Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Saiba agora mesmo se a corretora da Rico é realmente confiável!

biblioteca financeira

Você está insatisfeito com os conselhos sobre investimentos do gerente do seu banco ou com os rendimentos proporcionados pela sua carteira de aplicações. Então decidiu escolher a melhor corretora, mas não sabe se a corretora Rico é confiável?

Pode ficar tranquilo. A Rico foi criada em 2011 e é autorizada a operar pelo Banco Central, além de ser fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). São as mesmas entidades que acompanham a atividade dos grandes bancos do país.

Para dar ainda mais segurança, é bom entender como funciona uma corretora. Esse tipo de instituição financeira atua como uma intermediária. Ela une a bolsa e gestoras a quem investe em títulos públicos, fundos de investimentos, ações, entre outros ativos.

Ao aplicar dinheiro na corretora, quem investe autoriza que a instituição financeira envie a ordem de compra para o Tesouro Nacional, para a gestora do fundo ou para a B3, que registra o investimento no CPF de quem aplicou. Ou seja, há sempre a segurança de que o dinheiro foi aplicado da maneira correta.

O processo para abrir conta em uma corretora funciona de forma semelhante ao de um banco, mas tem menos burocracias e não há custos.

Ficou interessado em saber mais? Veja abaixo as vantagens e desvantagens de aplicar o seu dinheiro na corretora Rico.

Afinal, a corretora Rico é boa?

Além de segura, a corretora Rico tem diferenciais. Um deles é que a sua gestão é formada por profissionais que têm mais de duas décadas de experiência no mercado financeiro. Além disso, em 2016, a corretora foi adquirida pela XP, a maior corretora independente do país.

Mas, afinal, o que mais diferencia a corretora Rico de suas concorrentes no mercado? Veja abaixo as vantagens.

Home broker estável

A plataforma para negociação de ações da Rico é estável. A estabilidade do sistema é importante especialmente para quem faz operações com maior frequência, pois caso o sistema fique fora do ar constantemente, você pode ter prejuízo em momentos de grande oscilação do mercado.

Corretagem zero para compra e venda de ações

Seguindo a tendência de taxa zero nas corretoras, a Rico zerou recentemente sua taxa de corretagem para a compra e venda de ações. A isenção inclui também operações do tipo day trade.

A instituição financeira também não cobra taxas de intermediação para quem investe em aplicações de renda fixa, fundos imobiliários, ETFs e BDRs.

Carteiras recomendadas

Os especialistas da Rico enviam recomendações semanais para clientes sobre aplicações de destaque. Além disso, semanalmente e mensalmente os analistas compartilham carteiras recomendadas de investimentos.

São cinco tipos de carteiras de ações, cujo objetivo é oferecer o melhor retorno combinado com um risco adequado ao perfil do cliente. O instrumento é especialmente útil para quem é iniciante na bolsa e deseja diversificar a carteira com segurança.

Isenção de taxa de custódia em alguns investimentos

A corretora isenta quem investe de pagar a taxa de custódia, que é o custo de armazenar títulos e ações na corretora.

O cliente tem a vantagem tanto ao investir em aplicações de renda fixa — a exemplo de debêntures, LCIs, LCAs, CDBs e LCs — quanto em renda variável.

Vantagens para clientes fiéis

Para quem investir mais de R$ 300 mil na corretora, a Rico oferece um clube de vantagens, o Rico+.

Nele quem investe tem à disposição um canal preferencial para falar com especialistas, que dão recomendações online. Também acessa uma análise personalizada de seus investimentos, feita por um time de estrategistas.

A corretora também oferece a esses clientes um conteúdo exclusivo, com relatórios diários e mensais feitos por uma casa de análise independente.

Conteúdo educacional

Não sabe por onde começar? A Rico oferece conteúdos de educação financeira, como cursos pagos e gratuitos, canal no YouTube, um blog e também um dicionário com termos do mercado financeiro. É possível também acessar ferramentas úteis na corretora, como simuladores de investimentos.

Quais são as suas desvantagens?

Apesar dos benefícios, a corretora Rico tem algumas desvantagens em relação aos concorrentes. Especialmente quando a comparamos a corretoras mais novas, que já foram criadas com apps e home brokers simplificados, com foco em novos entrantes no mercado.

Confira abaixo as desvantagens de aplicar dinheiro na Rico.

Dificuldade em usar o aplicativo

Apesar de o aplicativo da corretora ser, em geral, bem avaliado, existem muitas reclamações de usuários nas lojas do app, como Google Play.

Alguns apontam que faltam funcionalidades básicas, como gráficos e indicadores de lucro e prejuízo. Outros citam a falta de mais dados sobre as aplicações, como rendimentos de forma separada.

Layout pouco intuitivo

O home broker da Rico funciona, mas seu layout é pouco intuitivo, especialmente para iniciantes na bolsa. Ou seja, costuma exigir maior tempo do usuário para entender todo o sistema.

Vale a pena investir na corretora Rico?

Antes de tomar a decisão de investir na corretora é necessário avaliar os prós e contras apontados no post. Depois, é necessário comparar as vantagens com o que oferecem as concorrentes no mercado. Esses cuidados são especialmente importantes para quem deseja começar a aplicar dinheiro na bolsa de valores.

Apesar de a atuação de traders ser mais popular do que nunca no país, ganhar dinheiro com ações não é fácil. Uma pesquisa com mais de 98 mil traders, feita por professores da FGV, aponta que 99,43% dos traders fracassam em obter altos retornos com ações em prazos curtos.

Por isso, é importante buscar uma corretora que dê suporte para a solução de dúvidas, especialmente se você é novo no mercado. Uma opção para quem deseja começar a aumentar o risco do portfólio com segurança é aMagnetis.

A gestora digital oferece uma carteira de investimentos diversificada com taxas acessíveis. São cinco opções, que englobam todo o portfólio e são voltadas para perfis diferentes de risco. Tanto na montagem da carteira, quanto no seu rebalanceamento a gestora mostra, de forma automatizada, as aplicações mais indicadas, por meio de um modelo transparente e sem conflitos de interesse.

Agora que você sabe que a corretora Rico é confiável, quer saber quais critérios devem ser utilizados para compará-la aos concorrentes? Veja como escolher uma corretora.

análise de investimentos
Luiza Caricati

Luíza Caricati é produtora de conteúdo da Magnetis. Jornalista, tem experiência na área de investimentos, educação e negócios, e lidera nossa estratégia multimídia, traduzindo conteúdos complexos em comunicações didáticas para diversos formatos.

leia mais desse autor