Conheça 13 filmes e séries sobre dinheiro na Netflix e outras plataformas

por Malena Oliveira | 07/11/2019

Conheça 13 filmes e séries sobre dinheiro na Netflix e outras plataformas
consultoria de investimento

Quem procura por filmes na Netflix sobre dinheiro, está em busca de unir diversão e conhecimento, mas com o objetivo de aprimorar suas finanças pessoais!

É claro que suas temáticas não são em formatos pedagógicos, mas são ótimos materiais para compreender as relações e vivências do mercado financeiro.

As séries que envolvem o mercado de capitais também são um show à parte e cumprem fielmente a velocidade e a dinâmica que as pessoas que estão nele vivem.

Será que dá para tirar alguma lição dos enredos de filmes sobre investimentos, dinheiro e finanças pessoais?

Fizemos uma seleção de peso neste post para você saber quais filmes sobre dinheiro estão disponíveis na Netflix. No entanto, fazemos um alerta: elas são tão boas que o desejo de fazer maratonas vai ser grande, se prepare!

1. Billions

Começamos a lista com uma das séries mais eletrizantes sobre o mercado financeiro: Billions.

Ela tem como temática central o conflito entre Boby “Axe” Axelrod, bilionário e dono de uma corretora extremamente agressiva no mercado, e Chuck Rhoades, um promotor de Nova York com ambições a uma carreira política.

Não é preciso conhecer o mercado de capitais a fundo para saber que ele é extremamente regulado e que tentativas de manipulação são severamente punidas. A batalha entre Rhoades e Axe é toda fundamentada nisso.

O mais bacana é que a série, já com três temporadas, não trata de uma briga entre policiais e bandidos: todos os lados possuem facetas boas e ruins. Além disso, são dois personagens extremamente inteligentes e ardilosos. Excelente!

2. Suits

Suits é uma daquelas séries longas e de sucesso, com oito temporadas disponíveis na Netflix. Os acontecimentos e as relações têm como cenário um escritório de advocacia.

A relação com clientes corporativos, assuntos relacionados às finanças e investimentos sempre vêm à tona.

Com um toque de humor inteligente, aborda com profundidade as relações emocionais entre os personagens, suas carreiras e o envolvimento com a sociedade de forma geral.

3. A Grande Aposta

A Grande Aposta é um grande exemplo de filmes sobre bolsa de valores.

Ele mostra que, tanto os pequenos operadores, quanto aquelas pessoas que decidem entrar no mercado de capitais, podem se beneficiar com estratégias de grandes corporações.

Nesse caso, tudo acontece quando um corretor descobre que grandes empresas estão usando seus fundos para ir contra o mercado, aproveitando da iminente quebra do sistema imobiliário dos Estados Unidos.

Além dele, que já tem conhecimento e experiência, dois iniciantes na Bolsa de Valores buscam as orientações de um guru de Wall Street para aproveitar essa oportunidade.

4. Girlboss

Girlboss conta a história de Sophia, uma garota que, sem dinheiro, resolve abrir um negócio online. Quase por acaso, ela consegue ter sucesso, ficando à frente de um e-commerce de roupas online.

Suas experiências a forçaram a tomar o controle de suas finanças e obrigações. Para uma jovem que é rebelde, anarquista e que se recusava amadurecer, no mínimo, é um desafio. Como saída, ela resolve empreender, e claro, aplicar seus ganhos de forma estratégica.

A série tem uma perspectiva mais relacionada ao cotidiano das pessoas que se veem no momento de investir, e não somente das relações com o mercado de capitais, seu funcionamento etc. Vale a pena assistir pela possível identificação com os dilemas pessoais e financeiros.

5. Salvando o capitalismo

É um documentário sobre economia, que conta a história do economista norte americano e ex-secretário de trabalho e gestão do governo Clinton. Ele expõe ao longo de palestras em seu país, ideias sobre o capitalismo e a desigualdade de renda.

consultoria de investimento

Mostra como a ligação entre a política e a iniciativa privada é forte, como pode ser manipuladora e como compreendê-la para entender as desigualdades sociais e as suas possíveis soluções.

