Como ficar rico com investimentos: tudo o que você precisa saber!

por Malena Oliveira | 05/04/2019

Como ficar rico: veja os investimentos que podem ajudar

Ter bastante dinheiro é o objetivo de quem deseja conquistar um padrão de vida confortável. Nesse sentido, os vários tipos de investimento que existem no mercado são uma forma de chegar lá. Mas como ficar rico com investimentos?

Esse não é um caminho fácil, mas é um dos mais efetivos para construir um patrimônio duradouro. Quer ver um exemplo? O Censo dos Bilionários mostra que a maioria das pessoas mais ricas do mundo construíram sua própria fortuna aos poucos.

Logo, ficar rico em pouco tempo não é a forma mais eficaz de garantir a sua tranquilidade financeira no futuro.

É claro, sempre há alguém que consegue ficar rico rápido e fácil, como artistas, esportistas e pessoas que realizam grandes feitos. No entanto, o estudo mostra que é muito difícil manter a fortuna quando se ganha dinheiro rápido. Pior: a pessoa pode até acabar endividada.

Então, quer saber como ficar milionário de forma a manter o patrimônio que você conquistou? Os investimentos podem ajudar! A seguir, vamos ver como conquistar essa meta financeira.

Como ficar rico com investimentos?

Antes de qualquer explicação, é preciso fazer uma ressalva: sim, no mercado financeiro é possível ganhar dinheiro rápido.

No caso das aplicações de renda fixa, quanto maior for o capital alocado, maior será o recebimento de juros. Não é à toa que o dinheiro ganho na loteria rende um valor considerável por mês.

No mercado de renda variável também é possível ganhar dinheiro rápido. Porém, isso requer um conhecimento aprofundado de como esses investimentos funcionam. Além disso, os riscos de perder o valor investido são bem maiores.

De modo geral, enriquecer com investimentos é um processo lento, que requer método e disciplina.

Sempre será necessário fazer um controle de gastos, por exemplo. Só assim, gastando menos do que ganha, você terá condições de viver de renda no futuro.

Como ganhar dinheiro com investimentos?

É possível ganhar dinheiro investindo de acordo com o seu perfil e respeitando os seus objetivos financeiros.

No caso da renda fixa, o aporte inicial e o tempo são fatores estratégicos para o sucesso dos investimentos.

Logo, se a pessoa não tem uma quantia significativa para investir desde o início, ela terá que contar com o efeito dos juros compostos para acelerar a formação de riqueza — o que levará alguns anos para ter um desempenho satisfatório.

Já no segmento de renda variável, em que o preço dos ativos costuma oscilar mais, é possível ganhar mais dinheiro em menos tempo.

Porém, você já deve ter ouvido falar que quanto maior é a possibilidade de rentabilidade, maior é o risco do investimento. E nem todas as pessoas toleram esses riscos.

Vamos supor que você prioriza a rentabilidade e, assim, pretende aplicar dinheiro em ativos de risco elevado, como os do mercado de ações. É possível ter resultados positivos?

Como já mencionamos, sim, dá para ganhar dinheiro na bolsa de valores em pouco tempo, mas essa não é tarefa das mais fáceis. Afinal, ninguém consegue prever com exatidão se a cotação de um ativo vai subir ou descer.

Logo, sacar o dinheiro em períodos de queda no preço dos ativos, por exemplo, pode resultar em prejuízo e frustrar os planos de quem aplicou.

Como alcançar a independência financeira?

Se você quer enriquecer de forma sustentada, deve aliar o tempo ao hábito de guardar dinheiro.

Em primeiro lugar, é necessário economizar para gerar um excedente financeiro mensal. Com esse valor, você fará suas aplicações financeiras.

Com o tempo, é possível ter um resultado consistente devido ao efeito dos juros sobre juros.

Se o seu propósito é viver de renda, por exemplo, o ideal é definir uma quantia para financiar seu custo de vida no futuro. Em seguida, você deve fazer investimentos que mirem esse objetivo.

Assim, fica mais fácil enxergar o esforço que você precisa fazer hoje para ter mais conforto amanhã.

Escolha os investimentos certos

Ao iniciar a sua jornada de enriquecimento, é importante que você tome alguns cuidados:

  • escolha instituições financeiras confiáveis para investir seus recursos;
  • analise seu contexto de vida para tomar decisões de acordo com a sua realidade;
  • escolha investimentos que permitam alcançar esses objetivos.

Depois de dar os primeiros passos no mundo dos investimentos, é a hora de usar a diversificação a seu favor. Monte uma carteira de investimentos que permitam aproveitar a rentabilidade de várias aplicações financeiras e reduzir os riscos dos investimentos. Isso permitirá resultados mais consistentes em suas aplicações.

Agora que você já sabe como ficar rico, que tal conhecer as aplicações financeiras que vão ajudar você nesse processo? Baixe grátis o nosso Guia Completo sobre os Tipos de Investimentos e conheça as opções que estão ao seu alcance!

(Post originalmente publicado em dezembro de 2018)

Avaliar o post