X
Magnetis Week

a black friday da

Magnetis Logo
Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

6 fundos imobiliários mais rentáveis para investir em 2020

biblioteca financeira

Você sabe quais são os fundos imobiliários mais rentáveis para investir neste ano? Esses investimentos, também conhecidos como FII, são voltados para pessoas que desejam receber rendimentos de aluguel. Em 2020, esses fundos ganharam destaque por suas cotas baratas e acessíveis. 

Com menos de R$ 100 é possível comprar cotas de um fundo imobiliário com rendimentos interessantes. Essa modalidade é uma alternativa para diversificar a carteira de investimentos e ter acesso a um imóvel sem a necessidade de comprá-lo. Outra vantagem está na tributação dos fundos, já que há isenção de Imposto de Renda sobre os rendimentos distribuídos.

Neste artigo, você vai conhecer os tipos de FIIs existentes e saberá quais são os 6 fundos imobiliários mais rentáveis para investir em 2020. Confira!

Quais são os fundos imobiliários existentes?

Antes de saber quais são os fundos imobiliários mais rentáveis, é preciso conhecer suas três principais categorias:

  • fundo de papel: papel de renda fixa ligado ao setor imobiliário, mas o lucro provém dos juros. Podem ser Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), por exemplo;
  • fundo de tijolo: ao contrário do anterior, há compra de imóvel físico, como galpão, escritório ou até shopping;
  • fundo híbrido: nessa modalidade, como o próprio nome indica, há um hibridismo de empreendimentos. Ele mistura, portanto, Letras Hipotecárias (LH), créditos de recebíveis imobiliários, imóveis para renda, entre outras opções.

É possível ganhar dinheiro com esses fundos por meio de valorização da cota ou pela distribuição de rendimentos realizada por quem administra o FII. No entanto, é importante ressaltar que todos esses fundos apresentam taxas de administração.

Agora que você já conhece os tipos existentes, veja quais são os fundos imobiliários mais rentáveis para investir em 2020.

1. CSHG Logística

Esse fundo é um dos mais antigos listados no IFIX — Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários da BM&FBOVESPA. Começou suas operações em 2010 e, desde então, tem como foco a exploração de imóveis potenciais para gerar renda, como galpões industriais. Também investe na compra de imóveis prontos para venda ou locação e terrenos para construção. 

Os retornos do CSHG Logística (HGLG11) são acima da média entre os fundos imobiliários. É administrado pela Credit Suisse Hedging Griffo Corretora de Valores e negociado na B3. A taxa de administração é de 0,6% ao ano. Por meio de distribuição de proventos, é um FII valorizado, portanto, uma boa opção para investir em 2020. 

2. XP Logística

O fundo XP Logística (XPLG11) é um investimento imobiliário do tipo híbrido direcionado a propriedades comerciais, como galpões industriais. Ele pode trazer rendimentos vantajosos por meio de compra ou construção, com o objetivo de gerar renda de aluguel. 

Por se tratar de um fundo relacionado a imóveis físicos, uma das estratégias do XPLG11 é obter ativos cujos inquilinos apresentam contratos duradouros. Logo, pode ser uma boa alternativa para quem procura os fundos imobiliários mais rentáveis para investir em 2020.

3. Bresco Logística FII

Esse fundo, conhecido pela sigla BRCO11, é do tipo tijolo. Isso significa que seus investimentos são voltados para propriedades comerciais do segmento logístico e industrial. A rentabilidade do fundo provém da compra ou construção de imóveis, assim como o XLPG11.

O Bresco Logística é administrado pela instituição Oliveira Trust e apresenta taxa de administração de 0,0975% ao ano. Nele, os cotistas devem receber pelo menos 95% dos resultados apurados de acordo com o regime de caixa. 

4. BTG Fundo de Fundos 

O BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11) é do tipo papel, ou seja, seu objetivo principal é adquirir cotas de outros FIIs. Criado em 2010, seu portfólio é concentrado quase inteiramente em fundos imobiliários. Contudo, também pode adquirir outros investimentos, como LCI e LH.

Geralmente, fundos do tipo papel pode ser diversificado e constituído na forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado. No BCFF11, os cotistas devem receber, no mínimo, 95% dos resultados apurados de acordo com o regime de caixa.

5. Kinea Renda imobiliária FII

Em cenários desafiadores como o de 2020 para a economia, o fundo Kinea Renda Imobiliária apresentou bons resultados.O KNRI11 é um fundo híbrido e atua no setor de logística. Em junho deste ano, o valor dos ativos teve uma pequena redução de 2,15%, demonstrando sua resistência em momentos de crise.

No mesmo mês, apresentou bastante solidez nos recebimentos de aluguéis, com cota patrimonial de R$ 156,91. Então, se você está em busca de FII para investir, esse fundo é uma opção estável e fortalecida no mercado.

6. XP Malls FII Imobiliário

Outro fundo rentável para investir em 2020 é o XP Malls (XPML11), cujo objetivo é obter renda por meio de exploração imobiliária de shoppings. Sua estratégia consiste em firmar boas parcerias em empreendimentos estáveis, com ampla movimentação de consumidores.

Assim, o gestor pode gerar mais valor aos cotistas, com cobrança regressiva na taxa de administração — que pode variar entre 0,95% e 0,75%. Logo, o FII tem bastante potencial rentável, com promessa de bons resultados em 2020. 

Como investir em fundos imobiliários?

Antes de investir nos fundos imobiliários mais rentáveis é preciso ter em mente qual o seu objetivo e prazo. O que você espera do fundo? Diversificar a carteira, gerar rendimento com locação ou valorizar as cotas na bolsa de valores? Antes de decidir, vale pesquisar se esse tipo de investimento está adequado ao seu propósito. 

Para começar a investir em FIIs, é só abrir uma conta em uma corretora que ofereça acesso a essa modalidade de investimento. Adquirir cotas é muito semelhante a comprar ações, ou seja, com emissão de ordem de compra. Basta indicar o código do fundo no qual deseja investir, quantas cotas quer comprar e inserir o valor que você pretende pagar por cada uma.

Em 2020, a crise do coronavírus impactou vários tipos de ativos, como o mercado de ações, os fundos hedge, investimentos em renda fixa etc. Em relação ao fundo imobiliário, é necessário prestar mais atenção ao patrimônio composto por imóveis e ativos reais. Nos momentos de incerteza, focar somente no pagamento de dividendos pode ser arriscado.

Saber quais são os fundos imobiliários mais rentáveis para aplicar em 2020 é algo fundamental aos seus rendimentos. Seja para diversificar a carteira ou para aumentar sua renda com aluguel, os FIIs são alternativas interessantes no longo prazo.

análise de investimentos
Luiza Caricati

Luíza Caricati é produtora de conteúdo da Magnetis. Jornalista, tem experiência na área de investimentos, educação e negócios, e lidera nossa estratégia multimídia, traduzindo conteúdos complexos em comunicações didáticas para diversos formatos.

leia mais desse autor