Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

O que é contrato a termo? Descubra se essa negociação vale a pena

Você já ouviu falar de contrato a termo? Trata-se de uma estratégia usada por diversos investidores que percebem a oportunidade de rentabilidade de um ativo.

Esse contrato é uma negociação que permite ao investidor maior flexibilidade e planejamento, e sua operação ocorre dentro do mercado a termo.

Ao considerar um derivativo mais simples, por exemplo, em relação ao mercado futuro, essa estratégia traz inúmeras vantagens, como a proteção para carteiras de investimentos.

A seguir, entenda melhor o que é o contrato a termo, e se essa é uma operação vantajosa para as suas estratégias.

O que é o mercado a termo?

Antes de falarmos sobre contratos, é importante entender o que é e como funciona o mercado a termo. O mercado a termo é um ambiente onde as negociações são realizadas, tanto no mercado de balcão organizado – aquele que já possui uma estrutura organizada para a negociação de títulos e valores mobiliários –, quanto na bolsa de valores.

Isso significa que os contratos podem ser derivados de commodities, como milho e soja, ou de ativos financeiros, como moedas estrangeiras e ações. 

Nas operações a termo, ambas as partes envolvidas assumem um compromisso a longo prazo. Desse modo, hoje, um determinado número de ações – ou de outros derivativos – pode ser comprado, porém o pagamento total será feito apenas em uma data futura.

Como o mercado a termo funciona? 

Para realizar essa negociação futura, o investidor deve depositar, como garantia, um percentual sobre o valor total do investimento pretendido. Em outras palavras, ele efetua uma alavancagem – operação que permite transações e compras de valor mais alto do que o capital disponível no momento do contrato.

Assim, a movimentação financeira ocorre apenas no encerramento do contrato a termo.

O que é o contrato a termo?

Como o próprio nome sugere, o contrato a termo é o documento que oficializa a negociação dentro do mercado a termo. Nele estarão todas as informações referentes ao preço, ativos que serão comprados, prazo e condições de liquidação do contrato.

Vantagens e desvantagens de operar no mercado a termo

A principal vantagem de investir no mercado a termo é fortalecer a proteção da carteira financeira, por meio de estratégias de hedge, que limitam o valor de um ativo para uma compra ou venda futura.

Além disso, a possibilidade de comprar ativos sem desembolsar o valor total antes do término do contrato traz ao investidor oportunidades de realizar alocações em momentos propícios.

No entanto, a alavancagem financeira não deixa de ser uma prática arriscada nem mesmo para os perfis mais arrojados. Afinal, a estratégia é majoritariamente especulativa, associada à alta volatilidade dos ativos disponíveis no mercado financeiro.

Vale a pena investir no mercado a termo?

Apesar das vantagens, investir no mercado a termo traz riscos consideráveis para o investidor, por basear-se em especulações. Até mesmo aqueles que possuem uma vasta experiência com a renda variável estão passíveis de perdas, que podem comprometer a busca por um patrimônio consistente e uma carteira de investimentos capaz de trazer proteção em meio à crises.

Outro ponto a se destacar é que grande parte das negociações a termo são intermediadas por corretoras. Na prática, isso significa que os conflitos de interesse podem tomar o lugar de investimentos e estratégias que realmente contemplem os objetivos e perfil do investidor.

Nesses conflitos de interesse, as corretoras oferecem os ativos que pagam comissões mais interessantes, e não os que realmente oferecem uma rentabilidade maior ao investidor.

Portanto, ao realizar esse tipo de operação, é necessário contar com o suporte adequado, capaz de garantir as melhores decisões para proteger o dinheiro investido, sem deixar de potencializar os ganhos.

Os seus objetivos em primeiro lugar na Magnetis

Entender as oscilações de preço dos ativos e outras características do mercado financeiro, além de analisar a fundo quais os possíveis riscos relacionados ao mercado a termo, exige estudo e dedicação.

A boa notícia é que você não precisa mais perder o seu tempo para descobrir quais são as estratégias mais adequadas ao seu perfil. Para isso, a Magnetis surgiu com uma proposta inovadora e repleta de condições e vantagens exclusivas.

Por meio da análise automatizada de ativos, com total suporte de especialistas em investimentos, oferecemos uma estratégia única, completamente pautada nos seus objetivos financeiros.

Assim, você tem acesso a uma estratégia de diversificação que também leva em consideração o seu perfil de risco, com ativos de baixa correlação, evitando a pulverização.

O resultado é muito mais resiliência à sua carteira de investimentos frente aos fatores externos que poderiam afetar os seus ganhos – sem qualquer tipo de especulação ou estratégia que tente se basear no futuro, algo impensável quando se trata do mercado financeiro.
Ficou interessado em descobrir na prática como ter os melhores ativos na sua carteira financeira? Venha fazer parte para investir sem conflitos de interesse.

Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor