Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Estratégia Quantitativa: conheça o método de investimentos da Magnetis

A estratégia quantitativa é a lógica de investimentos que você deve adotar se quiser aumentar o seu patrimônio e conquistar os seus objetivos. Sei que o que falei pode soar um pouco pretensioso, mas não falo isso à toa.

Os números não mentem e nós, da Magnetis, temos dados muito interessantes para te apresentar.

Fique até o final deste artigo e entenda o porquê da estratégia quantitativa ser a virada de chave da sua vida de investidor.

Estratégia Quantitativa nos investimentos

A estratégia quantitativa é uma das mais modernas e eficientes maneiras de investir. Essa metodologia é baseada no uso de fórmulas matemáticas avançadas para analisar, testar e validar cenários e hipóteses.

Para o desenvolvimento de uma estratégia quantitativa sólida e eficiente, a presença de um time de análise e gestão é fundamental. É essa equipe de especialistas que estabelece as regras que serão seguidas pelo algoritmo, assim como os dados que serão analisados.

A análise quantitativa é utilizada nos mais diversos contextos, pois facilita e acelera o entendimento de problemas que podem ser metrificados de forma objetiva. No contexto dos investimentos, a execução da estratégia via algoritmo resulta em um portfólio extremamente preciso. 

Vantagens da estratégia quantitativa na hora de investir

Existem diversos motivos para utilizar esse método de análise na hora de construir uma estratégia completa de investimentos. Confira 3 vantagens para você começar a adotar essa estratégia agora mesmo:

  • Não há viés psicológico e emotivo na escolha dos ativos que irão compor a carteira. Você consegue se proteger, evitando tomar decisões precipitadas, vendendo ou comprando ativos em momentos inadequados;
  • Foco na criação e gestão de uma carteira de investimentos para longo prazo;
  • Eficiência na análise de um grande volume de dados.

Um algoritmo de investimentos a favor da estratégia

Nesse cenário, o algoritmo desempenha o papel de facilitador do processo de análise – do início ao fim. Funciona da seguinte forma: a equipe de gestão define quais serão os dados a serem analisados e qual será a linha lógica seguida.

Depois desse processo, o algoritmo entrará na jogada. Ele irá, no caso do que fazemos aqui na Magnetis, varrer o mercado diariamente e analisar os mais de 20 mil ativos que estão disponíveis no mercado financeiro.

Tal análise seria impossível de ser replicada por seres humanos dentro do mesmo intervalo, ainda que dezenas de analistas estivessem empenhados nessa tarefa.

Seguindo o que foi determinado pela estratégia quantitativa, o algoritmo monta uma carteira de investimentos personalizada para cada um de nossos clientes. 

É importante citar que, levamos em consideração, na construção dessa carteira, o perfil de investidor e tolerância a risco de cada cliente.

O papel do time de gestão na execução de uma estratégia quantitativa

O time de gestão é responsável por definir o direcionamento, estrutura, testes e validação de hipóteses que foram definidas nesse método. Além disso, é o profissional que irá “traduzir” todos esses dados em informações simples de serem compreendidas por pessoas que não são especialistas no tema.

Por mais que uma estratégia de investimentos quantitativa não consiga atingir o ápice de seus resultados sem a presença de um algoritmo bem estruturado, o mesmo pode ser dito sobre os especialistas que definem cada passo do racional dessa estratégia.

Ou seja, a consolidação de uma estratégia quantitativa de investimentos sólida e eficaz só é possível com um time de especialistas altamente qualificados

É esse time de gestão que irá estruturar fundos de investimentos que seguem a lógica proposta por uma análise quantitativa eficiente. 

Como construímos as carteiras Magnetis 

Utilizamos a metodologia quantitativa para selecionar quais ativos irão compor os nossos fundos de investimentos. Ou seja, possuímos fundos próprios que servem como um veículo para acessar os investimentos selecionados pela estratégia quantitativa.

Nosso algoritmo, junto de nossos especialistas, faz a gestão desses fundos e efetua, quando necessário, o rebalanceamento dos ativos que os compõem. Buscando, dessa forma, equilibrar sua carteira de investimentos para que seus objetivos sejam alcançados.

Filosofias de investimentos utilizadas por nossa gestão

Aqui na Magnetis, prezamos pelo método quantitativo para montar nossas estratégias e carteiras de investimentos. Utilizamos a tecnologia aliada à expertise do nosso time de gestão para entregar os melhores produtos para os nossos clientes.

Nossos especialistas utilizam conceitos e metodologias na hora de montar nossas carteiras. Entre elas, podemos destacar:

  • Teoria Moderna do Portfólio, de Harry Markowitz;
  • Fronteira Eficiente;
  • Portfólio de Máxima Diversificação;
  • Investimentos Ativos e Passivos;

Você pode conhecer algumas dessas estratégias de uma maneira mais aprofundada neste conteúdo exclusivo que preparamos para você.

A união dessas estratégias e metodologias de investimentos consegue entregar carteiras com retornos consistentes no longo prazo por dois motivos principais: imparcialidade e objetividade. 

>>> Aqui você consegue conferir o histórico de rentabilidade das carteiras Magnetis. <<< 

Porque a Magnetis foge dos investimentos “hypados” e porque você deve fazer o mesmo

Como você pôde perceber, uma estratégia quantitativa de investimentos não segue tendências. Dessa forma, uma carteira quantitativa não fica refém de flutuações causadas pelos “trending topics”, o que significa que nenhum de seus ativos tem sua valorização ou desvalorização afetada por um tweet ou vídeo no YouTube.

A Magnetis conta com um time de gestão especializado que segue as metodologias quantitativas para entregar as melhores e mais sofisticadas alocações de investimentos.

Se você busca solidez e resiliência para seus investimentos, a Magnetis possui as ferramentas necessárias para você alcançar os seus objetivos.

Conheça 8 motivos para você começar a investir com a Magnetis agora mesmo.

  • Você ganha tempo para utilizar com o que realmente importa para você;
  • Acesso exclusivo a produtos financeiros exclusivos, entre mais de 20 mil ativos diferentes e com mais de 145 mil combinações possíveis para investir;
  • Uma carteira de investimentos única criada para que você atinja os seus objetivos;
  • Diversificação, sofisticação e solidez quando o assunto é tratar do seu dinheiro;
  • Tecnologia de ponta trabalhando por você.
  • Monitoramento e rebalanceamento de sua carteira de investimentos;
  • Uma equipe completa de especialistas que vai tirar suas dúvidas e te deixar atualizado com as informações mais importantes do mercado.
  • Taxa única para investir, cashback de 100% dos rebates e sem conflitos de interesse.

Você pode, agora mesmo, dar o passo mais importante para os seus investimentos, fazendo o download gratuito do aplicativo da Magnetis. Basta clicar aqui.

Invista melhor com a Magnetis!

Andressa Siqueira, CFP®
Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor