Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

GameStop e as mudanças repentinas do mercado

Na semana que encerrou o primeiro mês de 2021, vimos uma história sem precedentes no mercado financeiro. Uma lição interessante e várias reflexões para todas as pessoas do mundo que têm investimentos. 

A GameStop é uma famosa rede de lojas, uma empresa de capital aberto, que vende principalmente jogos e videogames nos Estados Unidos. Há algum tempo a empresa não tem tido os resultados esperados, principalmente por conta da ascensão de jogos digitais e das lojas físicas impactadas pela pandemia, o que tem feito cair cada vez mais o preço de suas ações. 

Entretanto, tudo mudou na última semana de janeiro. De uma queda acentuada, o preço disparou e a empresa, por um momento, se tornou um dos ativos mais negociados do planeta.

Isso aconteceu por conta de uma movimentação planejada de investidores individuais, que através do fórum Reddit, decidiram comprar as ações do GameStop de uma só vez, fazendo com que as ações se tornassem muito mais valiosas do que eram há algum tempo.

Esse poder coletivo fez com que fundos de hedge, que apostaram na queda contínua das ações da GameStop, perdessem enormes quantias de dinheiro. Estamos falando aqui de bilhões de dólares. 

Mas qual é a moral dessa história? É simples, não podemos prever o mercado. Nem como investidores individuais, nem como administradores de fundos, nem como especialistas. O mercado pode permanecer irracional por mais tempo que você consegue se manter solvente – por mais experiente que você seja. Afinal, não há como saber quando uma ação vai subir, descer ou permanecer em alta. 

Quer saber mais a fundo sobre este tema?

Confira a live que fizemos no nosso Youtube contando um pouco mais:

Na Magnetis acreditamos na única estratégia possível para proteger e maximizar seus retornos: a diversificação de investimentos. Eventos especulativos acontecem e devemos diversificar para evitar entrar no meio destes movimentos. Não há como prevê-los: quem entrou no meio da especulação, perdeu dinheiro com as quedas recentes.

Essa história deixou uma lição, que nós já sabíamos há muito tempo: investimento é uma maratona, não uma corrida de 100 metros.

Quer saber como investimos de forma segura e vencemos esse desafio? Baixe o aplicativo da Magnetis e converse com nossos especialistas.

Avatar
Marcelo Romero, CQF

é Diretor de Análise Quantitativa na Magnetis. É administrador de carteiras credenciado pela CVM com certificação internacional em finanças quantitativas CQF.

leia mais desse autor