Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Fuja das fraudes nos investimentos para alcançar a máxima rentabilidade

Para alcançar a máxima rentabilidade com as suas alocações, é necessário mais do que um vasto conhecimento sobre finanças. Afinal, mesmo com experiência, ainda há muitas fraudes nos investimentos, que exigem atenção e cautela. 

Descubra quais são os principais cuidados que você deve ter na hora de investir, a fim de evitar golpes e prejuízos financeiros à sua carteira. 

O que há por trás das promessas do mercado? 

É comum que muitas expectativas surjam em relação aos ganhos com os seus investimentos. Isso porque investir garante mais segurança financeira, além de facilitar que você alcance os seus principais objetivos

De qualquer forma, ao explorar as melhores estratégias, é importante estar atento a possíveis fraudes que podem colocar toda a sua trajetória em risco. O mesmo vale para propostas suspeitas que configurem conflito de interesse, mesmo que isso não esteja explícito. 

Por isso, a recomendação é pesquisar referências antes de tomar qualquer decisão. Nesse sentido, caso você tenha recebido – ou encontrado na internet – ofertas que prometem multiplicar o seu dinheiro em pouco tempo, é melhor recuar um passo e ter cautela. 

Lembre-se de que, para alcançar resultados consistentes com os seus investimentos, é necessário ter expertise, além de aplicar práticas confiáveis que visam à rentabilidade no longo prazo.

Em outras palavras, há perigos para os seus aportes por trás das promessas milagrosas, e as fraudes nos investimentos são capazes de causar enormes perdas ao investidor – muitas vezes, irreparáveis.

Quais são as principais fraudes nos investimentos?

Para ajudar na sua busca pelas estratégias mais certeiras a fim de alcançar alta rentabilidade, conheça quais são as principais fraudes financeiras. Assim, você pode proteger os seus investimentos e alertar pessoas próximas, se necessário.

Pirâmide financeira

Os esquemas de pirâmide consistem em um dos golpes mais antigos e comuns do mercado. Essa fraude costuma se sustentar no recrutamento progressivo de novos investidores, que deverão alocar uma grande quantia de dinheiro ou realizar compra de produtos, com promessas de ganhos exponenciais.

O problema é que, na prática, a lógica é insustentável. Pouco a pouco, as vítimas das pirâmides financeiras concluem que a conta não fecha e que apenas as pessoas no topo estão sendo beneficiadas de fato.

Investidores falsos

A internet facilitou o acesso aos investimentos por diversas pessoas. Porém, uma das desvantagens desse processo é a popularização de investidores falsos ou influencers que recomendam produtos ou serviços financeiros – isso, sem qualquer comprovação pelas normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o que pode causar grandes perdas ao investidor.

Do mesmo modo, é preciso estar atento aos profissionais falsos que se aproveitam dessas situações para divulgar promessas milagrosas, direcionando o público a sites dos quais recebem comissão e que podem coletar os dados dos usuários. 

Transações com criptomoedas

As criptomoedas podem fazer parte de uma carteira diversificada, com grande potencial de valorização a médio e longo prazo, além de contribuir para a baixa correlação entre ativos.

No entanto, por se tratar de um nicho em crescente popularização, as ofertas milagrosas dominam o meio digital, prometendo até mesmo alta rentabilidade diária, sem nenhum risco de investimento. Nesse sentido, é muito importante saber com quem investir e se você está disposto a aplicar em ativos como esse, considerando sua volatilidade e riscos. 

Coaches financeiros e seus ganhos milagrosos

Você provavelmente foi impactado pela Bettina e seu 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado. Sua figura viralizou e atraiu diversos interessados por um feito tão marcante – transformar R$ 1.520 em R$ 1 milhão, em apenas 3 anos.

A história, apesar de ter sido uma campanha publicitária de grande impacto, se provou falsa algum tempo depois. Isso mostra a importância de não acreditar em discursos milagrosos, que normalmente se baseiam em ganhos completamente insustentáveis. 

Como evitar cair em fraudes nos investimentos?

Agora que você conhece quais são os principais golpes em investimentos aplicados, tenha em mente algumas chamadas e discursos comuns dos quais você deve suspeitar, para reconhecer e fugir das fraudes a tempo. 

  1. Retorno garantido com pouco ou nenhum risco? – É melhor duvidar, principalmente se os ativos oferecidos pertencem à renda variável. O mercado de ações, por exemplo, sempre estará sujeito a riscos e, independentemente de seu alto potencial de retorno, nenhuma garantia poderá ser feita no momento da aplicação.
  2. Indique três amigos para ganhar muito mais – Infelizmente, é se valendo disso que muitos esquemas de pirâmide se fortalecem, atraindo mais e mais pessoas para uma conta que simplesmente não fecha. Ainda que muitos modelos sérios de negócio se consolidem por meio das indicações, tenha cuidado com propostas que as colocam como condição exclusiva para você ter retorno financeiro. 
  3. Precisa comprar algo para poder investir e ter retorno? – Do mesmo modo, esquemas duvidosos de marketing multinível podem coagir investidores a realizar grandes compras para então obter os rendimentos prometidos. 
  4. Compartilhar dados em qualquer site – Para não cair em golpes, a recomendação é nunca compartilhar os seus dados em páginas que não pertençam a instituições financeiras registradas. Isso também vale para as recomendações de profissionais não regulamentados, conforme explicamos. 

Como fugir das fraudes financeiras com a Magnetis

Para não ser a próxima vítima de golpes financeiros, pesquisar referências é fundamental, além de conhecer os valores da instituição com a qual você deseja investir. A Magnetis é destaque no mercado de investimentos por cuidar do seu dinheiro de forma única, para que você se preocupe apenas com os resultados.

Ao contrário do que ocorre nas fraudes, reforçamos para os nossos clientes que o processo de investir exige tempo, dedicação e expertise, afinal, é apenas com um olhar especialista que os melhores resultados virão. 

Isso significa que não há uma solução milagrosa para fazer o seu patrimônio crescer. No entanto, queremos te ajudar a alcançar os seus principais objetivos, com o apoio de uma tecnologia automatizada que escolhe os ativos mais adequados ao seu perfil

Desenvolvida com total suporte de especialistas em investimentos, a nossa estratégia é capaz de realizar mais de 145 mil combinações, entre mais de 20.000 ativos do mercado, para desenvolver uma carteira diversificada, sem risco de pulverização e livre de conflitos de interesse.

Dessa forma, os ativos trabalham de forma balanceada, com riscos minimizados e grande potencial de ganho. Tudo para promover mais segurança emocional ao investir, sem que você precise se preocupar com todas as etapas necessárias para obter resultados consistentes. Essa parte, você pode deixar conosco.

Conheça a Magnetis para investir sem medo e potencializar as chances de alcançar o que você deseja.

Caroline Dubard
Caroline Dubard

formada em marketing e apaixonada por conteúdo. Tem experiência em marketing digital, performance e branding. Atualmente, lidera as estratégias de marketing de conteúdo da Magnetis.

leia mais desse autor