6. The China Hustle

Documentário produzido em 2018, The China Hustle também usa como base central de suas discussões o mercado de ações americano.

Mostra como manobras financeiras afundaram as operações da bolsa de 2008 e continuam a enganar investidores com empresas chinesas de fachada. Um ótimo exercício para enxergar o mercado com racionalidade e perspicácia.

Opções fora da Netflix que também valem a pena

Além dos títulos disponíveis na Netflix, listamos outros filmes que também merecem um lugar na fila de reprodução para quem está querendo entender as diferentes dinâmicas do mercado financeiro. Alguns deles, são:

7. Trabalho Interno

Trabalho Interno, estrelado por Matt Damon, faz uma leitura sobre o envolvimento de diversas entidades na crise econômica dos Estados Unidos em 2008.

A obra mostra as peças-chave do mercado financeiro dos Estados Unidos, além de como políticos, jornalistas, membros da justiça e principais faculdades tiveram um papel corrosivo e que prejudicou milhares de pessoas em todo o mundo.

8. O lobo de Wall Street

Conta a trajetória de um operador do mercado de capitais que batalha para conquistar uma posição em uma corretora famosa, mas assim que começa a trabalhar, encara uma forte quebra da bolsa.

Recomeçando em mercados menos cobiçados, ele cria estratégias no limiar da legalidade, até que conquista expressão e riqueza. Posteriormente, algumas de suas estratégias acabam o incriminando.

9. A negociação

A negociação conta a história de um empresário que, às vésperas de realizar a venda de sua corporação multimilionária, envolve-se em um acidente automobilístico que causa a morte de uma pessoa.

Com medo das consequências dessa fatalidade no sucesso de sua negociação, ele encoberta a situação e se vê pressionado, até o último instante, pelas investigações da polícia sobre o acidente.

Esse dilema mostra a importância dessas negociações para o mercado e como as pessoas envolvidas nele podem tomar medidas extremas para não sair perdendo.

10. Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme

Gordon Gekko, personagem interpretado por Michael Douglas, é um antigo operador do mercado que foi preso por fraudes financeiras. Entre suas punições, ele é impedido de voltar a fazer investimentos.

Do outro lado da história está Jacob Moore, um jovem operador do mercado de capitais, mantém um relacionamento sério com a filha de Gekko.

Com suas ambições para crescer no mercado, Jacob aproveita o conflito entre pai e filha para se aproximar do sogro e conseguir orientações e indicações que possam fazê-lo progredir.

No entanto, sua namorada percebe que ele foi corrompido e se vê, mais uma vez, afetada emocionalmente pela ambição que o mercado financeiro pode causar.

11. Banco ou Bitcoin

Banco ou Bitcoin é um documentário que vale muito para quem deseja entender um pouco mais sobre as criptomoedas. Ele questiona a relação com o dinheiro atualmente, assim como traz diversas entrevistas e participações de entusiastas da área.

12. Ouro e Cobiça

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um filho de garimpeiro que se une a um geólogo para iniciar negociações de ouro no mercado.

Eles, porém, não se limitam apenas ao ouro e também se envolvem na negociação de ações e outros papéis da Bolsa de Valores. Em dado momento do filme, a bolha criada pela empresa dos dois mostra o efeito da relação de oferta e demanda.

13. Enron — Os mais espertos da sala

Documentário que mostra um dos maiores escândalos corporativos dos Estados Unidos. Executivos da Enron, uma das 10 maiores empresas americanas, fogem com bilhões de dólares, deixando acionistas e investidores com um prejuízo incalculável.

Obviamente, o mercado de capitais também sofre seu impacto, que é registrado brilhantemente no documentário, com depoimentos e relatos dos envolvidos.

E aí, gostou da nossa lista de filmes e séries sobre dinheiro na Netflix e em outras plataformas? Se você quer saber mais sobre o mundo das finanças, descubra como fazer o seu dinheiro render mais!

Avaliar o post