Qual é a diferença entre robô trader e robô advisor?

por Luciano Tavares

Você conhece os “robôs” desenvolvidos para ajudar as pessoas a investir melhor?

Já existem diversos termos para descrevê-los: robô advisor, robô trader, robô investidor, digital investment advisor e outros.

Mas quais são as diferenças entre esses termos que falam sobre os robôs e investimentos?

Quando alguém tem essa dúvida, geralmente eu respondo assim:

-Digital investment advisor (consultor de investimentos digital): é um termo mais abrangente, pois abarca variadas formas de investimentos automatizados que realizam consultoria e gestão dos investimentos das pessoas. O robô advisor, por exemplo, é uma das modalidades de digital investment advisor. Outras modalidades não necessariamente usam robôs para a recomendação de portfólio, mas usam plataformas digitais para consolidar o desempenho das carteiras dos clientes. Justamente por ser abrangente, o termo digital investment advisor é o preferido da Iosco, que a é a entidade internacional que reúne os órgãos reguladores do mercado de capitais.

-Robô investidor: qualquer tipo de robô que tem como objetivo executar uma estratégia de investimento, pode ser um robô trader ou um robô advisor, por exemplo. Os "robôs de investimento" começaram a aparecer muito na mídia recentemente, como nessas reportagens do O Globo e do Estadão.

-Robô advisor: é um serviço de investimento automatizado. O robô é um algoritmo criado para recomendar e executar um portfólio de investimentos personalizado para o perfil e objetivos de cada pessoa. Assim, recomenda um mix ideal dentre as classes de ativos (como renda fixa e ações), para maximizar o retorno e minimizar os riscos e custos ao longo do tempo. Exemplo de robô advisor no Brasil: Magnetis.

-Robô trader: robô geralmente programado para realizar operações de curto prazo, especialmente day trade. É usado para automatizar uma estratégia de investimento em ações, opções ou bitcoin. Quem usa robô trader sabe que está fazendo um investimento de alto risco, pois o resultado da estratégia é imprevisível (pois está na área da renda variável). Exemplo de robô trader no Brasil: SmarttBot.

Considerando essas definições, o robô investidor e o digital investment advisor são termos mais abrangentes dentro do contexto das fintechs da área de investimentos - que são empresas, como a Magnetis, que usam tecnologia para oferecer melhores serviços financeiros para as pessoas.

Por isso, neste texto vou focar na diferença entre robô trader e robô advisor.

Entenda a diferença entre robo trader e robo-advisor e veja como eles podem te ajudar a investir melhor seu dinheiro

Os robôs também têm suas diferenças...

Traduzindo literalmente, o robô trader seria um robô-operador, e o robô advisor, um consultor ou gestor de investimentos.

No entanto, a tradução exata diz muito pouco.

Para entender melhor a diferença é preciso saber para que serve cada um dos robôs e qual problema eles resolvem.

O que é robô trader

O que é robo-advisor? Conheça esse tipo de robô-investidor

Você tem o objetivo de ganhar dinheiro no curto ou médio prazos com ativos de renda variável, como as ações na Bolsa de Valores? Ou de fazer day trade, ou seja, comprar e vender ações no mesmo dia, para lucrar com a variação dos preços?

Nestes casos, o robô de que você precisa é o robô trader. Você vai definir uma estratégia de gestão ativa e programar um software (robô) para executá-la.

As empresas que oferecem esse serviço eventualmente podem ajudar o cliente tanto na definição da estratégia quanto na programação do robô por meio de uma plataforma. Mas, essencialmente, o que o robô trader faz é executar uma estratégia de compra e venda de ativos, criada por uma pessoa.

Antes dos robô traders, os “traders” (operadores do mercado) precisavam ficar o dia todo na frente do computador para não perder oportunidades. Ir ao banheiro ou sair para almoçar já era um risco - as ações poderiam chegar ao melhor preço justamente quando você estava fora. Hoje, você “diz” ao robô: “Se os papéis da empresa X caírem a R$ 25,04, compre imediatamente” - e ele obedece, não importa onde você esteja.

