Por que oferecer consultoria financeira para colaboradores da sua empresa?

por Juliana Volpe

A disponibilização de consultoria financeira para colaboradores da empresa pode ser considerada, hoje em dia, uma boa prática de vanguarda no contexto da gestão de pessoas.

Embora isso não seja de fato uma novidade no mundo corporativo, já que existem casos desse tipo de atividade há algumas décadas, atualmente tal iniciativa se enquadra numa visão global ou “holística” do colaborador por parte da organização.

Diferentemente de outros recursos produtivos, como as máquinas, os seres humanos dificilmente mantêm um desempenho uniforme durante um longo período de tempo. Isso ocorre devido a uma série de fatores, como saúde física e psicológica, nível de motivação do trabalhador, estresse etc.

Veja, em seguida, algumas razões pelas quais a consultoria financeira para colaboradores da empresa contribui para o sucesso do negócio.

Atração de talentos

Os planos de benefícios que as organizações oferecem, muitas vezes, funcionam como atrativos para o recrutamento de profissionais altamente especializados. Na dúvida sobre se vale a pena ou não trocar de empresa, os trabalhadores avaliam não só o salário, como também as vantagens que o possível novo contratante tem a oferecer.

Com o tempo, o “marketing boca a boca” tende a espalhar a informação de que determinada organização é um “ótimo local para se trabalhar”. Assim, o negócio passa a ter maior oferta de talentos, o que facilita a etapa de seleção dos candidatos mais aptos a assumir as vagas que precisam ser preenchidas na empresa.

Retenção de talentos

Quando está em um emprego, é normal o colaborador ter uma série de expectativas em relação ao trabalho. Para muitos funcionários, o objetivo principal é ter uma fonte de renda, para que eles possam manter o próprio sustento. Além disso, ganhar experiência, crescer na carreira, aproveitar promoções, obter benefícios etc. são outros tipos de anseios que os empregados podem ter.

Como, hoje em dia, planos de saúde e vale-alimentação são oferecidos por grande parte das organizações, outros benefícios, como consultoria financeira para colaboradores da empresa, passam a ser vistos como diferenciais. Afinal, como você deve saber, a educação para finanças é uma iniciativa quase inexistente nas escolas do Brasil.

Aumento da motivação e da produtividade

No cotidiano dos negócios, é comum encontrar profissionais que estão descontentes com o próprio salário. Às vezes, eles conversam sobre isso apenas com os colegas mais próximos. Dessa forma, a gerência imediata ou a alta direção da empresa quase nunca sabem desse tipo de insatisfação.

Como o salário não cobre todas as despesas, o funcionário passa a se sentir desvalorizado pela organização, pois acredita que ganha menos do que merecia. Tal mentalidade, não raramente, conduz a baixa motivação e perda da produtividade.

Em situações extremas — por exemplo, quando chega a perder o emprego por algum motivo —, o profissional é forçado a viver com uma renda menor e, assim, descobre que o salário do antigo trabalho “nem era tão ruim assim”. Contudo, caso isso não ocorra, a insatisfação gerada por problemas nas finanças pode corroer a performance do trabalhador.

Assim, a consultoria financeira para colaboradores da empresa é uma maneira eficiente de se evitar que os empregados sofram por causa da gestão falha do dinheiro.

Diminuição do absenteísmo e do presenteísmo

Absenteísmo pode ser considerado como a ocorrência frequente de faltas dos empregados por causa de uma série de motivos, como problemas de saúde, desmotivação, conflitos com colegas etc.

Já o presenteísmo é marcado pela ida do trabalhador à empresa, entretanto, sem a performance exigida para o devido exercício das funções. Assim, é como se a pessoa estivesse apenas de “corpo presente” no emprego, uma vez que a mente “está viajando” por outros pensamentos, como contas em atraso, brigas na família, entre outros assuntos.

Como você pode notar, tanto um fenômeno quanto o outro prejudicam o desempenho da empresa, ao afetar a eficácia dos processos produtivos. Com isso, a organização pode ter atrasos nas entregas, o que também compromete o faturamento.

E como diminuir o absenteísmo e o presenteísmo no ambiente de trabalho? Uma forma é por meio do oferecimento de consultoria financeira para colaboradores da empresa.

Dessa maneira, os profissionais aprendem a lidar com o dinheiro e, assim, evitam gastar mais do que ganham. Isso, por si só, já contribui para o aumento da qualidade de vida do trabalhador, afinal, ele passa a ficar menos estressado por problemas financeiros frequentes.

Melhoria do clima organizacional

Quando o trabalho de consultoria financeira é ofertado para todos os colaboradores, a tendência é de que a equipe passe a gerenciar o dinheiro de modo mais racional. Por exemplo, em vez de comprometer todo o salário e, por isso, passar apertos no fim do mês, os colaboradores vão saber o quanto é importante ter um orçamento programado, de modo a ter sobras para investir.

Com o tempo, o bem-estar individual de cada empregado vai gerar impactos na melhoria do clima organizacional. Isso ocorre porque, uma vez alcançado o equilíbrio das finanças, a pessoa tende a se preocupar menos com o futuro da família e para de levar problemas de casa para o emprego. Tal mudança de comportamento, por sua vez, gera diminuição de conflitos na empresa.

Fortalecimento da credibilidade no mercado

Organizações que se preocupam com a qualidade de vida dos empregos demonstram para os stakeholders (públicos interessados) que não estão focadas apenas no lucro. Na verdade, empreendimentos com essa visão moderna de gestão de pessoas são conscientes de que fazem parte de sistemas mais complexos, os quais abrangem a sociedade em volta delas.

Assim, ao privilegiar relações ganha-ganha com os colaboradores, tais organizações contribuem para a formação de ambientes empresariais sustentáveis. Dessa forma, o trabalhador entende que pode crescer com o negócio e, com isso, passa a enxergar o empreendimento como aliado, e não como inimigo ou explorador.

Você quer oferecer consultoria financeira para colaboradores da empresa em que atua? Entre em contato com a Magnetis e saiba como colocar essa estratégia em prática o quanto antes!

Juliana Volpe é Gerente de Negócios na Magnetis.

Por que oferecer consultoria financeira para colaboradores da sua empresa?
5 (100%) 4 votes