O que é débito automático? Quais bancos oferecem esse serviço?
Quem se preocupa em manter as finanças pessoais organizadas, sempre busca meios de melhorar o controle do orçamento e evitar problemas como o pagamento atrasado das contas. Uma das alternativas é o débito automático.
Você já conhece essa função oferecida pelos bancos? Ela é bem simples uma grande aliada da organização do pagamento dos seus compromissos mensais.
Veja, a seguir, o que é débito automático, como ele funciona, o que fazer para solicitar e se vale mesmo a pena adotar esse recurso!
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Débito automático: o que é?
O débito automático é um serviço oferecido pelos bancos que permite cadastrar uma conta recorrente (geralmente de água, energia elétrica ou TV a cabo) para que o pagamento seja feito automaticamente na data de vencimento.
Em outras palavras, o próprio banco fica responsável por retirar o dinheiro da sua conta e repassar para o fornecedor.
Assim, você não precisa se preocupar com tantos compromissos e pagá-los em datas diferentes — só deve garantir que o dinheiro esteja na conta no dia da cobrança.
Como funciona o débito automático?
Em vez de organizar todas as contas para pagar via aplicativo (ou ter que ir ao banco) todos os meses antes do vencimento, você cadastra a empresa fornecedora na instituição onde você tem conta-corrente.
Além de melhorar o controle sobre as suas obrigações financeiras, essa ainda é uma forma de economizar tempo no dia a dia — principalmente se você ainda faz os pagamentos de maneira tradicional, se dirigindo à agência ou casa lotérica e enfrentando filas.
Dessa forma, sempre que esse fornecedor emitir uma fatura no seu nome, o banco faz o débito na sua conta na data de vencimento e repassa o valor para a empresa. Para isso, é necessário solicitar o serviço junto à instituição e avisar a prestadora dos serviços que a operação foi realizada.
É importante destacar que essa modalidade só pode ser colocada em prática com a sua autorização e também precisa ser monitorada todos os meses para garantir que o débito está mesmo sendo feito pelo banco.
Caso prefira, você pode optar pelas formas de pagamento tradicionais (em casas lotéricas e instituições bancárias), no crédito ou débito. O ideal é escolher a opção que seja mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades.
Para cessar as cobranças automáticas, deve-se solicitar o cancelamento do serviço junto à instituição. Se a solicitação foi feita inicialmente para o banco, é com ele que você precisa entrar em contato. Se você solicitou via fornecedor, peça diretamente a ele a interrupção desse modo de cobrança.
Quais bancos oferecem esse serviço?
A maioria das instituições tradicionais oferece essa opção de débito automático. Entre elas estão a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Itaú, o Santander e o Bradesco. Alguns bancos digitais também já permitem solicitar o serviço, como é o caso do Banco Inter.
Você não precisa se preocupar em relação à cobrança de algum tipo de tarifa bancária extra na sua conta, visto que essa opção já está incluída no serviço.
Vale a pena utilizar o débito automático?
Ao utilizar o débito automático, economiza-se o tempo necessário para pagar todas as contas do mês — quer seja no aplicativo, quer seja presencialmente no banco.
Também evita-se o risco de esquecer ou quitar em atraso — o que gera multa, juros e também pode interromper o serviço, dependendo do seu contrato com a prestadora.
Além disso, vale a pena citar outras vantagens dessa modalidade:
- é possível acompanhar o valor da conta via fatura e cancelar o débito caso exista alguma divergência nos valores;
- existem empresas que oferecem descontos a quem paga as contas em débito automático;
- alguns bancos oferecem os chamados pontos de relacionamento aos clientes que utilizam o serviço.
Esse recurso é bem vantajoso para quem tem bastante organização quanto ao orçamento familiar — desde que não se esqueça de deixar o dinheiro na conta-corrente na data de vencimento.
Se você ainda está começando a organizar suas finanças pessoais e corre o risco de ter que deixar de pagar a conta no período, essa modalidade ainda não é a mais adequada.
Quais cuidados é preciso tomar com o débito automático?
Antes de tudo, é importante frisar que, apesar de ser um facilitador, o débito automático também exige disciplina financeira, visto que você precisa garantir o montante necessário em conta para que os pagamentos sejam efetuados.
Caso contrário, corre-se o risco de cair no cheque especial ou de sofrer com atraso — e o pagamento de multas e juros. Se você negociou um desconto com a prestadora e esse problema ocorre com frequência, é provável que perca o benefício.
Além desse, outros cuidados que podem ser tomados incluem:
- verificar mensalmente se o valor está sendo debitado na data de vencimento — o que pode ocorrer a qualquer momento do dia;
- verificar a existência da informação “conta em débito automático” na fatura enviada pela prestadora — essa é a indicação de que o serviço realmente foi ativado;
- acompanhar mensalmente o débito por meio do extrato;
- conferir as faturas enviadas todos os meses, visto que podem ocorrer divergências nos valores. Nesses casos, você deve procurar o fornecedor dos serviços antes da data de vencimento para que a correção seja feita a tempo.
Como solicitar o débito automático?
Você pode solicitar o serviço diretamente à prestadora — entrando em contato via call center ou no momento da contratação do serviço — ou ao banco.
Nesse caso, a operação pode ser feita pelo aplicativo de internet banking (caso exista essa funcionalidade), na agência ou no SAC da instituição.
Na dúvida, sempre verifique qual é o procedimento correto para evitar o desencontro de informações.
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