Os robô traders vieram para liberar os traders (pessoas) de algumas atividades braçais envolvendo cálculos e previsões e permitir que eles tenham mais tempo para aprimorar as estratégias, estudar o mercado ou mesmo descansar e curtir a vida.

Para montar as estratégias de compra e venda, muitos operadores programam o robô trader com base na análise técnica ou gráfica, que é uma linha de pensamento que estuda os preços dos ativos ao longo do tempo para tentar prever o comportamento do mercado.

A Magnetis não oferece o serviço de robô trader, e sim de robô advisor.

O que é robô advisor

Robô investidor, robo trader e robô-advisor: o que são e qual é a diferença

Se você pretende investir a médio ou longo prazo é o robô advisor que vai te ajudar.

O robô advisor ajuda pessoas a investirem de forma mais simples e barata.

São pessoas que não têm tempo para pesquisar os melhores investimentos - ou que não têm conhecimento sobre finanças. Ou os dois casos. São investidores que querem automatizar suas aplicações financeiras e para isso contam com a ajuda de um especialista.

O robô é basicamente um algoritmo programado para fazer a análise de milhares de produtos financeiros existentes no mercado e escolher aqueles que melhor vão ajudar você a atingir seus objetivos, de acordo com o seu perfil de risco. Para isso, o robô advisor leva em consideração conceitos como a fronteira eficiente entre risco e retorno.

Por exemplo, se você está juntando dinheiro para se aposentar daqui a 25 anos e aceita correr riscos para tentar maximizar seu patrimônio, o robô advisor vai te sugerir carteiras de investimentos que combinem uma proporção de renda fixa e de renda variável.

Já se a sua meta é casar daqui a um ano, o robô vai indicar carteiras mais focadas em renda fixa, pois você não pode correr o risco de perder a festa de casamento por causa de uma turbulência no mercado de ações.

Robô advisor: a vantagem do fim do conflito de interesses

O problema que o robô advisor veio resolver é o do investidor pessoa física que, até então, não tinha acesso a um consultor financeiro independente e por isso acabava perdendo dinheiro com aplicações financeiras ruins.

O gerente do banco, os agentes autônomos de investimento e outros profissionais que aconselham investidores vivem uma situação de conflito de interesses. Eles são recompensados quando vendem determinados produtos financeiros - mesmos que estes não sejam os investimentos mais adequados para o cliente.

Saiba mais: O que é conflito de interesses

Antes do robô advisor, só os grandes investidores tinham acesso a um consultor financeiro isento de conflito de interesses. Custa muito caro pagar um especialista para analisar centenas de produtos financeiros e escolher os melhores para você.

Além disso, esses especialistas só atendiam clientes com muitos milhares ou milhões de reais para investir.

Mas quando esse processo é automatizado por meio de um robô advisor, o custo é diluído entre milhares de clientes. Assim, é possível ter não um só analista, mas uma equipe de economistas, programadores e engenheiros construindo um algoritmo que avalia milhares de ativos e seleciona os mais adequados para cada perfil de investidor. E isso tudo acessível a carteiras a partir de R$ 15 mil, no caso da Magnetis.

Como avaliar os custos do robô advisor

O robô advisor não ganha comissão pelos produtos que indica. Para manter a independência, ele cobra uma taxa de consultoria. O curioso é que, mesmo com essa taxa, o custo de investir via robo advisor é menor do que o custo de investir por meio de um banco.

Em tese, o banco não cobra uma taxa de consultoria. Só que, na vida, não existe almoço nem consultoria grátis. Ao aplicar, digamos, em um fundo de investimento, você paga uma taxa de administração que gera receita para um grupo financeiro (o seu banco) que, por sua vez, paga o salário do gerente que indicou o fundo.

Quando o gerente do banco te indica um investimento, ele também está comprometido a bater as metas do banco - e vai ganhar comissões nessas transações.

É por isso que o robô advisor é uma tecnologia disruptiva. Ele democratizou o acesso ao consultor independente e colocou o investidor pessoa física em contato com produtos financeiros mais baratos, seguros e rentáveis do que aqueles que a maior parte das pessoas conhecem.

As carteiras de baixo risco da Magnetis, por exemplo, rendem não só mais do que a poupança, como também mais do que o Tesouro Direito.

