Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Empreendedores de sucesso: 10 histórias inspiradoras

Muitos brasileiros sonham em empreender, mas será que esse caminho é fácil? Além de investir em conhecimento, inovação e boas estratégias de mercado, buscar inspiração em empreendedores de sucesso também pode ajudar na sua jornada.

Abrir um negócio pode ser um grande desafio, principalmente em mercados onde existe grande concorrência, ou em contextos nos quais a economia aponta para incertezas. 

Pensando nisso, selecionamos 10 histórias de empreendedores de sucesso que mostram como é possível construir uma grande história no meio empresarial. Se você quer ficar rico ou simplesmente deseja conquistar a sua independência profissional, este post é para você. Confira!

1. Abílio Diniz

Abílio Diniz não é apenas um grande empresário do setor varejista, ele também está no rol de pessoas mais ricas do Brasil. Com uma fortuna estimada de mais de 3 bilhões de dólares, a história do empresário começou em 1948. Com o pai, fundou uma pequena doceria em São Paulo. 

Em 1959, o pai de Abílio inaugurou um supermercado que, algumas décadas depois, se transformou na Companhia Brasileira de Distribuição, maior varejista do país. 

Nos anos 1990, a empresa sofreu com a recessão e com a crise econômica do país, o que demandou uma reestruturação. A crise acabou causando a demissão de mais de 20.000 funcionários. Mas isso não abalou as estruturas do negócio. A rede inovou e passou a ser o primeiro supermercado virtual do país, o Pão de Açúcar Delivery. 

Após lançar seu negócio na Bolsa de Valores, em 2016, o empresário se posicionou como um dos maiores acionistas individuais do Carrefour. 

O que podemos aprender com Abílio? Sempre em busca de crescimento, o empresário criou uma base sólida em administração de empresas. Essa base foi obtida por meio de estudos — ele é formado em Administração — e muito conhecimento prático. 

como investir na bolsa de valores

2. Luiza Helena Trajano

Você pode nunca ter ouvido falar nela, mas com certeza já entrou na loja física ou virtual da empresa que ela comanda. 

Luiza Helena Trajano é a responsável por uma das maiores redes de loja de varejo do país, a Magazine Luiza. Ela começou a tocar os negócios da família em 1991. Nessa época, a Magazine Luiza era uma rede de lojas bem pequena, conhecida apenas no interior de São Paulo e triângulo mineiro. 

Com muito trabalho e empenho, a marca se tornou uma das maiores do mercado. Virou concorrente direta de grandes lojas do segmento, como Lojas Americanas e Casas Bahia. 

Como isso aconteceu? Primeiro, pela inovação: trata-se de um grande exemplo de empresa de varejo pioneira nas vendas online. Segundo, porque a empresária sempre focou o desenvolvimento da sua liderança, com empatia e respeito às pessoas. Uma verdadeira visionária!

“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível.” — Luiza Helena Trajano

3. Alexandre Costa

Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, é um dos grandes exemplos de empresário que começou do zero. 

Filho de pai tecelão e mãe vendedora, Alexandre se inspirou na mãe e, ainda adolescente, começou a ajudá-la na venda de doces. Com um empréstimo do tio, produziu seu primeiro pedido. Após a entrega, percebeu que o mercado de chocolates tinha excelentes oportunidades. 

Com isso, investiu na sua formação. Foi estudar fora do país, desenvolveu suas habilidades e deu início à história de sucesso da Cacau Show, que foi aberta em 2001. Um ano depois, a empresa já tinha 18 franquias.

O crescimento acelerado e o empenho de Alexandre tornaram a empresa a maior do ramo no Brasil. Em 2008, a Cacau Show se tornou a maior rede de chocolates finos do mundo e hoje conta com mais de 1000 lojas espalhadas pelo Brasil. 

Quais são os segredos de Alexandre? Empenho, entendimento de mercado, busca por conhecimento sobre o produto e, principalmente, foco na satisfação do cliente. 

4. Sônia Hess

Eleita uma das mulheres mais influentes do Brasil pela revista Forbes, Sônia Hess se tornou conhecida pela sua atuação frente à Dudalina. A marca, criada pelos pais, se tornou conhecida nacional e internacionalmente graças ao trabalho da empresária. 

Formada em Administração de Empresas, Sônia se especializou em Confecção e, na Espanha, realizou estágio em uma fábrica de camisas. 

Acumulando experiências e buscando informações sobre o mercado, a empresária assumiu diversas áreas da companhia. Ela adicionou novas coleções ao portfólio, aumentou o mix de produtos, modernizou a fábrica e investiu em camisaria feminina. 

Foram essas mudanças que oportunizaram o aumento das vendas e a consolidação da marca, que se tornou a maior camisaria da América Latina

A história de sucesso da empresa é resultado da dedicação dos pais de Sônia e o olhar visionário da empresária. Isso porque ela percebeu oportunidades no nicho de mercado e trabalhou para adaptar a companhia às necessidades de mercado

5. Robinson Shiba

Descendente de japoneses, Robinson Shiba é o responsável por trazer ao Brasil o modelo de comida pronta oferecido pela rede China In Box. 

Ele começou a viver o empreendedorismo muito jovem. Desde a infância, acompanhava os avós na sua loja de materiais de construção. 

