[Bate-papo ao vivo] Eleições 2018: 4 recomendações para investir bem apesar da incerteza

por Daniel Jannuzzi, CFP® | 16/08/2018

Eleições 2018: 4 recomendações para investir bem o seu dinheiro

As eleições 2018 estão chegando e será o momento de decidir uma das questões mais importantes para o Brasil: quem será o nosso próximo presidente (sem falar em todos os outros cargos, como governadores, deputados, senadores e suas equipes). 

Além de mexer com os ânimos das pessoas - a ponto de azedar o clima no almoço de família -, essa escolha também vai influenciar muitas outras atitudes do dia a dia. Quer ver um exemplo?

Dependendo do resultado das urnas, as pessoas podem ficar mais otimistas ou pessimistas com a economia. Esse sentimento vai afetar desde a sua decisão de comprar alguma coisa ou guardar seu dinheiro, até as decisões de grandes empresas em projetos no país são influenciadas.

E o que isso tem a ver com seus investimentos? É simples: dependendo do seu perfil e dos seus objetivos financeiros, você pode querer mudar a sua carteira. Pode também querer esperar um pouco mais para investir o seu dinheiro em uma determinada aplicação. Mas isso faz sentido?

Para resolver essa questão, eu e a Mariana Congo, gerente de comunicação aqui da Magnetis, fizemos um bate-papo ao vivo no YouTube.

Nele, respondemos perguntas de nossos leitores e resumimos tudo em quatro recomendações que, com certeza, ajudarão você a investir no que importa.

Mas primeiro, vamos entender rapidamente os motivos de tanta preocupação.

Eleições 2018: por que tanta incerteza?

Está em dúvida sobre qual é o melhor investimento nesses tempos de incerteza? Saiba que você não está só.

Em tempos de mudanças tão significativas como essa, é natural que algumas aplicações financeiras (geralmente as mais arrojadas) apresentem volatilidade maior, o famoso sobe e desce do mercado financeiro.

Volatilidade, aliás, foi o tema de outro bate-papo ao vivo que fizemos recentemente.

As coisas ficam um pouco mais complicadas quando nos deparamos com a incerteza sobre qual será o resultado da eleição presidencial. Vários fatores contribuem para isso:

  • esta será a campanha mais curta que já tivemos. A propaganda na rua e na TV começa apenas no fim de agosto;
  • um dos candidatos que está à frente nas pesquisas está preso;
  • entre os candidatos que até agora lideram intenções de voto, não dá para saber qual terá um plano consistente para lidar com os problemas da economia.

O gráfico do rendimentos das suas aplicações pode estar sendo afetado momentaneamente por essas preocupações. Mas não se assuste! A seguir, eu vou mostrar para você como blindar os seus investimentos nessa maré conturbada.

4 recomendações para investir bem apesar da incerteza sobre as eleições

Existem princípios-chave do mundo dos investimentos que são sempre úteis, não importa o cenário. Os mais importantes para você são:

1. Invista de acordo com o seu perfil

Muitas pessoas me perguntam qual é o momento certo para aplicar na bolsa de valores. Quando o clima está turbulento, tal como agora, a pergunta é oposta: qual é a melhor hora de resgatar o meu dinheiro?

Algumas dessas pessoas já possuem mais experiência com investimentos, outras ainda nem tiraram o dinheiro da poupança, mesmo sabendo que o rendimento é ruim.

Qual é a resposta que serve para ambos esses casos? Exatamente: não tome um risco que você não consegue tolerar.

É fácil aplicar na bolsa e ficar feliz quando o gráfico está subindo. Porém, se o mercado ficar turbulento, quem não fez um investimento adequado para seu perfil tem grandes chances de tomar uma decisão precipitada e ficar no prejuízo. Quem não conhece o curioso caso do investidor que comprou na alta e vendeu na baixa?

A verdade é que ninguém pode ter absoluta certeza do que vai acontecer. Mesmo o retorno das aplicações de renda fixa depende de decisões que envolvem o cenário econômico como um todo.

Assim, a dica número 1 para você se proteger do impacto dessas mudanças é investir de acordo com o seu perfil. Assim, você fica muito mais confortável com o retorno que seus investimentos vão proporcionar, independente de quem quer que seja o presidente.

2. Tenha objetivos claros ao investir

Você investe o seu dinheiro com que finalidade? Comprar uma casa? Ter um carro melhor? Viver de rendimentos?

