O que é um fundo de ações? Tudo o que você precisa saber antes de investir
O fundo de ações é uma das formas mais práticas de investir na bolsa se você não tem experiência ou prefere delegar a escolha das aplicações para alguém. Mas como parte da família dos fundos de investimento, ele tem algumas particularidades.
O fundo funciona como um grupo de ações selecionados por uma equipe profissional e é administrado por uma empresa ou por um banco.
Duas das principais vantagens do fundo de investimento em ações são o fato de apresentar um pagamento de imposto facilitado e a possibilidade de contar com a ajuda de um profissional que poderá escolher as melhores ações para você.
Investir no fundo de ações também é uma maneira de contar com uma renda extra, porém, de forma variável, pois seu lucro dependerá do bom desempenho das ações. Quanto melhor renderem, mais lucros você terá.
Contents
Como funciona o fundo de ações?
O investimento em fundo de ações funciona mediante a compra de cotas de uma administradora (empresa ou banco), que investe em diferentes ações de negócios e empreendimentos.
É a instituição que realiza todo o trabalho de “aplicar” o seu dinheiro. A partir do momento que se torna cotista e começa a investir em fundos de ações, automaticamente autoriza a administradora a tomar decisões por você.
Nesse tipo de investimento, no mínimo 67% do patrimônio é investido em ações, por isso o fundo recebe esse nome.
Riscos de investir no fundo de ações
O fundo de ações é considerado um investimento de alto risco, pois flutua de acordo com os valores de ações, podendo ocorrer tanto a valorização como, também, a desvalorização.
Por isso, é importante escolher uma boa administradora para que o seu dinheiro renda da melhor maneira. Ao mesmo tempo, todo investimento é um dinheiro para se pensar a longo prazo, e, portanto, escolher a melhor época para resgatar o dinheiro sem pressa.
Taxas e impostos do fundo de ação
O primeiro tributo que deve ser pago nesse tipo de investimento é a taxa administrativa – alguns fundos também podem cobrar uma taxa de performance sobre o seu rendimento.
Em relação à taxação da receita federal, o imposto pago é fixado com uma alíquota de 15% sobre o rendimento bruto do fundo, e é pago somente ao resgatar suas cotas, convertendo-as novamente em dinheiro.
Tipos de fundo de ação
Fundo de ação aberto
No fundo de ação aberto, o investimento pode ser realizado e resgatado a qualquer momento. Esse tipo de fundo é um dos mais conhecidos. O preço de um fundo de ação aberto tem mais flexibilidade para o investidor do que o fechado. Nele também novos acionistas são sempre permitidos, como também a compra de mais ações por um acionista antigo.
Fundo de ação fechado
Nesse tipo de fundo, o investimento tem um período pré-determinado para ser realizado. Além disso, apresenta um número fixo de ações. O preço desse fundo é variável e segue a lei da oferta e procura. No fundo de ação fechado não há tanta flexibilidade, e você já sabe quando tem que investir e quando poderá resgatar o seu dinheiro. Além disso, depois do tempo previsto não são aceitos mais acionistas e também não é possível aumentar o número de ações.
Outras vantagens dos fundos de ações
Além da tributação facilitada e da ajuda de profissionais qualificados, os fundos de ação proporcionam outras vantagens, entre elas: diversificação de carteira – sem a necessidade de investir muito dinheiro -, liquidez (facilidade para resgatar os seus investimentos) e valores menores para começar a investir.
Como investir em fundos de ações
Para dar início a esse tipo de investimento, é preciso buscar um fundo de ação no qual consiga investir e também verificar a qualidade da administradora. Quanto maior o apoio da instituição, maiores as chances de aumentar a sua rentabilidade.
Analisando esses pontos, você saberá qual o melhor fundo de investimento em ações ideal para alcançar seus objetivos financeiros.
Quer saber mais detalhes sobre o fundo de ações ou outros tipos de aplicação dessa família? Baixe grátis o nosso Guia Completo sobre Fundos de Investimento e aprenda mais sobre o assunto!