Consultoria financeira: como ela pode te ajudar a alcançar os seus sonhos?

por Magnetis

Você vai ao médico quando está doente, correto? Quando precisa de assessoria jurídica, consulta advogados, não é mesmo? Seguindo essa mesma lógica, existem empresas e profissionais especializados em ajudar você a alcançar seus objetivos financeiros.

Não importa quais sejam as suas metas - comprar a casa própria, juntar o primeiro milhão ou ter uma aposentadoria tranquila -, ter um bom planejamento financeiro pode fazer toda a diferença na hora de alcançar o que você deseja.

E contar com a ajuda de um especialista pode permitir que você realize seus sonhos da forma mais rápida e mais adequada para você. A seguir, vamos entender como isso é possível.

Investimentos são complexos para você? Aqui está a solução

Você se esforça para poupar boa parte da sua renda, mas na hora de decidir onde investir suas economias, dá aquele branco.

Para complicar um pouco mais, quando você começa a estudar sobre como funcionam os investimentos, se depara com várias siglas e conceitos um pouco estranhos à primeira vista.

Quando o assunto é dinheiro, é normal recorrer a familiares ou amigos em busca de conselhos. Porém, na maioria das vezes, eles não são especialistas em investimentos. Assim, essas dicas podem até causar problemas para você caso levem a um investimento inadequado para o seu perfil.

Ao chegar nesse ponto, muitas pessoas retornam à etapa anterior e acabam deixando seu dinheiro em aplicações como a poupança, por exemplo, mesmo sabendo que o rendimento da caderneta é ruim.

Também não é difícil ver pessoas que investem por meio dos grandes bancos pagando taxas mais altas e tendo uma rentabilidade menor do que poderiam alcançar. Mas como solucionar essa questão?

Se você está em dúvida sobre como investir melhor o seu dinheiro, saiba que existe um tipo de profissional especializado em colocar um ponto final nesses problemas: o consultor financeiro.

É papel dele entender qual é o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Um consultor financeiro também é determinar quais são as melhores aplicações para você atingir suas metas com os melhores resultados possíveis, tanto em matéria de rentabilidade, quanto de segurança e custos.

Esse serviço não é somente para quem tem pouca experiência com investimentos. Também é para quem tem mais familiaridade com o mercado, mas não deseja ter muito trabalho montando a sua carteira.  

Quanto custam os serviços de um consultor financeiro?

Não é preciso ter muito dinheiro para contratar os serviços de um consultor financeiro. Além disso, empresas como a Magnetis, por exemplo, estão tornando essa atividade cada vez mais acessível para os brasileiros, como veremos mais adiante.

Neste modelo de negócio, o consultor ou a empresa cobram um percentual sobre o valor investido para analisar e recomendar investimentos para seus clientes, a chamada taxa de consultoria. Os principais fatores que guiam essa análise são o perfil do investidor e seus objetivos financeiros.

Assim, cada pessoa terá o plano de investimentos mais adequado para suas metas. Esse plano, deve considerar, inclusive, quais são as opções com mais vantagens e menos custos para o investidor.

Diferente de um gerente de banco ou de uma corretora, que ganham comissões sobre os produtos financeiros recomendados, os consultores financeiros não podem obter ganhos a partir de suas recomendações.

A taxa de consultoria pode parecer um custo adicional, mas é a melhor forma de garantir as melhores recomendações. Ela leva o consultor a recomendar o que é melhor para o cliente antes de qualquer outro tipo de interesse.

Fique atento: algumas assessorias de investimentos podem até prometer serviços “gratuitos” ou “sem custo adicional”. Mas na realidade, você está pagando uma conta maior ao comprar os produtos oferecidos por elas, que geralmente têm comissões ou taxas ocultas.Além da isenção, há outras vantagens de investir com uma empresa de consultoria financeira:

  • Entender quais são seus objetivos financeiros;
  • Descobrir seu perfil de risco;
  • Elaborar um planejamento de investimentos personalizado que considere seu perfil e situação financeira atual;
  • Ajudar a decidir onde investir e qual é a maneira mais eficiente de alcançar seus objetivos com uma boa gestão financeira,
  • Fazer o monitoramento e rebalanceamento dos investimentos garantindo que estejam sempre dentro do planejamento.

Quem pode ter acesso aos serviços de uma consultoria financeira?

Não faz muito tempo, o serviço de gestão de patrimônio - conhecido como wealth management ou private banking - era restrito a poucos: somente pessoas ou famílias com fortunas de milhões (ou bilhões) de reais tinham acesso a investimentos personalizados.

A boa notícia é que isso mudou! Graças à tecnologia, empresas como Betterment e Wealthfront, nos Estados Unidos, e Nutmeg, na Europa, têm conseguido democratizar o serviço de gestão de patrimônio e torná-lo acessível a qualquer pessoa.

No mercado brasileiro, a Magnetis é pioneira nesse tipo de serviço e hoje oferece planos de investimentos personalizados a partir de R$ 10 mil.

Nossos modelos são baseados em teorias consagradas com Prêmio Nobel de Economia e se baseiam na diversificação de investimentos para montar as carteira mais adequadas para cada perfil de investidor.

Como você está planejando hoje a sua vida financeira? Conte para nós a sua experiência e entre em contato conosco para descobrir como melhorar a sua carteira de investimentos.

Consultoria financeira: como ela pode te ajudar a alcançar os seus sonhos?
5 (100%) 1 vote