Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Tudo que você precisa saber sobre Dataprev em um só lugar!

A operação do auxílio emergencial foi gigantesca. Milhões de brasileiros receberam apoio financeiro do governo durante alguns meses como forma de amenizar os impactos sociais causados pela pandemia.

Mas essa grande operação não foi estruturada apenas pelo governo federal e a Caixa. Uma empresa menos conhecida, a Dataprev, também teve um papel importante no programa social, sabia?

Ela é uma parceira tecnológica do governo. É responsável pelo cruzamento de informações autodeclaradas pelo cidadão no cadastro do auxílio com aquelas disponíveis em várias instituições oficiais.

Essas informações são reunidas em uma grande base de dados gerida pela Dataprev — o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) —, que inclui mais de 33 bilhões de registros.

A empresa apoiou o governo na concessão do auxílio a cada cidadão. Além de definir as regras do benefício, o Ministério da Cidadania valida os resultados enviados por ela.

Mas afinal, o que é a Dataprev? Conheça neste post mais sobre a história da empresa e como ela pode ajudar você a se preparar para a aposentadoria. Vamos começar?

O que é a Dataprev?

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) é uma estatal que oferece soluções de tecnologia.

Ela é vinculada ao Ministério da Economia, mas está em processo de privatização desde o início de 2020.

Entre os serviços oferecidos estão hospedagem, manutenção, gerenciamento e proteção de dados e sistemas.

A Dataprev também analisa e qualifica dados, presta serviços de consultoria e apoia a realização de projetos.

Sua sede é em Brasília, mas dá uma estrutura fora do Estado que reforça sua capacidade computacional e logística.

Ela é composta por Unidades de Desenvolvimento de Sistemas no Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina.

Também inclui três data centers, em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Esses computadores ficam disponíveis praticamente durante todo o tempo, com baixa probabilidade de saírem do ar.

Qual é a sua função?

A Dataprev é responsável pela concessão, pagamento e administração de benefícios a milhões de cidadãos brasileiros.

Além do auxílio emergencial, a empresa opera informações de programas como:

  • aposentadoria do INSS;
  • auxílio-doença;
  • salário-maternidade;
  • pensão por morte;
  • seguro-desemprego.

A empresa processa por mês 35 milhões de benefícios previdenciários. E o sigilo bancário e fiscal é sempre resguardado nesse processo.

Cada benefício concedido tem de passar pelo seu crivo, que consiste em cruzar dados pessoais e sociais do cidadão, incluídos na base de dados social do país. Nesse processo, leva-se em consideração regras e normas de cada programa.

Entre as bases de dados consultadas pela empresa e que formam o CNIS estão incluídas informações da Receita Federal, Cadastro Único, INSS e seguros especiais, vínculos empregatícios, de empresas e também pessoas físicas.

É importante ressaltar que concessões de benefícios não dependem apenas do processamento feito pela empresa. Muitas dependem da abrangência, precisão e atualização de dados oficiais, pelos quais a Dataprev não é responsável.

Qual é a sua história?

A Dataprev atua há 40 anos no mercado. Foi criada por lei em novembro de 1974. Apesar de ser uma empresa do governo, ela também presta serviços a empresas privadas.

Isso porque tem personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira.

Entre os clientes da empresa, destacam-se:

  • Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS);
  • Ministérios da Economia, Cidadania e Trabalho;
  • Secretaria da Receita Federal;
  • Prefeitura de São Paulo.

Os serviços da Dataprev oferecidos a empresas abrangem áreas de inteligência e desenvolvimento do negócio. Ela fornece plataformas de computação em nuvem e soluções de verificação de informações oficiais.

Por que você deve conhecê-la?

Beneficiários da aposentadoria do INSS precisam saber que algumas informações importantes passam pela aprovação da Dataprev.

Também depende dela o direito ou não ao pagamento do benefício da aposentadoria pública.

Um pedido de empréstimo consignado a aposentados, por exemplo, precisa passar pela sua base de dados para ser aprovado e computado diretamente na folha da Previdência Social.

A empresa pública ainda oferece acesso fácil e seguro a informações sobre os benefícios sociais. Veja abaixo algumas soluções oferecidas pela Dataprev aos cidadãos brasileiros!

Aplicativo de gerenciamento de aposentadoria Meu INSS

O aplicativo possibilita solicitar e agendar serviços realizados pelo instituto, como perícia.

Permite ainda emitir guias de pagamento (GPS), comunicar acidente de trabalho e visualizar calendários de pagamentos dos benefícios.

O usuário também pode encontrar agências do instituto e verificar a autenticidade de documentos pelo aplicativo.

A ferramenta está disponível para download em aparelhos com sistema Android e iOS.

Aplicativo de apoio ao seguro-desemprego Sine Fácil

Ele permite acompanhar o pagamento do benefício, pesquisar e concorrer a vagas de emprego, além de consultar o abono salarial e contratos de trabalho.

A solução está disponível para download em aparelhos com sistema Android e iOS.

Site para consulta de benefícios do auxílio emergencial

Quem se cadastrou para receber o benefício consulta em um site específico as datas de recebimento dos valores.

É possível monitorar o processo de envio dos dados trocados entre Caixa e a Dataprev. Ademais, dá para verificar a justificativa de um eventual auxílio negado. Nesse caso, a página permite contestar a decisão.

Como a empresa afeta seus investimentos?

A Dataprev é a responsável por aprovar ou negar pedidos de aposentadoria pelo INSS. Ela cruza dados existentes a fim de verificar se cada cidadão tem direito ao benefício.

Mas, além disso, o app Meu INSS, permite saber se o trabalhador terá direito à aposentadoria por idade e tempo de contribuição.

Também inclui um simulador com a previsão de renda mensal pelas regras válidas atualmente. Desse jeito, é possível se planejar financeiramente com mais segurança e tranquilidade.

Agora, se você pesquisou no aplicativo e se preocupa com a expectativa de valor do seu pedido de aposentadoria, vale a pena estudar um pouco mais.

Caso o valor da concessão não seja suficiente para garantir seu custo de vida no período de inatividade, talvez esteja na hora de conhecer mais sobre a previdência privada.

Entre os planos disponíveis, é possível optar por um PGBL ou VGBL, por exemplo. A diferença entre eles é tributária.

No momento da escolha, é importante contar com o auxílio de profissionais especializados de modo a tomar boas decisões de investimento. Nesse sentido, a gestora digital Magnetis tem uma equipe pronta para ajudar!

A Dataprev é uma empresa de tecnologia relevante na vida dos cidadãos brasileiros. É ela a responsável por conceder benefícios que podem ter grande impacto no orçamento atual e futuro. Então, que tal aprender agora sobre como funciona a previdência privada e garantir uma projeção melhor?