Saiba mais: Ferramenta simula seus investimentos no Tesouro Direto​

Compare os robôs investidores: robô trader e robô advisor

Comparação entre robo trader e robo-advisor

O diagrama acima mostra as diferenças entre horizonte de tempo dos investimentos

Robô trader

Robô advisor

A quem é indicado

A quem deseja aplicar em renda variável a curto ou médio prazos e tem tempo e conhecimento financeiro para criar uma estratégia

A quem deseja aplicar a médio e longo prazo e não tem tempo ou não quer ter que ficar analisando o mercado constantemente

Qual problema resolve

O de ter que ficar na frente do computador durante o pregão executando ordens de compra e venda de ações

O de investidores que querem investir melhor, mas não sabem como. São pessoas que perdem dinheiro por não terem acesso a consultores independentes

Quais são os riscos envolvidos

Risco alto: o investimento via robô trader é de alto risco -- o sucesso ou o fracasso é imprevisível e depende muito do cenário definido pelo operador

Risco controlado: o nível de exposição ao risco da sua carteira será definido de acordo com o seu perfil. Produtos de renda fixa são segurados pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

Como você interage com ele

Você cria uma estratégia e programa a máquina para executá-la, às vezes com suporte de uma empresa. Você precisa acompanhar os resultados e fazer ajustes constantemente

Você preenche um formulário online para definir seu perfil de investidor, faz simulações com diferentes carteiras, escolhe uma e aplica o seu dinheiro. Na sequência, o robô advisor acompanha o desempenho da sua carteira e faz rebalanceamentos periódicos

O que você precisa saber

Você precisa entender bastante de investimentos para poder criar uma estratégia de curto prazo no mercado de ações. Normalmente usa-se análise técnica ou gráfica

Você não precisa ser especialista, basta saber qual é o seu objetivo financeiro (exemplo: comprar um carro; aumentar o patrimônio; se aposentar etc) e quanto tem para investir inicialmente e por mês

Quais ativos ele movimenta

Ativos de renda variável, como o mercado de ações e o de bitcoin

Renda fixa e variável, dependendo do seu perfil de investidor. São títulos de renda fixa, fundos (DI e multimercados) e ações (ETFs)

O que você paga

Na maioria das vezes, uma assinatura mensal para ter acesso à plataforma. Para programar o robô você pode precisar contratar uma empresa especializada. Nas transações de compra e venda você vai pagar taxa de corretagem e emolumentos à corretora e à BM&FBovespa. No caso do Imposto de Renda, a alíquota é de 20% sobre o lucro diário das operações

Há uma taxa fixa de consultoria e os custos de administração dos produtos financeiros. Imposto de Renda: os títulos de renda fixa seguem a Tabela Regressiva e o imposto incide só no resgate. Para fundos de investimento há come-cotas semestrais e imposto no resgate. Para ações (ETFs), o imposto é de 15% só no resgate. Saiba mais sobre custos totais e impostos. No caso da Magnetis, o custo total médio é de 0,75% ao ano

O que é a Magnetis e como ela pode te ajudar

A Magnetis é um robô advisor -- por sinal, o primeiro do Brasil, pois está em operação desde março de 2015.

Ou melhor, a Magnetis é uma empresa formada por pessoas que analisam o mercado de investimentos e criam algoritmos para executar carteiras de investimentos que possam trazer bons resultados ao maior número possível de investidores.

O robô advisor da Magnetis analisa, de um lado, mais de 15 mil produtos financeiros no mercado e, de outro, o seu perfil de investidor.

É a junção dessas duas análises e a sua automação que tem ajudado algumas pessoas a comprar um imóvel e estimulado outras a trocar o consumismo pelo prazer de investir no próprio futuro. Ao todo, nosso robô já fez simulações de investimentos para mais de 20 mil pessoas.

Para você que tem interesse em investir nos seus objetivos de vida, veja na prática como o robô advisor funciona e monte seu plano de investimento (clique para acessar).

Luciano

Luciano Tavares é fundador e CEO da Magnetis. Administrador de carteiras credenciado pela CVM e planejador financeiro CFP ®, tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.