Em uma viagem aos Estados Unidos para aprimorar o inglês, ele acabou ficando sem dinheiro. Então, decidiu procurar um emprego para conseguir se manter no país e continuar os estudos. 

Foi aí que começou a estudar os modelos de alimentação fast-food, observando suas principais características e o que poderia ser melhorado nos modelos. Depois de quatro anos estudando, Robinson abriu a rede de comida rápida chinesa que é considerada a maior da América Latina. 

Sempre preocupado com a qualidade e com a boa relação com os clientes, o empresário inovou ao implementar o modelo de cozinha aberta. Tal estrutura permite que os clientes vejam todo o trabalho realizado dentro do ambiente. 

6. Janete Vaz

Janete Vaz é a bioquímica responsável pela rede de Laboratórios Sabin. O grupo é composto por 225 laboratórios de saúde espalhados por 22 cidades brasileiras, que emprega 4. 000 funcionários e fatura R$ 700 milhões anuais. 

O grande diferencial do laboratório é que 77% dos seus funcionários são mulheres. Janete é uma empresária referência quando o assunto é gestão de pessoas. 

Segundo a cofundadora dos Laboratórios Sabin, “a questão é tratar os subordinados como se fossem um dos seus filhos”. A gestão dos recursos humanos é um dos pilares de sucesso de qualquer negócio. 

7. Antônio Alberto Saraiva

Criador e presidente do Habib’s, Antônio Alberto Saraiva é natural de Portugal, mas vive no Brasil desde a infância. 

Após o falecimento do pai, Antônio, que desejava se tornar médico, assumiu a pequena padaria da família para garantir a manutenção da renda familiar. Vendo que o negócio não ia bem, decidiu vender seus produtos a um valor 30% abaixo da concorrência. 

Foi graças a isso que ele começou a atrair a atenção dos consumidores e revendedores. Depois de um tempo, decidiu vender o negócio da família e retomar os estudos. 

Em 1988 abriu o seu primeiro negócio, em São Paulo, o restaurante árabe Habib’s. Com base no aprendizado adquirido na padaria, o objetivo do empresário era focar os preços baixos

E foi esse diferencial que permitiu o crescimento da empresa. O Habib’s está presente em todo o país. Além disso, se tornou o maior fast-food de comida árabe do mundo e maior rede de comida criada no Brasil. 

desafio 52 semanas

8. Zica Assis

Outra mulher no ranking de empreendedores de sucesso, Zica de Assis é dona dos salões Beleza Natural. Hoje, a rede conta com mais de 1,7 mil funcionários. 

Zica sempre teve cabelo black power. Apesar de gostar muito dele, ela passou a ter dificuldade de encontrar trabalho justamente por causa das madeixas. Foi aí que decidiu fazer um curso de cabeleireira para entender como cuidar dos próprios cabelos.

“Amei esse universo e não me adaptava aos produtos existentes no mercado. Foi então que resolvi criar meus próprios produtos de relaxamento capilar. Sabia o que queria, mas não tinha nenhum conhecimento de química, então corri atrás de quem podia me ajudar a desenvolver o que pretendia.” — Zica Assis

A partir daí se dedicou a um nicho de mercado que não era explorado na época, o de cabelos crespos e cacheados. Com profissionais da área química, criou um produto que relaxa e hidrata o cabelo em apenas trinta 30 minutos, sem prejudicar a saúde dos fios. 

9. Edivan Costa

Aos 7 anos, Edivan estava nas ruas catando papel para vender e comprar o seu material escolar. Será que aquele menino imaginava se tornar um grande empreendedor? 

Edivan Costa viveu sua infância e adolescência em uma comunidade na periferia de Belo Horizonte. Tendo a família como referência, ele sempre se esforçou para dar uma vida melhor aos pais. 

Fundador da Sedi, empresa que presta serviços de regularização e legalização para outras companhias, Edivan criou um modelo de negócio inexistente e conquistou espaço no mercado. Hoje a empresa está presente em vários estados, com um portfólio extenso de produtos e serviços. 

“Eu vi uma oportunidade de oferecer soluções eficazes e rápidas em legalização de empresas.” — Edivan Costa. 

10. Ana Fontes

Em 2019, Ana Fontes foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do país pela revista Forbes. Liderando as empresas Rede Mulher Empreendedora, Instituto RME e a Aceleradora Herd, ela capacita mulheres em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho. 

Em meio a muitos erros e acertos, Ana é responsável por uma rede que conta com mais de 500 mil empreendedores. A mentoria é gratuita. A fonte de receita vem das consultorias e da criação de produtos para outras empresas, com base nos dados e conhecimentos adquiridos pela rede. 

Como você pôde ver, com empenho, dedicação e uma boa dose de inovação, é possível seguir o exemplo desses empreendedores de sucesso. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem e se inspirarem em histórias de sucesso. 

reserva de emergência
Luiza Caricati

Luíza Caricati é produtora de conteúdo da Magnetis. Jornalista, tem experiência na área de investimentos, educação e negócios, e lidera nossa estratégia multimídia, traduzindo conteúdos complexos em comunicações didáticas para diversos formatos.

leia mais desse autor