Procure ter isso sempre em mente na hora de reservar o dinheiro para seus investimentos. Essa uma das maneiras mais eficazes para manter o foco.

Afinal, se você investir apenas por investir, pode até pensar que uma aplicação adicional a menos não fará diferença na sua carteira. Pode até pensar que esse nem é o momento certo para investir.

No entanto, se você tiver em mente que está investindo em sua futura casa, seu futuro carro ou mesmo sua viagem de férias, fica muito mais fácil saber para onde o seu dinheiro está indo (aliás, a Mariana mostrou recentemente aqui no blog uma técnica bem útil para organizar melhor as suas contas. Vale conferir!)

3. Pense no amanhã

Esse tópico está diretamente ligado aos seus objetivos. Pensar no futuro ajuda a ter mais clareza sobre o caminho que você vai percorrer até chegar onde deseja. Também mostra se algo precisa ser ajustado nessa rota.

E aqui fica uma pergunta: se você continuar cuidando do seu dinheiro como cuida hoje, como será seu futuro financeiro?

Outro ponto importante: o retorno de uma aplicação financeira no curto prazo dificilmente conseguirá combater o poder do dinheiro bem investido no longo prazo.

As próprias Carteiras Magnetis mostram isso. Durante o nosso bate-papo, um dos participantes questionou por que o retorno das carteiras mais arrojadas foi menor do que o das mais conservadoras no segundo trimestre.

O sobe e desce do mercado acabou afetando momentaneamente o resultado dessas carteiras. Porém, basta observar um prazo mais longo para ver que, na verdade, acontece o inverso: as carteiras mais arrojadas ofereceram um retorno maior. Veja nos gráficos a seguir:

Rentabilidade Magnetis 2018 acumulado

Rentabilidade Magnetis 2018 (acumulado)

Rentabilidade Magnetis 12 meses

Rentabilidade Magnetis 12 meses

Rentabilidade Magnetis 24 meses

Rentabilidade Magnetis 24 meses

Usamos no exemplo a Carteira Magnetis Risco 2 (mais pedida pelos clientes conservadores) e a Carteira Magnetis Risco 5 (preferência dos mais arrojados). Note que o resultado no período mais recente foi melhor para a Carteira 2. Porém, no longo prazo, o cenário se inverte.

Mas essa é só mais uma evidência de outro princípio básico dos investimentos: quanto maior o risco, maiores as chances de uma rentabilidade mais alta. O que você precisa para relaxar é encontrar a carteira mais adequada para o seu perfil, como mencionei no primeiro tópico.

4. Diversifique seus investimentos

Sabia que diversificação também é uma forma de garantir a segurança na hora de cuidar do seu dinheiro?  

Montar uma carteira que não está concentrada em apenas um tipo de investimento ajuda a amortecer os impactos do resultado ruim de uma aplicação. Por outro lado, também permite aproveitar com risco menor os momentos de alta de ativos mais arrojados.

Invista com 1 mil na magnetis

Aqui na Magnetis, por exemplo, adotamos o princípio da diversificação e montamos carteiras sofisticadas para nossos clientes de forma automatizada. Essa estratégia não consiste só em mesclar renda fixa e renda variável.

Também nos preocupamos com a diversificação geográficas das nossas carteiras: já temos ativos em nossa plataforma que permitem investir fora do Brasil e, em breve, vamos implementar novas possibilidades. Aguarde!

Tudo isso é possível a partir de uma aplicação mínima de R$ 1 mil. Ou seja, com pouco dinheiro, é possível fazer aplicações como os grandes investidores do mercado.

Você não precisa esperar as eleições para investir bem o seu dinheiro, afinal cada dia fará diferença no resultado final das suas aplicações.

Quer saber como funciona? Monte grátis o seu plano de investimentos e comece hoje mesmo a investir no que importa. Não deixe para amanhã!

Não se esqueça de deixar aqui embaixo o seu comentário ou compartilhar a sua experiência sobre esse tema!

Daniel Jannuzzi é economista e consultor de investimentos da Magnetis

Daniel Jannuzzi é economista e consultor de investimentos da Magnetis.

[Bate-papo ao vivo] Eleições 2018: 4 recomendações para investir bem apesar da incerteza
5 (100%) 7 vote[s]