Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Demonstração de Resultados das finanças pessoais: Renda e Despesas

No Brasil, muitas pessoas têm dificuldades de fazer a gestão de suas finanças e acabam se endividando. Segundo uma pesquisa realizada por uma fintech do Grupo Boa Vista (antigo SCPC), 88% dos consumidores brasileiros têm dívidas pendentes em 2022.

O que nem todos sabem é que é possível usar ferramentas do campo empresarial para cuidar melhor do próprio dinheiro — como a demonstração de resultados. Se você ainda não conhece o conceito, essa pode ser a oportunidade de explorá-lo para colocar as suas finanças em ordem.

Quer aprender como fazer a demonstração de resultados das suas finanças pessoais para ter controle sobre a sua renda e despesas? Continue a leitura e confira!

Contents

O que é um DRE?

Quem é empresário ou investidor já está habituado a fazer ou consultar a chamada DRE — sigla para demonstração de resultados do exercício. Esse é um documento contábil cuja finalidade é apresentar os dados financeiros de um empreendimento.

Por meio dele, é possível obter informações sobre:

  • receita bruta e líquida obtida com as vendas e prestação de serviços;
  • despesas financeiras, gerais, administrativas e operacionais;
  • nível de endividamento,
  • lucro bruto e líquido;
  • retorno sobre o patrimônio líquido (ROE);
  • lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda);
  • entre outros.

Essas são informações relevantes para quem administra o negócio ou pretende investir nele. Afinal, elas podem nortear os passos que precisam ser adotados pelo gestor na condução do negócio ou embasar a tomada de decisão de investimento.

Normalmente, a DRE é produzida a cada ano, mas sua elaboração também pode ocorrer em períodos menores. O fato é que ele é um dos relatórios mais importantes sobre um negócio, sendo de confecção obrigatória para empresas — exceto para microempreendedores individuais (MEIs).

Na prática, a análise da DRE é fundamental para se aprofundar sobre a saúde financeira de uma companhia. Além disso, por conta do controle gerado, ela pode ser usada no contexto das finanças pessoais.

Como funciona a demonstração de resultados nas finanças pessoais?

Você aprendeu que, assim como no universo empresarial, criar uma demonstração de resultados pode contribuir na gestão das suas finanças pessoais. Então é interessante aprender como esse documento funciona.

Em um DRE empresarial, as informações são prestadas em um relatório do tipo vertical, separado em níveis. Cada dado aparece em uma linha própria para facilitar a confecção e a leitura por parte do interessado.

No caso das empresas, existem informações que elas são obrigadas a registrar e divulgar. Contudo, considerando que a ferramenta será de uso pessoal, você poderá decidir as informações que fazem sentido para você — em especial, as suas receitas e despesas.

Veja!

Receitas

No campo receitas se enquadram todas as suas fontes de renda, valendo separá-las por linhas ou colunas. Por exemplo:

  • salário;
  • vale refeição;
  • vale transporte;
  • ganhos com vendas;
  • recebimento de aluguéis;
  • dividendos;
  • juros sobre investimentos;
  • entre outros.

Despesas

No caso das despesas, é importante registrar todos os seus gastos, sejam eles fixos ou temporários, como:

  • alimentação;
  • transporte;
  • gastos com aluguel;
  • contas de consumo;
  • impostos;
  • dívidas;
  • despesas ordinárias e extraordinárias;
  • entre outros.

Qual a relação entre renda e despesas no acúmulo de patrimônio?

Sabendo como funciona a demonstração de resultados pessoais, vale identificar a relação desse controle com o acúmulo de patrimônio.

Na prática, acumular recursos ao longo dos anos depende de você conseguir fazer as suas receitas superarem as suas despesas. Isso porque, ainda que seja possível adquirir bens enquanto você está endividado, não pagar essas dívidas poderá acarretar na expropriação deles.

Por exemplo, ao financiar um imóvel ou veículo, você terá a posse do bem. Contudo, não pagar as parcelas autoriza a instituição financeira a reavê-lo, acionando a garantia da alienação fiduciária. 

Nesse contexto, não haverá o efetivo crescimento patrimonial e você poderá perder o bem — e ainda ficar endividado. Ademais, as taxas cobradas sobre uma dívida costumam dificultar o acúmulo de capital.

Inclusive, elas tendem a superar os ganhos obtidos com investimentos. Dessa forma, é fundamental eliminar as suas dívidas antes de investir. Logo, o passo inicial para acumular patrimônio é conseguir reduzir as suas despesas e dívidas, com o objetivo de fazer sobrar dinheiro.

Mas, para você conseguir dar início a essa jornada, será preciso conhecer detalhadamente quais são as suas receitas e despesas — o que pode ser feito por meio da demonstração de resultados. Assim, você poderá solucionar as questões que o impedem de guardar e acumular capital.

Quais as vantagens de fazer essa demonstração de resultados?

Até aqui, você aprendeu o que é DRE empresarial, como ele pode ser adaptado para cuidar das suas finanças e a sua relação com o acúmulo patrimonial. No entanto, é possível que você ainda tenha dúvidas acerca das vantagens de adotar esse controle em sua rotina.

Confira abaixo os principais benefícios dessa prática!

Aprimoramento do seu relacionamento com o dinheiro

Quando você não controla os seus ganhos e gastos, dificilmente terá como identificar o efetivo valor do dinheiro ou a sua disponibilidade financeira real. Dessa maneira, há mais riscos de você se endividar.

Já ao manter a prática de registrar as suas receitas e despesas em uma demonstração de resultados de finanças pessoais, você tem a oportunidade de equilibrá-los. Ou seja, a tendência é que você consiga aprimorar a sua relação com o dinheiro, evitando gastos desnecessários.

Realização dos seus objetivos

Manter o controle sobre as suas finanças é útil para começar a poupar dinheiro para investir. Ao fazer isso de forma recorrente, você aumenta o potencial de retorno sobre o seu capital ao longo do tempo.

Assim, você fica mais perto de realizar conquistas e objetivos como:

  • ter tranquilidade financeira na aposentadoria;
  • comprar a casa própria;
  • adquirir ou trocar de veículo;
  • custear viagens nacionais e internacionais
  • e muito mais.

A realização desses planos pode ficar ainda mais simples quando você conta com uma gestão digital de investimentos, como a solução da Magnetis.

Conosco, o seu patrimônio é investido com o uso de tecnologia de ponta que encontra as alternativas mais apropriadas para a estratégia de alocação, conforme o seu perfil e objetivos. Dessa forma, você pode potencializar os resultados dos seus investimentos. 

Viu como o controle de suas finanças pode ser feito com a elaboração da demonstração de resultados, a exemplo daquela utilizada no mundo empresarial? Então não deixe de usá-la para colocar as suas despesas em ordem de modo a fazer sobrar mais dinheiro para investir.Quer conhecer melhor a Magnetis e como contratar os seus serviços? Entre em contato conosco e confira!

Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor