços de uma consultoria de investimentos. Existem diferentes formas de precificar e vai depender do profissional que você está contratando.

Alguns podem receber por hora de trabalho, outros podem cobrar um percentual sobre o resultado de sua carteira ou sobre o total do seu patrimônio. Esclareça essa informação antes de iniciar a consultoria.

No caso de alguma insatisfação, o investidor sempre pode procurar a CVM para investigar e resolver eventuais distorções. Porém, é importante ter em mente que se um investimento recomendado não rendeu o esperado, isso não pode ser considerado uma irregularidade.

Isso porque o consultor faz uma projeção do rendimento com base em informações disponíveis. Porém, o cenário pode mudar. Dessa forma, nenhuma consultoria de investimentos pode dar qualquer garantia de ganhos em qualquer operação.

Com todas essas informações, você já pensou que pode estar perdendo a oportunidade de conquistar os seus sonhos ou de ter um futuro mais tranquilo?

Procure uma consultoria de investimentos! Existem milhares de produtos no mercado e você dificilmente conseguirá encontrar a melhor oportunidade por conta própria — nem mesmo com a ajuda do gerente do banco ou do assessor da corretora.

Gostou do artigo? Quer ter ideia do tipo de recomendação que uma consultoria de investimentos online como a Magnetis pode fazer para você? Faça uma simulação gratuita e comece hoje mesmo a melhorar seus investimentos.

Luciano

Malena Oliveira é jornalista especializada em Finanças Pessoais e redatora na Magnetis.

Consultoria de investimentos: 5 perguntas para entender como este serviço funciona
5 (100%) 21 votes